Vai pra Porto, Portugal? Veja os 3 parques que não podes deixar de conhecer

  • atualizado: 
Parques Porto, Portugal

Eleita três vezes como o melhor destino europeu, Porto ganha cada vez mais espaço nos roteiros de turistas do mundo todo pela facilidade de acesso e história da cidade. Mas sabias que para além dos pontos turísticos, a Invicta – como também é intitulada, é localização do maior parque natural de Portugal e proprietária de diversos parques e jardins que embelezam a cidade de forma natural?

Em uma breve compilação, reunimos os três parques naturais da cidade que representam parte da fauna e flora portuguesa e que não podes deixar de conhecer quando vier pra Porto, Portugal.

1. Parque da Cidade do Porto

Para os amantes da natureza, o Parque da Cidade é o lugar ideal para conhecer um vasto leque de espécies tanto da fauna quanto da flora do Porto.

Considerado o maior parque natural urbano de Portugal, localizado próximo a Foz do Douro – onde o rio se encontra com o mar, o parque conta com mais de 80 hectares de extensão e natureza pura.

Durante a visita no parque é possível escutar o canto das diversas espécies de aves que ali residem, bem como vê-las também. Além de répteis, gatos e coelhos selvagens, o parque ainda possui campos floridos e espaços para lazer que incluem restaurantes e campos de futebol.

parquedacidade patos

O Parque da Cidade possui ainda um registro no EMAS – Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (Eco Management and Audit Scheme) que trata-se de um projeto voluntariado que propõe o desenvolvimento sustentável e a conscientização ambiental da comunidade e público do local. Afinal, o cuidar da natureza é o que realmente importa!

2. Jardins do Palácio de Cristal

palacio de cristal

Impossível chegar ao Porto e não ouvir falar de tal lugar. Com certeza é um dos pontos chaves para quem visita a cidade.

Como o próprio nome já diz, trata-se de vários jardins localizados no centro da cidade que encantam pela variedade da flora local e pela presença imponente do que pode ser considerado o mascote dos jardins, que é o Pavão-Indiano também conhecido como pavão-azul.

palaciodecristal pavao

Nos Jardins do Palácio de Cristal que leva esse nome inspirado no Cristal Palace do HydePark em Londres, é possível visitar o Museu Romântico da cidade e ainda aproveitar a bela vista do Jardim dos Sentimentos sobre o Rio Douro que é janela para um por do sol incrível de se ver.

3. Parque de Serralves

naturporto serralves

A visita à Serralves é a oportunidade perfeita para quem quer estar rodeado pela natureza e ainda ter a oportunidade de ter contato com um pouco de arte e arquitetura no Porto.

Ao contrário dos parques acima citados, a entrada no Parque de Serralves é paga e custa 5€, exceto nas manhãs do primeiro domingo de cada mês em que a entrada é gratuita

das 10:00 até as 13:00. Com 18 hectares de extensão, Serralves reúne jardins perfeitamente planejados, matas com mais de 8000 exemplares de espécies da flora e uma quinta tradicional.

Anteriormente caracterizado como espaço privado, Serralves hoje é exemplo de conservação natural e no patrimônio de paisagem de Portugal. Com certeza vale a visita!

Esse três parques são uma pequena parte do natural que a Cidade do Porto possui e oferece.

Porto é muito mais do que turismo, Porto é vida!

Por Larissa Souza do NaturPorto:
O NaturPorto é um blog formado por alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto e tem como objetivo dar a conhecer a cidade de uma forma diferente, exaltando as belezas naturais da Invicta. No blog há uma editoria dedicada exclusivamente para os ambientes naturais da cidade, o NaturSpaces onde toda semana há artigos sobre parques, jardins e demais espaços naturais do Porto.

Sobre Portugal, talvez te interesse ler também:

QUER SAIR DO BRASIL? PORTUGAL, UM DOS MELHORES PAÍSES DO MUNDO E O MELHOR DA EUROPA

A MAIOR POPULAÇÃO DE CAVALOS-MARINHOS ESTÁ EM PORTUGAL

LIMITEZERO: ATRAVESSAR A FRONTEIRA ENTRE ESPANHA E PORTUGAL VOANDO AO LONGO DE UM CABO DE AÇO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!