Longe da folia! Conheça lugares incríveis para fugir do Carnaval


Dizem que quem não gosta de samba bom sujeito não é. Mas tem muita gente que adora samba, mas não gosta de carnaval, muvuca, cheiro de xixi na rua, confusão, tráfego. Para aonde ir, já que o carnaval parece tomar conta de tudo e de todos? Há muitos lugares onde é possível aproveitar o feriado, mas sem participar da folia.

Viagens pelo Brasil

Praias

Geralmente no carnaval, as praias estão lotadas. Difícil conseguir um lugar ao sol. Mas saiba que existe um paraíso para você se refugiar: os arredores de São Miguel dos Milagres, a 108 km de Maceió. Estique até o Porto de Pedras, município vizinho, onde ficam as praias do Toque e Tatuamunha, lugares de calmaria e paisagens paradisíacas.

O Skyscanner, além dessa dica, dá várias outras para você se refugiar no carnaval.

Montanha

Se você curte mais montanha do que praia, a dica é ir para o Espírito Santo, mais exatamente, para Domingos Martins, lugar formado por morros e montanhas cobertos de verde. O local tem aquele jeito de cidade do interior, mas fica a 42 km da capital, Vitória.

Excursão de 3 dias

É verdade que Paraty “bomba” no carnaval. Mas existe um lugar escondido para você ir: a Travessia Ponta da Joatinga, uma excursão que pode levar três dias para ser concluída. No destino da travessia está a cidade de Laranjeiras, onde os aventureiros encontram um pedaço de terra que parece nunca ter sido tocado pelo homem.

Aventura

E que tal viver uma aventura em um estado pouco conhecido dos brasileiros? Em Tocantins, existe uma reserva ambiental protegida, o Jalapão, cenário de dunas de areias douradas, cachoeiras de águas cristalinas e muita aventura!

Há várias agências na região que organizam excursões para explorar o lugar, que pode também ser desbravado por conta própria. Da capital Palmas são 198 km de estrada até o Jalapão.

Cachoeiras

foto

Que tomar um banho de cachoeira? Vá para a Serra da Canastra, onde está o Parque Nacional da Serra da Canastra, e fique em paz com e na natureza.

Você pode hospedar-se em São Roque de Minas, próximo da “portaria” principal do parque e das principais atrações, como a Cachoeira Casca D’Anta, a mais alta queda d’água do rio São Francisco, com 186 metros de altura.

Há muitas outras cachoeiras, além de passeios, caminhadas e um tour fotográfico perto de onde os animais locais vivem, como o tamanduá-bandeira e o lobo-guará. Sem falar que lá você vai comer o legítimo e saboroso queijo Canastra.

Confira aqui uma matéria especial que o GreenMe fez para você se refugiar em cachoeiras espalhadas pelo Brasil.

Retiro espiritual

foto

Para muitas pessoas, o carnaval é uma oportunidade para estar recolhido espiritualmente e poder refletir. Há muitos locais cuja programação passa longe da folia, ao oferecer aos seus visitantes uma imersão no mundo da meditação.

Em Santo Amaro, Recôncavo Bahiano, há uma programação especial para quem está interessando em fazer um retiro espiritual.

Outro lugar onde é comum haver retiro espiritual nessa época do ano é a Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso, Goiás. A Equipe de Acasadekuanyin geralmente organiza retiros nos quais os participantes realizam uma imersão profunda em conexão com a natureza.

Viagens pelo exterior

Se você está com dinheiro sobrando e deseja conhecer um lugar novo, mas que não fique muito longe do Brasil, uma boa opção é visitar Punta del Diablo, no Uruguai. Trata-se, apesar do nome, de uma vila de pescadores com belas paisagens e praias. Na Playa del Rivero e na Playa de los Pescadores, o visitante pode observar um belo pôr-do-sol entre barquinhos de pesca. Mas não vá achando que lá tem o luxo de Punta del Este. A Punta del Diablo é um lugar mais bucólico, perfeito para quem não quer agitação, segundo o MoMondo.

Outra boa opção não muito longe daqui é Mendoza. Há voos que saem do Brasil direto para lá, mas, se você preferir, pode ir para Buenos Aires e da capital argentina tomar um voo para a capital do vinho.

foto

Além das centenas de vinícolas a serem percorridas na província, visto que Mendoza é o maior centro viticultor da América do Sul, a região é perfeita para quem adora turismo de aventura. O cerro do Aconcágua, com seus 6.962 metros de altura, só pode ser escalado por experts, mas já vale admirá-lo do Parque Provincial Aconcágua.

Agora que você tem essas dicas na cabeça, que tal já começar a preparar a sua viagem de fuga do carnaval?

Talvez te interesse ler também:

Máscaras de Carnaval Feitas com Materiais Reutilizados: Do Lixo ao Luxo!

O Verdadeiro Significado do Carnaval e suas Origens

A Crueldade por Trás do Comércio de Plumas e Penas no Carnaval




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...