Turista arrependia devolve areia cor-de-rosa de praia protegida


Na Itália, na ilha Budelli, que faz parte do Parco nazionale dell’arcipelago di La Maddalena, situada no extremo norte da Sardenha, existe uma praia de areia cor-de-rosa. De lá chega uma história que nos lembra de uma coisa muito importante: nunca é tarde demais para se arrepender de um gesto impróprio, mesmo que tenha ocorrido há quase 30 anos.

Em 1987, durante as férias, Antonella tinha levado pra casa um pouco da areia rosa da ilha de Budelli. Depois de diversos eventos relacionados ao lugar, o saquinho de areia de Antonella volta para sua verdadeira casa.

A ilha esteve em perigo de ser vendida por um magnata da Nova Zelândia que queria comprá-la por 3 milhões de euros para investir em turismo. Mas desistiu do business entendendo não haver as condições necessárias para a conservação do Parque.

O amor pela ilha Budelli foi demonstrado, entre outras manifestações, petições, etc, por uma campanha de crowdfunding promovida pela classe 2ªB de uma escola de ensino médio na cidade de Mosso, em Biella, onde se pedia para que restituíssem qualquer pedaço do lugar levado para casa erroneamente como souvenir.

E eis que ao escritório do Parque Nacional chega um saquinho de areia com uma carta de Antonella, que se dizia em culpa por ter cometido aquele “roubo” na ingenuidade de uma garota ou por ignorância e inconsciência, que há quase 30 anos a levou ao gesto.

foto

Antonella conta que leu em alguns jornais e ouviu na TV que a areia cor-de-rosa daquela praia é formada de uma forma natural e peculiar e entendeu a importância de preservar aquele pedaço de paraíso na Terra.

A resposta do Parco nazionale dell’arcipelago di La Maddalena foi publicada em um comunicado:

“Agradecemos Antonella por sua escolha em restituir aquela pequena porção da praia rosa ao seu lugar natural. Nunca é tarde demais para entender a importância de suas ações para a manutenção do equilíbrio natural de uma região. Agradecemos às crianças de Mosso que com a mobilização conseguiram sensibilizar para os cuidados de um bem natural como a Ilha de Budelli”.

Talvez te interesse ler também:

CONHEÇA OS LENÇÓIS MARANHENSES: UM PARAÍSO DE DUNAS E LAGOAS

DICAS PARA UMA VIAGEM SUSTENTÁVEL

Fonte e fotos: greenme.it




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...