10 animais selvagens (estranhos e lindos) dos quais você nunca ouviu falar


A natureza é tão diversa e grande que nós sabemos pouco a respeito dela. Muitas vezes não conhecemos sequer a fauna típica da região onde vivemos. Existem muitas espécies de animais, raras e belas, espalhadas pelo mundo das quais, provavelmente,2 nunca ouvimos falar. Vamos conhecer alguns animais exóticos para sabermos um pouco mais das belezas da natureza.

1. Markhor

markhor

O markhor (Capra falconeri), ou cabra-selvagem-paquistanesa, é um caprino asiático encontrado no oeste dos Himalaias. É o animal símbolo nacional do Paquistão. A espécie é bastante rara e, por isso, em 2015, foi classificada como “em perigo de extinção” pela IUCN, mas subiu para “quase ameaçada”, porque os seus indivíduos cerca de 20%, nas últimas décadas.

Essa cabra elegante pode ser encontrada, também, no Afeganistão e na Índia. Em persa o seu nome significa “comedora de serpente“.

2. Cão-guaxinim

cao guaxinimFonte foto: Vanilla Magazine

O que é essa fofura? O cão-guaxinim ou cão-mapache (Nyctereutes procyonoides), também conhecido como tanuki (em japonês), é um animal da família dos canídeos, embora não seja um cão, e sim uma das espécies existentes do gênero Nyctereutes.

A espécie é originária do Japão, Manchúria e sudeste da Sibéria. Espalharam-se entre os anos 1929 e 1955, quando foram introduzidos na União Soviética. Atualmente, podem ser encontrados em abundância na Escandinávia e nos Países Bálticos, em geral, em áreas de planície e terrenos montanhosos.

Entretanto, as populações nativas do cão-guaxinim do leste asiático diminuíram nos últimos anos devido à caça, comércio de pele e armadilha para pele, além da urbanização, que levou esses animais a serem tratados como animais de estimação.

Existem muitas lendas acerca do cão-guaxinim. Uma delas é em relação a sua origem, considerada sobrenatural no Japão.

3. Cabrito-zebra

cabrito zebraFonte foto: Wikipedia

O cabrito-zebra (Cephalophus zebra) é um pequeno antílope encontrado na Libéria, no sudoeste da Costa do Marfim e no leste da Serra Leoa.

Suas pernas e corpo são curtos e têm os pelos das costas rajados em preto, como os de uma zebra.

4. Maria-leque

maria lequeFonte foto: Blogspot

A maria-leque (Onychorhynchus swainsoni) é uma ave da ordem dos Passeriformes e da família Onychorhynchidae originária da Mata Atlântica. O seu curioso nome deve-se ao formato da sua cabeça, que tem um penacho parecido com um leque, cuja função é impressionar as fêmeas e seus rivais.

Essa exótica ave é bastante colorida e gosta de comer insetos e frutas.

5. Cryptoprocta ferox

cryptoprocta feroxFonte foto: Wikipedia

A fossa (Cryptoprocta ferox), é um mamífero carnívoro da família Eupleridae (anteriormente Viverridae) que pode ser encontrado na ilha de Madagascar, aliás, é o maior carnívoro mamífero da ilha.

Essa fofurinha parece um gatinho, mas tem o corpo mais alongado e sua cauda é comprida tanto quanto o seu corpo. A sua cabeça é pequena e tem tonalidade castanho-avermelhada.

Suas garras curtas e retráteis permitem que a fossa escale bem as árvores.

6. Gazela-girafa

gazela girafa

A gazela-girafa (Litocranius walleri) é um antílope das regiões áridas da África. A associação do seu nome com a girafa é porque essa espécie tem um pescoço muito longo e fino.

É um animal estranho e lindo, pois tem uma cabeça pequena em relação ao corpo, mas olhos e orelhas grandes.

Esse animal tímido e doce pode ser observado no parque Reserva Nacional de Samburu, no Quênia.

7. Mara

mara

A mara (Dolichotis patagonum) é um mamífero sul-americano da família Caviidae conhecido também como lebre patagônica. Tem um porte grande, podendo pesar até oito quilos.

Mas esse animal não é parente da lebre. Trata-se de um roedor de mesma família das capivaras e cobaias.

A mara vive nas regiões de estepe e em desertos no oeste, centro e sul da Argentina.

8. Cão-selvagem-asiático

cão selvagem asiático

O cão-selvagem-asiático (Cuon alpinus) é uma espécie da família Canidae também conhecido como dhole, ou raposa-asiática-dos-montes, cão-selvagem-hindu, cão-vermelho, cão-asiático, e caçador-de-assobio, já que produz um som semelhante a um assobio.

É um animal ativo na período da manhã. Seu corpo mede em torno de 90 cm e os animais que vivem na Rússia, que tendem a ser maiores, podem chegar a pesar de 12 a 20 Kg.

9. Dermoptera

dermoptera

A dermoptera (dos colugos) é um mamífero da família Cynocephalidae. É um animal de médio porte parecido com os lêmures. Medem entre 35 e 45 cm de comprimento. Suas patas são longas, a cauda é curta e a cabeça, pequena.

10. Rhinopithecus

rhinopithecus

Rhinopithecus é um gênero de macacos da família Cercopithecidae. Esses macacos de nariz arrebitado são integrantes de apenas cinco espécies do gênero endêmico de uma região que vai do sul da China ao norte do Vietnã e Mianmar.

Esses animais são extremamente raros. Até a década de 1990, eles eram considerados extintos e, em 2008, acreditava-se que haviam apenas 250 indivíduos.

Segundo a lista da IUCN, os Rhinopithecus estão entre os 25 primatas mais ameaçados do mundo.

Fascinantes todos esses animais, não? Lamentavelmente, muitos deles estão seriamente ameaçados de extinção e dificilmente podem ser vistos.

Especialmente indicado para você:

10 ANIMAIS EM EXTINÇÃO QUE PODEM DESAPARECER AINDA ESTE ANO

GIRAFAS EM RISCO: ESTÃO PASSANDO POR UMA EXTINÇÃO SILENCIOSA




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...