Quer ir para Nova York mas está sem grana? Confira dicas para ir gastando pouco


Nova York é umas das cidades mais incríveis do mundo! Há tanta coisa para fazer durante o dia inteiro que dá vontade de prolongar a viagem ou retornar logo para ver tudo aquilo que não foi possível ver. Mas com o dólar a mais de R$ 3,00 fica realmente caro viajar para os Estados Unidos sem pesar no orçamento, ainda mais porque Nova York é uma das cidades mais caras do mundo.

Mas não é isso que vai fazer você desistir de programar uma viagem para lá, pois é possível, sim, divertir-se muito nessa cidade superbacana gastando pouco. É claro que você vai ter que fazer concessões, mas elas acabam mostrando um outro lado da cidade que muita gente que vai para lá cheio de dólar acaba não desfrutando.

Onde ficar?

Hospedar-se em um hotel em Nova York está fora de questão. Ainda mais em Manhattan. Os hotéis são muito caros, mas você pode escolher um hostel ou ficar em um quarto privado pelo Airbnb. Este serviço, se você avaliar bem e ler os comentários de outros hóspedes, além de ser econômico, faz você conhecer gente de todo o mundo e ter uma experiência confortável e diferente.

Quanto a onde ficar em Nova York, há opções muito legais fora de Manhattan, como Brooklyn e Queens. Como a cidade é muito bem conectada por metrô, que funciona 24 horas, é muito fácil chegar aos principais pontos turísticos a partir desses bairros.

Brooklyn

new york williamsburg

No Brooklyn, vale muito a pena ficar hospedado em Williamsburg, por ser a primeira estação do Brooklyn mais próxima de Manhattan, além de ser uma área muito “cool”. Muitos artistas moram aí, logo a zona é repleta de galerias, bares e restaurantes descolados, além de muita gente interessante circulando.

Em Williamsburg está a Bredford Avenue, onde todos esses lugares legais se concentram. Subir e descer a Bredford é muito divertido e encantador. Há várias lojas e livrarias lindas. Entre e explore todas!

Na Bredford está localizado um bar imperdível para quem está com pouca grana: The Charleston. Até às 20h, o bar oferece cervejas excelentes, como a Brooklyn IPA, a 5 dólares. E o melhor: a cada cerveja que você toma, você tem direito a uma pizza grátis. Após esse horário, a cerveja custa entre 7 e 9 dólares e a pizza passa a custar apenas 1 dólar. Nada mal, né?

Programas gratuitos

Sim, eles existem em Nova York. Na Trinity Church, todas as quintas-feiras, às 13h, há concertos gratuitos. É possível assistir a concertos de piano, órgão, coral com alto nível de qualidade. A Igreja Anglicana da 5th Avenue também oferece concertos gratuitos aos domingos, às 17h.

Conhecer a Columbia University e depois descer para o Harlem é um passeio bonito e interessante, já que mostra o contraste entre duas regiões.

Não deixe de ir ao Chelsea Market, mesmo que você não gaste um centavo lá dentro. Há lojas bacanas para ver e o prédio é muito bonito. Os bares dão descontos durante o “happy hour”, que, geralmente, vai até às 19 ou 20h.

new york moma

Museus

Nova York está lotada de museus e, claro, dá vontade de ir a todos. Mas a falta de grana não deixa. Só que muitos deles oferecem um dia na semana totalmente “free”. Confere aí a lista:

  • Museum of Jewish Heritage – quarta, das 16 `as 20h
  • International Center for Photography – quinta, das 18h às 21h
  • MoMa – sexta, das 16h às 20h
  • Jewish Museum – sábado o dia todo

Outros museus são gratuitos todos os dias da semana e pedem, apenas, uma doação. Embora eles sugiram que você doe 25 dólares, você pode doar o quanto quiser ou puder, como o Metropolitan (MET) e o Brooklyn Museum.

Onde comer e beber bem e barato

new york little italy

O Arturo’s é um bar italiano onde se bebe e se come muito bem, além de oferecer aos clientes noites de jazz. Bandas incríveis passam por lá. Claro que o bom senso indica deixar uma gorjeta, as famosas “tips”. Mas vale a pena. O bar não é caro e ainda tem esse diferencial. Fica no Soho, um bairro boêmio repleto de outros lugares interessantes.

No SWine, todas as segundas-feiras, os vinhos da carta são vendidos pela metade do preço. O bar tem uma estética rock-punk bem divertida, além de a música ambiente ser ótima, bem nessa levada. Você pode tomar um Gran Malbec 2011 por 25 dólares ou um vinho de Bordeaux a 22 dólares. Vale muito a pena!

Perca-se pelas ruas do Soho, Chelsea, Greenwich Village, Little Italy e pela 1st Avenue. Sempre há galerias, exposições ou bandas tocando. Esteja atento aos sons e estímulos e siga-os!

Como se locomover

new york carros

É muito fácil se locomover em Nova York. Os táxis amarelinhos são um charme, quando vistos nos filmes, mas são caros. Ande pela cidade e descubra o melhor que ela tem para mostrar e oferecer. Nova York é plana e não há como se perder por ela, pois é toda dividida em quadras.

Use e abuse do metrô e do ônibus, que conectam toda a cidade. Um passe para uma semana custa 32 dólares e é ilimitado por 7 dias para ambos os tipos de transporte.

Outra forma de economizar é comendo em food trucks. Há vários de comida mexicana e cachorro-quente. São gostosos e baratos. Em restaurantes, em geral, os pratos são fartos e podem ser compartilhados entre duas pessoas (claro que isso depende do tamanho da fome de cada um).

Se você pretende viajar no verão, há muitos eventos gratuitos que ocorrem a céu aberto.

No mais, nunca deixe de viajar e descobrir novos lugares porque eles têm fama de serem casos. Sempre há muitas formas de se divertir e olhar para uma cidade. Muitas pessoas vão para Nova York com muitos dólares para fazer compras e deixam de conhecer lugares incríveis. Tudo depende dos nossos interesses e prioridades. Nova York é uma cidade vibrante, e isso sentimos e vemos com o nosso coração, e não através do dinheiro.

Especialmente indicado para você:

10 MUSEUS NO MUNDO INTEIRO QUE VOCÊ PODE VISITAR SEM SAIR DE CASA

TURISMO EM CHICAGO: É POSSÍVEL, MESMO NO SEU INVERNO RIGOROSO

EM NOVA IORQUE, UMA ANTIGA FERROVIA É HOJE UM FANTÁSTICO PARQUE ZEN




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...