O Brasil é o pulmão do mundo?

Condividi su Whatsapp Condividi su Linkedin

Pulmão do mundo, rico em biodiversidade, país continental, bonito por natureza… quem já não ouviu uma ou muitas dessas qualificações, quando falam sobre o Brasil?

Destino ecoturístico por excelência, o país tem desde aquela região à qual sempre foi reputada a fama de “pulmão do mundo“, ou seja, a Amazônia – que, embora tenha esta fama, deve ser reconhecida como uma espécie de termômetro da biodiversidade do planeta, importante aliada no combate ao aquecimento global – passando por diversos outros destinos sustentáveis e cheios de beleza e riquezas naturais, além de cidades verdes como Curitiba e Cuiabá que, mesmo sendo metrópoles, conseguem conciliar desenvolvimento e sustentabilidade enriquecendo a lista do ecoturismo brasileiro.

Não à toa, em levantamento feito no ano passado, pelo Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o principal destino em atrativos naturais em todo o planeta. A pesquisa foi feita entre mais de 140 países. Para se manter no topo, o Ministério do Turismo fará um investimento da ordem de R$ 10,4 milhões, em 12 parques nacionais por todo o país, com o intuito de alavancar o turismo sustentável no ano da Copa do Mundo. Haverá obras desde a acessibilidade, sinalização, passando por serviços. As benfeitorias devem continuar sendo realizadas até o ano das Olimpíadas: 2016.

Entretanto, nem tudo são flores: somos um dos maiores desmatadores de todo planeta e hoje, já poluímos como um país desenvolvido por causa da nossa atividade industrial e do consumo de combustíveis fósseis, entre outras razões que fazem com que nossas emissões de CO2 estejam, infelizmente, em alta. Sem falar que o país é o de transgênicos, o que vem abalando sua bonita fama por natureza.

É, sem dúvidas, um belo país, mas se cada um de nós não fizermos a nossa parte deixaremos de ser o “pulmão do mundo”, para nos tornarmos uma amarga lembrança de um pedaço de paraíso na Terra. Mãos à obra para revertermos esse processo!

Talvez te interesse ler também:

QUEIMADAS NA AMAZÔNIA: DESTRUIÇÃO DA BIODIVERSIDADE

Fonte foto: michalesjoy.com

Condividi su Whatsapp Condividi su Linkedin
greenMe.com.br é uma revista brasileira online, de informação e opinião Editada também na Itália como greenMe.it
Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!

Siga no Instagram
Siga no Facebook