Os benefícios da VPN quando se viaja para um outro país


Vai viajar para o exterior? Saiba que cada país possui regras e bloqueios referentes a determinados conteúdos da internet. Para não ter problemas, ou surpresas, veja os benefícios da VPN para sua viagem internacional!

Viajar para outro país envolve planejamento, e um dos quesitos que sempre nos preocupamos é a nossa segurança. Mas o que raramente levamos em consideração, é que navegar na internet em outro país requer também uma certa preocupação para manter a segurança de nossos dispositivos, e poder acessar os conteúdos que desejamos sem preocupação nenhuma.

Outra particularidade que não levamos em questão, é que cada país pode ter seu conteúdo específico ou ter regras e bloqueios quando se trata de internet. O uso de uma VPN, quando viajar ao exterior, pode ser muito útil para driblar esses problemas com segurança.

A VPN (do inglês virtual private network, ou rede privada virtual) permite navegar de forma totalmente segura, protegendo de possíveis ataques e invasões. As VPNs têm protocolos de segurança e modos mais avançados para proteger nossos dados, mesmo se estivermos conectados em uma rede Wi-Fi pública, em que a segurança é basicamente inexistente.

Além da segurança, as VPNs podem oferecer outros benefícios. Inicialmente, eram utilizadas somente pelas empresas, por permitir que o funcionário se conectasse à rede corporativa com segurança, mesmo sem estar localizado internamente. Os servidores de VPN também podem oferecer várias vantagens para quem está viajando para outro país.

Como desbloquear a Netflix para assistir filmes no exterior

Os serviços de streaming de áudio e vídeo, como Netflix, possuem diferença em seu catálogo de vídeos disponíveis entre um país e outro, seja por licenças de conteúdo ou direitos autorais.

No caso da Netflix, o serviço é originário dos Estados Unidos, então o catálogo norte-americano é bem mais completo do que o brasileiro, além de cada país possuir seus títulos originais, que só estão disponíveis para acesso dentro de seu território.

Utilizando um servidor de VPN, você pode se conectar com servidores de outro país, acessando o conteúdo disponível naquele determinado lugar, sem estar realmente lá, com segurança. Acessando um servidor dos Estados Unidos, por exemplo, ao se conectar na Netflix, você terá acesso ao catálogo norte americano de filmes e séries.

Tanto para acessar conteúdo do exterior estando no Brasil, quanto para acessar conteúdos brasileiros quando estiver viajando. Mesmo assim, é importante se certificar que o servidor VPN não seja bloqueado pelos serviços de streaming.

Alguns governos censuram a internet

Alguns países também têm regras de censura para a internet, como a China, que tem o Google, Facebook e Twitter bloqueados, entre outras páginas. Além desse, outros países também têm internet parcial ou totalmente censurada, como Cuba, Vietnã, Rússia e Coreia do Norte.

Muitos governos querem ter mais controle do que ocorre na rede, conforme relatado por Joris van Hobokem, especialista em proteção de dados, ao UOL Notícias.

Estando em algum território em que existam estas regras, utilizando uma VPN é possível utilizar um servidor de outro país, “burlando” este bloqueio.

Gerenciamento de Senhas

vpn 2

Junto com a VPN, outras medidas podem ser tomadas para garantir a segurança de seus acessos e suas contas. Uma delas, utilizar um gerenciador de senhas.

Muitos casos de roubo de dados acontecem quando utilizam senhas fáceis ou a mesma senha em várias contas. Utilizar um gerenciador de senhas te possibilita criar senhas fortes e únicas para cada cadastro.

Os navegadores possuem esse recurso, porém o foco é a praticidade, e não a segurança. Utilizar um aplicativo gerenciador de senhas permite criar senhas seguras, com um mecanismo fácil de ser lembrado. Além disso, lembre-se de ativar a autenticação em dois fatores. Muitos sites já estão usando esse tipo de segurança, para caso uma pessoa tenha acesso à sua senha, vai precisar de uma segunda forma de
confirmação, evitando vários ataques e invasões.

Melhores VPNs

É muito importante pesquisar bem o servidor VPN escolhido para verificar se atende às suas necessidades e se funcionam corretamente em seu dispositivo, além de as particularidades que cada servidor oferece.

Listamos abaixo os melhores servidores VPN deste ano para você comparar as funções e serviços das melhores opções do mercado para você utilizar em sua próxima viagem:

1. Express VPN

Ótima para Netflix, YouTube e outros, ela elimina restrições de censura e conteúdo. Assim, é possível ter acesso ilimitado a músicas, vídeos, entre muitos outros, independente da sua localização.

2. Nord VPN

Criptografa todos os dados que você envia e recebe pela internet. Com ela, ninguém terá acesso às suas informações privadas, já que você contará com criptografia a nível militar.

3. CyberGhost VPN

Com ela você poderá usufruir maior privacidade e aproveitará a internet aberta, bem como contornará as georrestrições, censura digital e outros.

Então, agora você já conhece os benefícios da VPN para viajar ao exterior. Mas se você já desfrutou esses benefícios, conte para nós a sua experiência!




Artigo Publieditorial


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...