Brasil: 3 destinos inusitados que pulsam no coração verde e amarelo

  • atualizado: 

Brasil: 3 destinos inusitados

Um país de vasta extensão territorial e com uma diversidade biológica única para quem detém a maior parte da floresta amazônica, ou seja, a maior floresta do mundo. Uma natureza paradisíaca em um extenso litoral, centros históricos e gastronomia incomparáveis, não consegue avançar na atração de turistas. Nos últimos 13 anos, o aumento de turistas no Brasil foi pequeno, cerca de 13,2%, muito menor do que na América Latina, que cresceu 80,26%.

A menor procura do Brasil como destino turístico de estrangeiros tem vários fatores: muita distância dos Estados Unidos e Europa, dificuldade para se obter vistos, poucas promoções no exterior e um pífio investimento no setor, para não dizer um abandono de nossos parques se reservas naturais que poderiam angariar o turismo e a economia em várias regiões.

Leia também:

Faltam muitos recursos aos nossos Parques Nacionais

Como as áreas de preservação podem influenciar na diminuição da pobreza?

O Brasil com toda imensidão territorial possui lugares inusitados e pouco conhecidos. Veja abaixo outras opções de turismo alternativo no Brasil.

Teresina

Teresina é a cidade do saudoso poeta Torquato Neto, tão lembrado e homenageado por Caetano Veloso na música Cajuína.

Em Teresina há passeios que vão desde pontos históricos da cidade, como o Palácio da Cidade, um dos prédios mais antigos da cidade, que hoje abriga a Prefeitura e é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual. Pode-se visitar também o Parque Ambiental Encontro dos Rios, onde é possível saborear deliciosos peixes e outros pratos da culinária local, no Restaurante Flutuante. Aberto diariamente é uma excelente opção de lazer.

foto

Fonte foto Palácio da Cidade: voucontigo.com.br

Rondônia

Em Rondônia, o Arraial Flor do Maracujá é uma das maiores e mais tradicionais festas da região norte do Brasil, sendo a maior festa Junina da Amazônia. Reúne várias quadrilhas e bois-bumbás, que se apresentam em dias variados, atraindo um número alto de pessoas ligadas a cultura folclórica regional, uma ótima opção para entra em férias neste período. Além da atração cultural citada, Rondônia é natureza pura. Veja quantos atrativos naturais e histórico este estado pouco conhecido por nós, possui:

Atrativos turísticos naturais

foto

Fonte foto Reserva Extrativista do Lago do Cuniã: culturamix.com

Parque Nacional de Pacaás Novos

Cidades: Guajará Mirim, Nova Mamoré, Campo Novo, São Miguel do Guaporé, Montenegro, Governador Jorge Teixeira, Alvorada d'Oeste e Mirante da Serra

Parque Nacional da Serra da Cutia

Cidade: Guajará Mirim

Reserva Extrativista do Lago do Cuniã

Cidade: Porto Velho

Barreiro das Antas

Cidade: Guajará Mirim

Atrativos turísticos históricos

foto

Fonte foto Real Forte Príncipe da Beira: crasandreazzaro.blogspot.it

Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Cidade: Porto Velho a Guajará-Mirim

Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Cidade: Porto Velho

Museu Histórico Municipal de Guajará-Mirim

Cidade: Guajará-Mirim

Real Forte Príncipe da Beira

Cidade: Costa Marques

As Três Caixas d'Água

Cidade: Porto Velho

Tocantins

Outro destino turístico peculiar e pouco conhecido é o Tocantins. Nessa região encontramos o Jalapão, de dunas de areia e lagoas de águas cristalinas, as Serras Gerais com suas cidades históricas que relembram o Brasil colonial, a Ilha de Bananal, a maior ilha fluvial do mundo, e a Região do Bico do Papagaio, área de transição entre o cerrado e a floresta amazônica, local de encontro dos rios Araguaia e Tocantins.

foto

Fonte foto Ilha do Bananal: ourique-jalapao.com.br/

Com tantos lugares interessantes por que não darmos uma força ao nosso turismo e prestigiarmos nós mesmos o nosso Brasil?

Fonte foto capa: Parque Nacional de Pacaás Novos

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!