Animais selvagens e encantadores nas belezas naturais da Croácia


A Croácia é um país que cada vez mais tem atraído viajantes de todo o mundo por causa de sua riqueza histórica e, também, por sua natureza exuberante.

Magníficas Fauna e Flora

O país do leste europeu tem uma relação especial com a natureza: parques nacionais e parques naturais cobrem 10% do seu território. Até a moeda nacional, o kuna, reverencia a natureza local e as flores da limeira, árvore típica no país, estão representadas no anverso das moedas. A flor nacional é a Iris croatica, uma flor roxa encontrada por todo o país.

A natureza croata é dignamente representada pelo poderoso carvalho eslavo, cuja madeira, como os carvalhos americanos e franceses, é muito apreciada pelos produtores de vinho de todo o mundo. O carvalho é a madeira usada para fazer barris em que o melhor vinho do mundo envelhece. Para experimentar a magnificência do carvalho eslavo em seu habitat natural, o site Croatia Feeds recomenda visitar os quarenta hectares de floresta nos arredores da cidade de Županja. Ainda mais impressionante é a reserva botânica da floresta Prašnik, uma área estreita entre Nova Gradiška e Okučani onde você terá a sorte de visitar uma das florestas de carvalho mais antigas da Europa.

Os parques naturais de Lonjsko polje e Kopački rit, em Baranja, são duas das maiores zonas úmidas do sudeste da Europa, ricas em diferentes habitats.

Já a sua fauna não é menos espetacular e, para quem ama e respeita os animais e gostaria de visitar um lugar onde fosse possível avistá-los dentro do ambiente natural deles, na Croácia não faltarão maravilhosos exemplares de pura vida selvagem… encantadora.

Cervos, cegonhas, águias

cervos croacia

Um lugar imperdível para quem for visitar a Croácia é Kopački rit, candidato à lista de Patrimônios da Humanidade pela UNESCO. A região é conhecida por seus cervos, mais de trezentas espécies de pássaros e pelo complexo muito remoto de pântanos, bosques e campos. Duas espécies de aves chamam a atenção: a águia-de-cauda-branca ou a águia-cinzenta e a cegonha-preta.

Lonjsko polje está localizado perto da cidade de Sisak, a cerca de cinquenta quilómetros de Zagreb. Esta zona úmida é o habitat natural de 238 espécies de aves, 10 espécies de répteis, 16 espécies de anfíbios, 41 espécies de peixes e 550 espécies de plantas. A aldeia de Čigoč, nas redondezas, foi proclamada “país europeu da cegonha”. Por falar em cegonhas, para ver a espécie você deve visitar a cidade de Slavonski Brod.

As montanhas e florestas da Croácia continental, a cadeia de Velebit e a região de Gorski kotar são um excelente exemplo de espaços ilimitados nos quais ursos e javalis vivem suas vidas em absoluta liberdade.

Mas é a fauna subterrânea, aquela que escolheu viver em cavidades hipogênicas, que despertam a maior maravilha. Alguma vez você já se perguntou como seria se fosse forçado a viver mais de um quilômetro abaixo do nível do solo? Recentes pesquisas espeleológicas sob as montanhas Velebit descobriram uma nova espécie de sanguessuga muito estranha, a Croatobranchus mestrovi, que vive a 1.320 metros abaixo da superfície da Terra.

Mesmo as cavernas ao redor de Ogulin escondem dentro de si mistérios muito sugestivos, como, por exemplo, o Eunapius subterraneus, uma esponja subterrânea descoberta em Ogulin, em 1984.

Também os rios croatas são habitados por interessantes espécies animais. O peixe do mar pescado no Adriático é certamente mais conhecido e apreciado na gastronomia, o que não diminui o interesse das várias espécies de peixes nativos presentes nos rios da Croácia. Entre as espécies animais que não são vistas todos os dias, estão o proteus, aquele animal cego e pálido que nada entre as rochas aquáticas.

Ursos, lobos e linces

lobo croacia

Mas os melhores representantes da natureza croata são os animais selvagens que vivem na superfície. Ursos, lobos e linces são praticamente extintos em muitos países da Europa Ocidental, mas na Croácia, em várias áreas selvagens onde a vida mudou muito pouco ao longo dos séculos, esses três grandes carnívoros vivem e prosperam graças à proteção garantida pelos parques.

Após ser declarado extinto em toda a região, o lince foi reintroduzido na Eslovênia em 1973, como parte do projeto eslovaco de preservação da espécie. A partir desse momento, o lince reapareceu também nas zonas montanhosas de Gorski kotar e Velebit, habitats naturais adequados para o seu estabelecimento. Hoje, na Croácia, foram contados cerca de sessenta espécimes de lince, dos quais alguns são pares no Parque Nacional dos Lagos de Plitvice. Há razões para acreditar que o Parque Nacional de Risnjak deve seu próprio nome a esse animal.

Os dados estatísticos de 1894 mostram como a presença do lobo foi difundida em todo o território da Croácia e como, em cada região, a quantidade de abate atingiu números recordes. Hoje, o número de lobos que vive na natureza é muito pequeno; a área em que essa espécie protegida está presente é limitada a Gorski kotar, Lika e algumas áreas da Dalmácia interna.

A população de ursos hoje tem cerca de mil exemplares. A Croácia é conhecida pelo alto grau de coabitação entre homem e urso. Ursos vivem livremente em parques nacionais e nos parques naturais do país, mas para vê-los de perto vale a pena visitar o centro de abrigo para ursos jovens, em Kuterevo, o único do gênero em toda a região.

Imperdível Croácia!

Em suma, dos picos das montanhas aos vales amplos dos rios, a biodiversidade da Croácia oferece novas experiências a cada passo. Já deu vontade de fazer as malas!

Talvez te interesse ler também:

OS MELHORES DESTINOS PARA QUEM AMA A NATUREZA

SANTUÁRIOS ÉTICOS: SIM, ELES EXISTEM. COLOQUE NO TEU ROTEIRO DE VIAGEM

10 ANIMAIS SELVAGENS (ESTRANHOS E LINDOS) DOS QUAIS VOCÊ NUNCA OUVIU FALAR




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...