Kefir de Coco: ótimo para aumentar as bactérias do bem no organismo. Receitas


Além das células, nosso corpo é constituído por culturas de bactérias. Quando se encontra saudável e em equilíbrio, nosso organismo é morada de bactérias benéficas, conhecidas como probióticos. As bactérias benéficas reforçam nosso sistema imunológico, ajudam na digestão dos alimentos, promovem saúde, bem-estar e energia. Conheça algumas receitas veganas para aumentar estas bactérias do bem em teu organismo.

Os probióticos beneficiam ainda o bom humor e até a saúde mental, já que o funcionamento do intestino tem tudo a ver a saúde do cérebro.

As bactérias prejudiciais se instalam quando ocorrem descuidos com a saúde e desequilíbrios no organismo, então o corpo adoece, desenvolvendo infecções, inflamações, problemas digestivos, alergias alimentares e diversas outras doenças.

As bactérias benéficas podem ser encontradas naturalmente no organismo, mas também pode-se obtê-las através dos alimentos. Costuma-se dizer que produtos lácteos (à base de leite de origem animal) são fonte de probióticos, mas na realidade geralmente são produzidos com aditivos e leite pasteurizado, o que por si só faz com que reduza suas propriedades benéficas. Além disso existem excelentes fontes de probióticos à base de vegetais.

Essas fontes probióticas vegetais podem ser: os vegetais fermentados, o Iogurte Vegetal, o Rejuvelac, o Tepache, o Kombucha, o Kefir de Água, o Kimchi, o Chucrute e o Picles, entre outras.

os Prebióticos alimentam as bactérias benéficas e são alimentos como: cebola, aspargos, alho, banana e outros.

Uma boa alternativa de Probiótico que pode ser feita de forma caseira, simples e econômica é o Kefir.

Acompanhe o vem a seguir para saber mais informações sobre o Kefir e mais formas veganas de cultivo.

O que é Kefir

O Kefir é uma bebida fermentada feita com “grãos” de Kefir, culturas altamente benéficas de bactérias que promovem boa digestão, saúde intestinal, imunidade, além de beneficiar o cérebro e melhorar o humor.

Os tipos de Kefir

Existem dois tipos de Kefir: o Kefir de leite, feito com o produto de origem animal e o Kefir de água, que é a opção vegana, também conhecido como Tibico. Este fermentado é composto por diversos nutrientes, tendo destaque a vitamina B12 e outras vitaminas do complexo B.

Os grãos de Kefir podem ser adquiridos através de doações ou comprados pela Internet. Existem diversas comunidades físicas e virtuais que promovem a doação de grãos de Kefir.

A maneira básica de se cultivar o Kefir é em uma mistura de água e açúcar mascavo, deixando-o fermentar de 1 a 2 dias, em seguida coar e consumir. E, para manter a “criação” do Kefir, inicia-se um novo processo de fermentação com os mesmos grãos que, com o tempo irão se multiplicar e, consequentemente, se manterá continuamente a produção desta bebida probiótica, podendo, até, doar os grãos excedentes.

O que é Kefir Tibico?

O Tibico é conhecido também como Kefir de Água ou Cogumelo Chinês. Existem indícios que o Kefir de Água teve suas origens no Tibete. Houve uma ocasião que os monges tibetanos deram, como presente, à Madre Teresa de Calcutá, os grãos de Tibico, que por sua vez, levou os grãos de Kefir para o México e, com seu uso, quis salvar a população pobre e carente, que vivia em lugares de poucos recursos, onde faltava médicos e medicamentos.

O Kefir de Água tem sido utilizado, também, nas proximidades das montanhas do Cáucaso, de onde os grãos de Kefir de leite tiveram origem.

Em várias culturas, os grãos de Tibisco tem sido fermentados com limão, uvas passas ou açúcar.

Alguns dos Benefícios do Kefir Tibico (Vegano)

  • Protege e melhora o funcionamento do sistema digestivo
  • Tem ação anti-inflamatória
  • Promove saciedade
  • Regula e ajuda a ter um bom o sono
  • Equilibra a função intestinal
  • Proporciona uma melhor digestão
  • Reduz o risco de câncer

Como fazer o cultivo do Kefir Tibico (Vegano)

O cultivo do Kefir Vegano pode ser feito com água, suco natural ou leite vegetal.

O Kefir cultivado com essas três substâncias possuirá uma microflora diferente do Kefir cultivado no leite de origem animal, por isso não terá a mesma textura e nem o mesmo sabor.

O cultivado do Kefir das receitas que serão ensinadas neste conteúdo, será feio em água com açúcar mascavo ou demerara, água de coco ou leite de coco e você fará o cultivo com esses ingredientes, conforme sua preferência.

Aviso importante: o Kefir cultivado em leite de vaca só se nutre de lactose, portanto para ele fermentar e se manter saudável só dará certo se for cultivado com o leite de origem animal (vaca, cabra etc…) e, dessa forma deixa de ser vegano, por isso, ao adquirir os grão de Kefir precisa ser o cultivado em água (Tibico).

O Kefir de Água (Vegano) se alimenta da glicose, então sua fermentação acontece quando entra em contato com água adoçada ou algum suco de fruta doce, como coco, uva, e outras.

Receita de Kefir de Água com Açúcar Mascavo ou Demerara

Ingredientes

  • 500 ml de água filtrada, leite vegetal ou suco in natura
  • 2 colheres (sopa) de grãos de Kefir Vegano cultivado em água, água ou leite caseiro de coco ou suco natural
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo ou demerara

Forma de Preparo

  1. Em um pote de vidro esterilizado de 1 litro, coloque a água e deixe em temperatura ambiente.
  2. Adicione duas colheres de grãos de Kefir Vegano.
  3. Acrescente o açúcar e misture bem com uma colher de pau esterilizada.
  4. Não use colher de metal para não matar os microrganismos.
  5. Tampe o vidro com o Kefir com um pano ou papel tolha.
  6. Não tampe com a tampa, pois, os grãos precisam respirar.
  7. Deixe em um lugar escuro para fermentar por 24 horas, é possível deixar, também, no mínimo por 12 horas, ou no máximo por 48 horas.
  8. Coe em uma peneira, que não seja de metal.
  9. Depois de coado coloque o Kefir dentro de uma jarra na geladeira.
  10. E retorne os grãos para o vidro para iniciar uma nova fermentação.

Kefir de coco

Mas é possível variar a fermentação, utilizando a água ou o leite de coco, sendo assim, pode-se dizer que são formas veganas de se cultivar o Kefir, o que o torna mais nutritivo e saboroso.

Outra variação de cultivo do Kefir, pode ser realizada através de uma segunda fermentação, com uma mistura de água de Kefir e suco de frutas, obtendo uma bebida gaseificada natural, semelhante a um refrigerante, só que com a vantagem de ser saudável. Dessas formas, o cultivo da cultura de Kefir Vegano é feito de maneira diferente do convencional, que é realizado com leite de origem animal, geralmente de vaca.

Para quem não sabe, a indústria leiteira, ao extrair o leite da vaca e de outros animais, provoca confinamento, exploração e sofrimento, tanto da mãe, como do filhote que é tirado dela, para que seu leite sirva ao consumo humano.

O destino do filhote é virar carne de vitela e da fêmea, vaca leiteira, perpetuado esse ciclo de exploração e morte.

Este conteúdo traz essa informação do Kefir cultivado em água com açúcar mascavo, água de coco ou leite caseiro de coco, justamente, para mostrar que é possível fazer o cultivo vegetal deste tradicional probiótico.

Kefir com Água de Coco

Se for cultivar o Kefir com água de coco, utilize a água de coco in natura e não a de caixinha.

O Kefir com água de coco irá oferecer propriedades em dobro, já que a água de coco, por si só, é altamente enzimática, hidratante, rica em aminoácidos e minerais.

O Kefir com água de coco traz os seguintes benefícios

  • melhora a saúde
  • regula a função intestinal
  • combate infecções intestinais
  • promove energia para o corpo
  • ajuda na perda de peso
  • traz sensação de saciedade ao organismo
  • contribui para a perda de peso
  • alivia dores no corpo
  • por conter água de coco restaura os eletrolitos do corpo e o hidrata, além de ser fonte rica em potássio e magnésio

Receita do Kefir de água de coco

  • 300 ml de água de coco
  • 2 colheres (sopa) de grãos de kefir (Tibico)

Forma de Preparo

Coloque os grãos de Kefir dentro em um pote de vidro esterilizado e seco.

Adicione a água de coco.

Cubra com pano limpe e leve para efetuar a fermentação.

Deixe em local escuro por 24 horas.

Coe e conserve na geladeira.

Kefir com Leite de Coco

Outra opção bem saudável e saborosa de cultivar Kefir é no Leite de coco. Aprenda como fazer o Kefir Vegano com Leite de Coco. Segue a receita:

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de grãos de Kefir
  • 350 ml de leite de coco caseiro

Forma de Preparo

Coloque os ingredientes em um vidro esterilizado e seco.

Cubra com um pano limpo e deixe fermentando por 24 horas, em local escuro.

Conserve em geladeira.

Outra maneira de preparo é adicionar soro do Kefir ao leite de coco para gerar os grãos de Kefir Vegano.

Sugestões de utilizações do Kefir de leite de coco

Pode-se utilizar o Kefir com leite de coco em receitas de iogurtes, sorvetes, doces, vitaminas, smoothies, entre outras.

Como conseguir os grãos de Kefir de Água

Para conseguir os grãos de Kefir de água, tem este grupo no Facebook, chamado Kefir kombucha probióticos vegetarianos e veganos troca doação piqueniques, no qual existem membros que oferecem doação de Kefir de Água.

Alternativa saudável e cruelty free

Foi apresentada neste conteúdo mais uma alternativa para quem quer levar uma vida mais saudável e contribuir para que os animais fiquem livres da crueldade imputada por nossos condicionamentos cultural, social e alimentar.

A Paz, a Justiça, o Equilíbrio, a Renovação e a Liberdade se concretizam com nossa escolhas e nossos hábitos!

Go Vegan!

Talvez te interesse ler também:

ORA-PRO-NÓBIS: BENEFÍCIOS, CULTIVO E COMO USAR

DELICIOSAS RECEITAS DE PUDINS VEGANOS: SEM OVO NEM LEITE

GO VEGAN: SINAL VERDE PARA O VEGANISMO EM BRUXELAS




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...