A água cristalina da caverna do Poço Azul: o que é e quando visitar

  • atualizado: 
caverna-poço-azul

Quando se fala em água azul e cristalina, quase sempre se pensa nas lindas águas do Caribe, contrastadas pelas mais variadas belezas naturais do cenário. Poucos sabem, mas no Brasil também é possível encontrar águas tão ou mais lindas e cristalinas que as do Caribe. Em plena Chapada Diamantina, no centro do estado da Bahia, existe a Caverna do Poço Azul.

O que é o Poço Azul

O Poço Azul é uma é uma mistura única de fenômenos naturais que encanta a todos. Sua água é extremamente límpida e cristalina, permitindo ver tudo através dela de forma muito nítida. Mesmo que sua profundidade varie em áreas de 20 a 61 metros, o que está parado ao fundo também pode ser visto.

Quando se nada no poço azul, a impressão é de que se está flutuando para quem vê de fora. Novamente, justamente pela limpidez da água. Em muitos casos, dependendo do ângulo que se olha, não é possível distinguir o real limite da água com a superfície da caverna. Isso causa a magnífica impressão de que a caverna se repete visualmente, um efeito espelhado.

Além disso, em determinadas épocas do ano, é possível presenciar um evento natural espetacular no Poço Azul. O facho de luz que entra pela abertura superior da caverna cria incríveis efeitos visuais que são uma atração à parte. Aliás, este é um dos grandes chamarizes do Poço Azul, poder presenciar o fenômeno da luz.

caverna poço azul 2

caverna poço azul 3

Quando visitar o Poço Azul

Normalmente, guias turísticos aconselham a visitação ao Poço Azul entre os meses de fevereiro e outubro, pois especificamente nesses meses que o espetáculo da luz poderá ser contemplado em toda sua plenitude. Nesses dias, os melhores horários para avistar o efeito são entre meio dia e duas horas da tarde. É dito que o fenômeno dura de 20 a 40 minutos.

Como o Poço Azul é parte das redondezas de um parque público protegido, existe uma taxa de visitação de R$15,00 (até o momento). Fica na cidade de Nova Redenção, no estado da Bahia, no Brasil. Aconselha-se que os visitantes evitem visitar o parque em feriados prolongados, pois nessas épocas há enormes filas, o que pode prejudicar a apreciação do fenômeno natural.

Uma das medidas para que a água continue sempre límpida é o fato de ser obrigatório tomar uma ducha antes de entrar na caverna do poço azul, pois assim as impurezas do corpo não irão sujar a água. Também se orienta que os visitantes não visitem o Poço Azul utilizando hidratantes, cremes para cabelo e outros produtos externos sobre a pele.

O poço azul não é o único lago com água azul e cristalina no Brasil. Outro famoso poço é o Poço Encantado que fica no município de Itaetê, também na Bahia. Para também ver as belezas de luz no Poço Encantado, é melhor visitar o local de abril a setembro, pois são os melhores meses com maior permanência do atrativo. Em Itaetê, a taxa de visitação é de R$20,00 por pessoa (até o momento) e as mesmas dicas de visitação ao Poço Azul cabem a quem vai visitar o Poço Encantado.

caverna poço azul 4

Orientações para visitar o Poço Azul

Para mantermos as belezas naturais que tanto nos agradam, é necessário que prestemos bastante atenção aos requerimentos de visitação do Poço Azul. Caso decida admirar este fenômeno tão belo da natureza, certifique-se de evitar os cremes hidratantes, repelentes ou qualquer outra química que possa poluir e sujar o lago. Nossa existência, como um todo, depende exclusivamente da natureza. O meio ambiente é lindo e também fonte de vida, devemos preservá-lo sempre.

Especialmente indicado para você:

setaBRASIL: 3 DESTINOS INUSITADOS QUE PULSAM NO CORAÇÃO VERDE E AMARELO

setaECOTURISMO? CONHEÇA OS 10 MELHORES DESTINOS NO BRASIL

setaVIAJAR PARA MANAUS: UMA EXPERIÊNCIA INDÍGENA NA COMUNIDADE DO TUPÉ

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!