Óleo de gergelim: todas as propriedades e 10 usos para a beleza


Trata-se de um óleo vegetal extraído de sementes de gergelim com inúmeras propriedades terapêuticas, ótimo para uso em cosméticos e na limpeza natural do tipo ‘faça você mesmo’.

O óleo de gergelim vem sendo utilizado há centenas de anos como remédio natural. É extraído de sementes de gergelim, conhecidas sobretudo por seu alto teor de cálcio e lipídios benéficos.

O óleo de gergelim pode ser usado na cozinha como condimento (na verdade, existe uma versão adequada para uso alimentar), mas também como remédio, para a beleza e para a saúde, em particular para a pele e para os cabelos, graças à sua riqueza em princípios ativos.

Conheça melhor o óleo de gergelim.

{index}

Propriedades

O óleo de gergelim é considerado um óleo particularmente benéfico. Ele é capaz de:

  • combater diversos tipos de microrganismos: é eficaz contra alguns patogênicos que podem atacar a pele e causar infecções provocadas por fungos, bem como contra estafilococos e estreptococos.
  • anti-inflamatório: trata-se de um anti-inflamatório natural adequado para o cuidado e para a proteção da pele. O óleo de gergelim é facilmente absorvido pelo nosso corpo.
  • rico em vitaminas: em particular vitamina A, vitamina E e vitaminas do grupo B (B1, B2, B3)
  • antioxidante: a presença de algumas das vitaminas mencionadas e outros elementos, como o selênio, o tornam um produto natural com fortes qualidades antioxidantes.
  • rico em sais minerais: especialmente magnésio, fósforo e cálcio.
  • regula o desenvolvimento celular
  • rico em ácidos graxos insaturados (ômega 6 e ômega 9)

Uma característica importante desse óleo é que ele é estável, ou seja, não corre o risco de ficar rançoso se for armazenado à temperatura ambiente, como pode acontecer no caso do óleo de linhaça.

Como usar o óleo de gergelim

O óleo de gergelim é um remédio muito versátil, você pode experimentar sua eficácia em casos de:

  • queimaduras solares
  • pele do rosto seca
  • rugas
  • acne
  • para obter uma leve proteção natural da pele durante a exposição ao sol
  • massagens energizantes
  • controle das bactérias que causam a caspa
  • rápida cicatrização e proteção contra arranhões e inflamações
  • para acalmar as erupções cutâneas em caso de eczema

Quando usado como alimento, o óleo de gergelim pode ajudar a baixar a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue.

O óleo de gergelim é particularmente benéfico para a pele, pois é, como mencionado acima, rico em antioxidantes que ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres. A aplicação de óleo de gergelim diretamente na pele também pode contribuir para a prevenção do melanoma.

Quem não gosta particularmente do aroma pode usá-lo diluído em outros óleos mais delicados, como o óleo de amêndoa doce ou o óleo de jojoba.

Aqui estão algumas possíveis aplicações interessantes de óleo de gergelim.

Remédio ayurvédico

O óleo de gergelim é um dos principais remédios benéficos sugeridos pela ayurveda, a medicina tradicional indiana. A ayurveda recomenda massagear todo o corpo com óleo de gergelim e deixá-lo agir 15 minutos antes do banho. Seu efeito sobre a pele é purificador e ajuda a prevenir infecções.

Óleo de massagem com gengibre

Com óleo de gergelim e gengibre, é possível preparar um óleo de massagem para o corpo, adequado para uso em caso de dores musculares. É necessário utilizar meia xícara de óleo de gergelim e meia xícara de suco de gengibre fresco. O gengibre deve ser ralado com um ralador fino e espremido com gaze para obter o suco. O suco de gengibre e o óleo de gergelim devem ser misturados em quantidades iguais para obter o óleo de massagem.

Óleo de gergelim esfoliante

Um esfoliante suave para o rosto ou corpo pode ser preparado utilizando-se dois ingredientes simples: óleo de gergelim e amido de arroz. A preparação é feita simplesmente misturando uma colher de sopa de óleo de gergelim e meia colher de sopa de amido de arroz. Ambos os ingredientes podem ser adquiridos em lojas de fitoterapia. A mistura obtida deve ser massageada delicadamente sobre a pele e depois enxaguada, primeiro com água morna e depois com água fria.

Tratamento para os pés

O óleo de gergelim é muito útil para suavizar áreas ásperas dos pés e para obter um agradável efeito desodorizante. Para isso, basta que você tenha à disposição uma colher de óleo de gergelim e 5 gotas de óleo essencial de menta. Dilua o óleo essencial no óleo de gergelim, aplique nos pés, calce meias de algodão e deixe agir a noite inteira. De manhã, a suavidade da pele será garantida.

Cuidados com os cabelos

O óleo de gergelim é particularmente eficaz na restauração dos cabelos secos. Podem ser aplicadas algumas gotas no cabelo, mesmo seco, para obter um efeito de nutrição e brilho, substituindo produtos comuns para cabelos, que costumam conter silicones. Também pode ser usado como pré-shampoo em cabelos úmidos, em pequenas quantidades, que devem ser aplicadas massageando com as mãos. É aconselhável deixá-lo agir por pelo menos 30 minutos antes de passar para a lavagem. Com o óleo de gergelim, sempre antes da lavagem, é possível massagear o couro cabeludo para lidar naturalmente com o problema da caspa.

Oil pulling

O óleo de gergelim contribui para a boa saúde dos dentes e gengivas, ajudando também a regenerar os tecidos inflamados. É por isso que o óleo é geralmente recomendado para quem deseja praticar o “oil pulling”, ou seja, enxaguar a boca todos os dias por longos períodos. Para esse fim, use uma colher de óleo de gergelim assim que acordar de manhã.

Antirrugas

Para obter um bom efeito antirrugas, pode-se aplicar uma pequena quantidade de óleo de gergelim no rosto todos os dias. Suas propriedades antioxidantes ajudarão a pele a combater o envelhecimento, dando-lhe nova elasticidade e luminosidade.

Máscara de beleza

Especialmente aqueles com pele oleosa podem usar óleo de gergelim em combinação com argila para criar uma máscara de beleza que regula o excesso de sebo e purifica a pele. No caso da pele seca, o mesmo ingrediente pode ser usado, mas misturando-o com algum outro remédio natural de poder hidratante, como outros óleos vegetais, iogurte ou mel.

Óleo pós-sol

Graças à sua característica de ser calmante para queimaduras solares, o óleo de gergelim pode ser usado como óleo pós-sol. Para aumentar seu poder, pode-se misturá-lo com uma colher de sopa de gel de aloe vera ou uma colher de chá de óleo de calêndula.

Contra as contraturas musculares

Além de utilizá-lo como óleo de massagem tal como é, pode também ser misturado, por exemplo, com gengibre. O óleo de gergelim se presta bem para ser aplicado após o banho, de banheira ou de chuveiro, para aliviar a tensão muscular. Melhor ainda se for ligeiramente aquecido e depois espalhado gentilmente (mas de maneira profunda).

Onde encontrar o óleo de gergelim

Você pode comprar o óleo de gergelim em lojas de produtos orgânicos e alimentos naturais, bem como em estabelecimentos fitoterápicos ou online. Aconselhamos que você escolha um óleo prensado a frio para que ele retenha todas as suas propriedades benéficas.

Talvez te interesse ler também:

ÓLEO DE ABACATE – BENEFÍCIOS, PROPRIEDADES E COMO FAZER

AGROTÓXICO NATURAL: ÓLEO DE EUCALIPTO COMBATE FUNGOS EM PLANTAS

101 Maneiras Diferentes de Usar o ÓLEO DE COCO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...