Óleo essencial de laranja – usos e benefícios para a saúde

  • atualizado: 
Óleo essencial de laranja

O óleo essencial de laranja é conhecido como “o óleo da alegria” na aromaterapia. Isso porque esse óleo possui propriedades importantes que ajudam no combate ao estresse, desânimo e até depressão. Mas os benefícios do óleo essencial de laranja não se restringem apenas ao tratamento terapêutico, mas também é muito útil para cuidar da saúde da pele e dos cabelos. Por isso, vamos descobrir do que esse óleo é capaz!

O óleo essencial de laranja é produzido da laranjeira, que é originária da Ásia e foi introduzida posteriormente na Europa e América. Atualmente, a laranjeira é encontrada em grande número no Mediterrâneo, em Israel e nas Américas.

O óleo essencial de laranja é um produto natural extraído da casca do Citrus aurantium pelo processo de prensagem a frio. Ele pode ser obtido tanto da laranja doce como da amarga em três variedades: estimulante (produzido da casca), néroli (obtido das flores brancas) e petitgrain (produzido das folhas).

Propriedades e benefícios

O óleo essencial de laranja tem propriedades que estimulam a positividade e a sensação de bem-estar. Possui aroma cítrico, fresco e intenso, podendo variar entre doce e amargo, dependendo do tipo de casca do qual foi extraído.

A Laranja Doce é conhecida também como Citrus aurantium v. dulcis, da qual é extraído o óleo essencial da casca da laranja madura. Já a Laranja Amarga, cujo nome científico é Citrus aurantium v. amara, além de produzir o óleo da casca da laranja ainda verde, também oferece os outros dois tipos de óleos citados anteriormente (néroli e petitgrain).

As propriedades do óleo essencial de laranja são indicadas para tratar sintomas físicos e emocionais. Dentre eles podemos citar:

Estresse e depressão

De acordo com estudos, o óleo essencial dessas duas variedades (doce e amarga), tem o poder de liberar a energia estagnada no corpo, proporcionando mais tranquilidade para lidar com situações difíceis e sentimentos ruins. Não é a toa que suas propriedades são recomendadas para aliviar o estresse, o nervosismo e a depressão.

Portanto, se você sofre com o desânimo, preocupações e medo, o óleo essencial de laranja pode dar um “up” na sua vida, devolvendo a coragem e a vontade de viver.

Faz bem para o corpo e para a pele

O óleo essencial de laranja também ajuda a combater gases, cólicas estomacais e intestinais, falta de apetite, prisão de ventre e diarréia. Além disso, ele auxilia a vesícula biliar na produção da bílis, bem como facilita a digestão e a eliminação de gorduras. Esse óleo também ajuda a tratar a insônia e a ansiedade, além de combater gripes, resfriados e baixar a febre.

Com relação à saúde da pele, o óleo essencial de laranja é excelente para eliminar as toxinas que ficam acumuladas. Isso ocorre porque ele ajuda a quebrar as moléculas de gordura quando aplicado em tratamentos como drenagem que ativam a circulação e eliminam a celulite.

A vitamina C contida naturalmente na laranja, é um poderoso antioxidante que ajuda a melhorar o aspecto da pele seca e a reduzir as rugas.

Como usar?

Os óleos essenciais penetram em nosso organismo através do sistema respiratório e da pele.

Normalmente eles são comercializados em pequenos frascos de vidro na cor âmbar e basta apenas algumas gotinhas para fazer o efeito desejado, de acordo com o objetivo.

Veja algumas sugestões de uso para o óleo essencial de laranja:

  • Aromatizador - 1 gota de óleo essencial de laranja para 1 litro d’água;
  • Banheira - 6 gotas de óleo essencial na banheira cheia. Se preferir inclua também outro óleo vegetal;
  • Colar aromático de cerâmica ou mandala de prata - 1 gota até 3 vezes ao dia;
  • Compressas frias ou quentes - 2 a 3 gotas em compressas úmidas;
  • Ducha simples - Pingar 5 gotas de óleo essencial no canto do box e inalar durante o banho. Se preferir, dilua 3 gotas do óleo essencial de laranja em 1 colher de sopa de óleo vegetal e faça uma massagem corporal durante o banho;
  • Escalda pés - 6 gotas de óleo essencial de laranja em 1 colher (chá) de óleo vegetal ou álcool de cereais e 4 litros d’água quente ou fria;
  • Gargarejo - 3 gotas de óleo essencial de laranja e 1 colher de mel em 1 copo com água. Misture bem e faça o gargarejo sem engolir;
  • Inalação - 3 a 5 gotas de óleo essencial em um recipiente com água quente. Cubra a cabeça com uma toalha e feche os olhos enquanto inala o vapor;
  • Massagem - Misture 15 gotas de óleo essencial de laranja e 3 colheres (sopa) de óleo vegetal em 30 ml de solução hidratante. Depois é só usar para massagear o corpo e hidratar a pele;
  • Spray para roupas - Num borrifador coloque 20 gotas de óleo essencial de laranja, 3 colheres (sopa) de álcool de cereais e complete com água. Agite bem e use quando for passar as roupas.
 

Vimos que o óleo essencial de laranja, além de trazer alegria e vontade de viver para quem está com problemas psicológicos e emocionais, também tem muitas utilidades não só para a saúde do corpo, como também para a casa e para a beleza. E o melhor de tudo: é um produto 100% natural e vegano.

Vamos aproveitar os benefícios de mais essa preciosidade da natureza!

Talvez te interesse ler também:

SÁLVIA: SEU ÓLEO ESSENCIAL É MEDICINAL. COMO E QUANDO USAR

ÓLEO ESSENCIAL DE CITRONELA: COMO USAR E FAZER O EXTRATO EM CASA

ÓLEO ESSENCIAL DE LIMÃO: PROPRIEDADES E TODOS OS USOS

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!