12ª Mostra Ecofalante: 101 filmes inéditos, premiados, debates. Tudo grátis!


A 12ª Mostra Ecofalante de Cinema, um dos maiores festivais do Brasil e o evento audiovisual sul-americano mais importante sobre questões socioambientais, acontecerá em São Paulo de 1° a 14 de junho. Com entrada gratuita, o festival será realizado em 25 salas, incluindo o Espaço Itaú de Cinema – Augusta, o Centro Cultural São Paulo e a Galeria Olido.

O programa cinematográfico contará com 101 filmes, incluindo obras premiadas em festivais como Cannes, Berlin, Cinéma du Réel, CPH:DOX e Tribeca, além de produções em pré-estreia mundial ou inéditas no Brasil.

Também serão exibidos filmes de cineastas renomados, como Jorge Bodanzky, Gabriela Cowperthwaite (do premiado Blackfish), Eduardo Coutinho, Paul Leduc, Gillo Pontecorvo, Ousmane Sembène, Safi Faye, Marta Rodríguez, Jorge Sanjinés e William Klein.

A programação da mostra abordará temas urgentes e necessários, tanto nos filmes quanto nos debates, como racismo ambiental, pós-colonialismo, povos indígenas e questões econômicas presentes e futuras.

Dentre as estreias mundiais, destacam-se três títulos brasileiros que tratam do confronto entre indígenas e garimpeiros, queimadas em quatro biomas do país e o deslocamento de populações inteiras:

  • “Cinzas da Floresta”, dirigido por André D’Elia, que registra uma expedição com o artista e ativista Mundano;
  • “Escute, A Terra Foi Rasgada” e
  • “Parceiros da Floresta”, ambos dirigidos por Fred Rahal Mauro.

Outros destaques incluem um documentário inédito da sobrinha-neta de Walt Disney, uma documentarista e ativista social que aborda a profunda crise de desigualdade nos Estados Unidos, utilizando o legado de sua família como estudo de caso (“O Sonho Americano e Outros Contos de Fadas”), e um documentário inédito sobre o casal midiático formado pelos sociólogos Monique Pinçon-Charlot e Michel Pinçon, conhecidos por suas pesquisas de mais de cinco décadas sobre os ultra-ricos.

Além disso, a Mostra Histórica terá como tema “Fraturas (pós-)coloniais e as lutas do Plantationoceno” e exibirá 17 filmes icônicos do cinema militante produzidos entre as décadas de 1960 e 1980.

Como sempre, a programação contará com diversos filmes imperdíveis, incluindo pré-estreias mundiais, obras inéditas no Brasil e em São Paulo, além de atividades paralelas, como debates e encontros…

Tudo grátis. Imperdível. Acesse AQUI o site oficial da Mostra Ecofalante com a programação completa. Não perca!

Talvez te interesse ler também:

 




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...