Lake Hillier: as causas do misterioso lago rosa

Lake Hillier lago rosa

Contrariando todas as expectativas do conhecimento popular, um lago na região Noroeste da Austrália tem chamado atenção por sua incrível e curiosa cor. De tom rosado vivo, o lago é um espetáculo de beleza para qualquer um que espere contemplar as maravilhosas façanhas da natureza, especialmente se estiver habituado à clássica representação azul da água. Conheceremos aqui o Lake Hillier e as causas deste misterioso lago rosa.

Onde fica e como chegar ao Lake Hillier?

O Lake Hillier (ou lago rosa) fica numa região isolada de Middle Island na Austrália. O acesso a este lago não é fácil devido à sua localização. Atualmente, é possível visitá-lo apenas através da excursão em cruzeiros ou mesmo através de helicóptero. Desde 2012 o Lake Hillier faz parte da reserva natural Recherche Archipelago, portanto um patrimônio daquela região.

O lago rosa ou Lake Hillier foi descrito pela primeira vez pela Expedição Matthew Flinders em 15 de Janeiro de 1802. Foi possível avistá-lo assim que os exploradores subiram ao pico mais alto da ilha. Conta a história que o sal encontrado ao redor do lago foi utilizado para abastecer o navio dos exploradores, sem necessidade de nenhum processo de limpeza, dada a pureza natural do produto.

Por que o Lake Hillier é rosa?

lago hillier

Embora pareça incrivelmente misteriosa, a coloração rosa do Lake Hillier não é mera montagem ou edição de imagem, mas sim causada por micro-organismos presentes no lago. Essencialmente, verificou-se a presença da alga Dunaliella salina e também de bactérias halofílicas vermelhas, que causam a linda coloração. Estes organismos ficam agregados às crostas de sal do lago, fazendo com que todo o seu aspecto seja vermelho, alaranjado ou mesmo da cor rosa. Sua cor é tão consistente e tão sólida que não se altera com a presença de outras fontes de água (como do oceano próximo),  nem mesmo se retirada em um copo de água.

A Dunaliella salina é uma antiga conhecida da indústria de cosméticos. É amplamente utilizada para os mais variados tipos de produtos de beleza, em especial aqueles que lidam com aspectos de coloração da pele.

O lago Hillier é perigoso?

 
lago hillier aerea

Não há perigo nenhum em nadar ou entrar no Lake Hillier, mesmo que haja uma grande concentração de sal presente nele. E, mesmo as bactérias que podem lá ser encontradas, não causam mal algum ao organismo humano de acordo com as pesquisas realizadas. Aliás, o alto nível de sal presente no Lake Hillier faz com que as pessoas boiem naturalmente (mesmo aquelas que não saibam), assim como acontece com o mar morto. Deve-se apenas evitar beber sua água, uma vez que a alta concentração de sal pode prejudicar o organismo.

As belezas naturais da Austrália e do mundo

O Lake Hillier não é o único lago rosa da Austrália ou do mundo. Há registros de pelo menos outros quatro lagos rosa por toda a Austrália: Field of Pink Lakes, Pink Lake, Quairading Pink Lake e o Hutt Lagoon. Além destes, são conhecidos pelo menos mais quatro lagos rosa ao redor do mundo.

lago hillier colagem

Foto: pinterest

Cuidados referentes ao Lake Hillier ou outros lagos

É importante ter em mente que o simples fato do Lake Hillier não representar perigo ao organismo humano não significa que todos os lagos com coloração diferente são seguros. Na maioria das vezes, especialmente em regiões menos estruturadas ou com menos acesso ao saneamento básico, lagos com coloração diferente podem representar poluição industrial ou humana, trazendo sérios riscos de intoxicação para a saúde da pessoa. Assim, cabe o bom senso de conhecer a região ou mesmo a água antes de tocá-la, bebê-la ou adentrá-la.

Especialmente indicado para você:

setaJELLYFISH LAKE: O EXTRAORDINÁRIO E MISTERIOSO LAGO DAS ÁGUAS-VIVAS D’OURO

setaSHIMSHAL LAKE UM LAGO EM FORMA DE CORAÇÃO

setaOS 15 LAGOS MAIS LINDOS DA EUROPA