Óleo de jojoba: os incríveis benefícios para ter pele e cabelos saudáveis

  • atualizado: 
Óleo de jojoba

O óleo de jojoba é bom para a saúde da pele e dos cabelos. Vamos descobrir como usá-lo e qual escolher para maximizar os seus benefícios.

Óleo de jojoba, um produto natural particularmente útil para a saúde da pele e dos cabelos. 

Seja para couro cabeludo seco ou lábios rachados, o óleo de jojoba é geralmente uma boa solução natural e saudável. Na verdade, trata-se de uma substância vegetal rica em vitaminas importantes (como a vitamina E) e sais minerais como o zinco. Além disso, uma das grandes vantagens que este óleo oferece é a de se adaptar a todos os tipos de pele e ser muito leve, não pegajoso e quase inodor.

O óleo de jojoba é extraído da planta do linho (cujo nome botânico é Simmondsia chinensis) nativa das regiões áridas do Arizona, México e Califórnia.

Este remédio natural pode ser usado sozinho ou em combinação com outros óleos (vegetais ou essenciais) para melhorar o seu efeito.

 

1. Benefícios do óleo de jojoba

O óleo de jojoba possui ótimas propriedades hidratantes e emolientes e características muito semelhantes ao sebo, o óleo natural que lubrifica nossa pele e cabelos. É, portanto, um produto natural particularmente versátil e frequentemente usado para promover a saúde e a beleza.

Vamos ver em quais casos você pode usar...

2. Óleo de jojoba para a pele

Na pele, este óleo vegetal pode ser a solução mais adequada para:

2.1. Hidratar

O óleo de jojoba ajuda a tornar a pele macia e firme, graças à grande quantidade de ceramidas que ele contém. É rapidamente absorvido e não deixa resíduos. Isso ajuda a criar uma barreira poderosa que evita a desidratação, e também que alérgenos e poluição penetrem na pele. Basta usar uma pequena quantidade no rosto e nas mãos antes de dormir ou no início do dia. Também pode ser aplicado como um hidratante no corpo, imediatamente após tomar banho, com a pele ainda úmida.

2.2. Tratamento de distúrbios da pele

Aqueles que sofrem de distúrbios da pele, como eczema ou rosácea, podem tentar tratá-los com óleo de jojoba, um remédio que possui propriedades anti-inflamatórias que podem reduzir a vermelhidão causada pela pele seca e problemas dermatológicos. Nesse caso, basta mergulhar uma bola de algodão no óleo e aplicá-la nas áreas a serem tratadas duas vezes por dia.

2.3. Para pele oleosa

O óleo de jojoba também funciona bem na pele oleosa, pois impede a secreção de mais óleo do que o necessário, equilibrando a produção do sebo. Para usá-lo para esse fim, primeiro limpe bem o rosto e seque-o e depois esfregue algumas gotas do óleo no rosto e no pescoço. 

2.4. Reduzir rugas e sinais de envelhecimento

O óleo de jojoba é eficaz no tratamento de rugas e ajuda a dar à pele uma aparência mais jovem. É rico em vitamina E, um poderoso antioxidante que neutraliza o envelhecimento celular. Para obter bons resultados, no entanto, é necessário usá-lo de forma consistente, aplicando-o diretamente no rosto limpo uma ou duas vezes ao dia em pequenas quantidades.

2.5. Tratamento da acne

Além de equilibrar a produção de sebo, o óleo de jojoba tem poder antisséptico, por isso é um possível tratamento natural para a acne. Ajuda a impedir que os poros fiquem entupidos e crie cicatrizes nas espinhas. Deve ser aplicado suavemente nas áreas afetadas, deixando-o funcionar a noite toda, enxaguando apenas na manhã seguinte.

2.6. Como removedor de maquiagem

O óleo de jojoba tem boas propriedades de limpeza e pode ser usado como removedor de maquiagem e limpador facial. É capaz de remover todos os vestígios de maquiagem.

Para esse efeito, use uma bola de algodão mergulhada no óleo para passá-la no rosto e nos lábios. Depois, os resíduos de óleo devem ser removidos com outra bolinha de algodão úmido.

2.7. Óleo de massagem

O óleo de jojoba presta-se bem a ser um óleo base para massagens. Para isso, você pode adicionar algumas gotas de óleos essenciais para torná-lo ainda mais ativo. Absorve rapidamente e promove o fluxo sanguíneo, tornando a pele mais brilhante.

2.8. Contra calcanhares rachados

A aplicação regular de óleo de jojoba nos pés ajuda a mantê-los macios e evita o problema de calcanhares rachados. Se você precisar de um tratamento intensivo, poderá aplicar o óleo à noite antes de dormir usando meias. Após a noite, você notará que seus pés já se tornaram mais suaves e macios.

2.9. Para manter suas unhas saudáveis

O óleo de jojoba é excelente para o tratamento de cutículas secas e unhas descamadas. O que precisa ser feito nesses casos é simplesmente esfregar uma pequena quantidade nas áreas mais frágeis dos dedos todos os dias após o banho ou de outra forma na pele úmida.

2.10. Para barbear e se depilar

O óleo de jojoba pode ser usado antes de se barbear ou depilar, ajuda a evitar cortes e a suavizar a pele. Você também pode aplicar pós, é de fato uma alternativa natural aos pós-barba e a outros produtos para ajudar a aliviar a irritação da pele ao final de uma depilação.

2.11. Hidratar os lábios

O óleo de jojoba se presta a ser usado para os lábios, em vez da manteiga de cacau mais comum. Sua estrutura cerosa ajudará a manter os lábios hidratados e a torná-los mais firmes e elásticos.

2.12. Prevenir estrias na gravidez

O óleo de jojoba também pode ser útil durante a gravidez, graças à sua capacidade de reduzir e prevenir estrias. Basta esfregar uma pequena quantidade de óleo de jojoba na barriga e nos seios duas vezes por dia durante a gravidez, e também após o parto.

3. Óleo de jojoba para cabelos

Você pode experimentar os benefícios do óleo de jojoba para o seu cabelo usando-o em casos de:

3.1. Cabelo sem brilho

O óleo de jojoba funciona muito bem para dar um novo brilho aos cabelos opacos. Também é capaz de tratar cabelos secos e crespos, ajudando também a evitar danos causados ​​por poluentes e produtos químicos. Pode ser usado para fazer compressas no couro cabeludo e nas pontas, mantendo-o no local por pelo menos uma hora antes de prosseguir com a lavagem normal.

3.2. Queda de cabelo

O óleo de jojoba ajuda no caso de perda de cabelo, principalmente se isso ocorre devido ao excesso de sebo que bloqueia os folículos capilares, causando a ruptura do cabelo. Este óleo, além de equilibrar as substâncias gordurosas naturais encontradas em nossos cabelos, promove o desenvolvimento de novas células. Pode ser usado ligeiramente aquecido antes da lavagem, massageando-o bem no couro cabeludo, a fim de melhorar a circulação sanguínea e promover um novo crescimento capilar.

3.3. Condicionador

No caso de cabelos opacos e crespos, o óleo de jojoba pode ajudar a melhorar sua consistência e aparência. Apenas massageie-o no couro cabeludo e nos fios, prestando atenção também às pontas. As proteínas e minerais que ele contém permitem que ele atue como um bálsamo natural e torne os cabelos macios e brilhantes. Você também pode misturar uma colher de óleo com o condicionador de cabelo comumente usado.

3.4. Couro cabeludo seco e caspa

O jojoba é um excelente hidratante para o couro cabeludo seco e também ajuda no caso de caspa, nutrindo profundamente os poros da pele e equilibrando o pH. Também neste caso, ele deve ser massageado antes de cada xampu e deixado trabalhar por alguns minutos.

3.5. Couro cabeludo oleoso

O mesmo óleo também pode ser usado em caso de couro cabeludo oleoso e de caspa oleosa. Como já dissemos, de fato, a jojoba reequilibra a produção de sebo.

4. Óleo de jojoba, como escolher e onde encontrá-lo

Para obter os benefícios listados acima, é importante não apenas ser constante no uso, mas também escolher um óleo de jojoba de qualidade. As características que você precisa verificar é que ele seja 100% puro, de origem biológica e prensado a frio.

Se de fato o óleo estiver contaminado com outras substâncias, ele pode não ser adequado para todos os usos descritos acima e pode até piorar os problemas de pele ou cabelo.

Você pode encontrar facilmente o óleo de jojoba em lojas de produtos naturais, farmácias, farmácias de manipulação, bem como em lojas online.

Lembre-se de usar o óleo de jojoba com moderação e sempre certifique-se de que seja completamente absorvido, sem deixar resíduos na pele ou no cabelo. Tenha em mente que servem apenas algumas gotas, mas bem usadas, para obter bons resultados.

Talvez te interesse ler também:

10 BENEFÍCIOS DO ÓLEO ESSENCIAL DE MANJERICÃO. COMO USAR?

ÓLEO ESSENCIAL DE LARANJA – USOS E BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

SÁLVIA: SEU ÓLEO ESSENCIAL É MEDICINAL. COMO E QUANDO USAR

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!