Amal: marionete gigante, símbolo da solidariedade às crianças refugiadas


Uma marionete gigante, chamada Amal, está percorrendo o mundo em solidariedade aos refugiados. Ela representa uma jovem síria que está empreendendo uma jornada quilométrica, desde a fronteira entre a Turquia e a Síria a outras partes do mundo, com o objetivo de chamar a atenção para as experiências enfrentadas pelas crianças refugiadas. Amal faz parte do festival itinerante de arte chamado “The Walk“, que busca transmitir uma mensagem urgente dos refugiados:

Não se esqueçam de nós!

Amal, marionete gigante representa uma criança refugiada síria. © wbur News

Amal, marionete gigante representa uma criança refugiada síria. © wbur News

Saiba mais sobre a criação de Amal e suas viagens com as informações a seguir.

O simbolismo de Amal

Desde 2021, Amal vem percorrendo cidades, vilas e vilarejos em vários países, em busca de unir-se à sua mãe marionete, para retornar à escola de marionetes e construir uma nova vida em um país seguro.

Amal simboliza especialmente a crise dos refugiados sírios, resultante da guerra civil que começou em março de 2011, forçando milhões de sírios a escolherem entre sobreviver à guerra ou embarcar em uma perigosa jornada para um novo país.

Como se deu a criação de Amal

A história de Amal começou em “The Jungle”, uma peça que retratava a vida de refugiados no campo de Calais. Após o sucesso da peça, os fundadores da Good Chance Theatre decidiram amplificar as histórias das crianças refugiadas, criando o projeto “The Walk“.

O Good Chance Theatre é uma companhia de teatro britânica dedicada a utilizar as artes para promover mudanças sociais, tem a parceria e a colaboração da Handspring Puppet Company. O dramaturgo e diretor palestino Amir Nizar Zuabi é o diretor artístico do projeto.

Amal foi construída com materiais leves como cana e fibra de carbono e é animada por quatro marionetistas. A altura, aparência e expressão da personagem pretende inspirar países a acolherem os refugiados, e o projeto busca reacender o diálogo sobre a crise dos refugiados, mudando a narrativa em torno dela.

A importância deste projeto

Além de aumentar a conscientização sobre a crise dos refugiados sírios, o projeto visa abordar questões como:

A jornada de Amal

Durante sua jornada pelo mundo, Amal vem fazendo paradas em diversas localidades, interagindo com comunidades de refugiados e participando de eventos variados, desde comemorações de boas-vindas até festivais e caminhadas pela natureza.

As viagens e o percurso de Amal pelo mundo visa fortalecer laços com os refugiados e provocar uma reflexão sobre o significado de “comunidade” e “lar”.

Desde julho de 2021, Amal vem sendo recebida por milhões de pessoas nas ruas e por dezenas de milhões online, participando de centenas de eventos exclusivos.

Recentemente, entre setembro e novembro de 2023, ela viajou pelos Estados Unidos e México, onde foi acolhida em mais de 60 cidades com 165 eventos, envolvendo aproximadamente 650 mil pessoas.

Vídeo do percurso de Amal pelo mundo

Veja neste vídeo do canal Good Chance Theatre, destaques incríveis dos momentos de Amal atravessando países e transmitindo a mensagem “Não se esqueçam dos refugiados!“.

Reportagem sobre Amal

Este vídeo do canal Vamos TV compartilha reportagem sobre a caminhada de Amal pelo mundo:

Jornada de Solidariedade: A Épica Travessia de Amal

O projeto The Walk, com a travessia mundial da marionete Amal, é uma resposta artística extraordinária e uma odisseia cultural que transcende fronteiras, política e linguagem para exaltar uma nova forma de solidariedade.

The Walk tem reunido artistas célebres, grandes instituições culturais, grupos comunitários e organizações humanitárias e deu vida a Amal, uma obra de arte pública, inovadora e aventureira, em apoio aos refugiados.

A arte salva!

Fontes:

  1. The Walk
  2. Good Chance Theatre
  3. Handspring Puppet Company
  4. Global Citizen
  5. Euronews
  6. Vamos TV

Veja mais conteúdos sobre arte em:

Esquecidos e descartados viram obras de arte nas mãos de Hudesa Kaganow

A arte de empilhar pedras: como fazer e benefícios

Grafiteiras, mulheres árabes; Beleza pelos muros do Oriente Médio

Anežka, a vovó artista que pinta flores nos muros de sua cidade

Kobra homenageia Galileu Galilei em mural em Pisa, Itália




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...