Cominho: benefícios, usos e propriedades


Que tal ousar na cozinha e abrir mão apenas do alho e da cebola para temperar os seus pratos? O cominho é um tempero que, além de ter muitos benefícios para a saúde, dá uma pitada de exotismo às receitas.

O que é

O cominho (Cuminum cyminum) é uma planta da família Apiaceae muito antiga. Várias civilizações usaram-no em suas comidas ou para tratamentos de saúde, como os celtas antigos, os egípcios, os romanos e os árabes. É originária do Mediterrâneo oriental e do Egito, mas é cultivada, atualmente, na África do Sul, no Oriente Médio, na Índia e no México.

Suas sementes podem ser usadas inteiras ou moídas, quando é transformada em pó. Dá um sabor “quente” e “terroso” aos pratos e um aroma perfumado a eles.

Além do uso culinário, o cominho é utilizado na medicina natural há muitos séculos para o tratamento de digestão, tosse, problemas hepáticos, infecções e pressão arterial.

Propriedades nutricionais

Considerado uma das especiarias mais populares do mundo, o cominho é usado na culinária de vários países, mas é na Índia que seu uso é mais difundido.

De acordo com um estudo publicado pela Food & Drug Toxicology Research Center, consumir uma colher de chá de cominho diariamente pode suprir as necessidades diárias de vários nutrientes. O condimento tem apenas 22 calorias e 1 grama de gordura para apenas 6 gramas, além de seu nível de colesterol ser nulo, de acordo com a nutricionista Patrícia Leite.

A mesma quantidade ainda oferece 3 gramas de carboidrato, 1 grama de proteína, 2% das necessidades diárias de vitamina A, 1% de vitamina C, 6% de cálcio e 22% de ferro.

Essa poderosa especiaria ainda contém outras vitaminas, como riboflavina, niacina, vitamina E, K e vitamina B6, cobre, zinco e potássio, além de ser rico em aminoácidos e fibra dietética.

Embora sejam necessários mais estudos, há pesquisas que têm demonstrado que o cominho fortalece o sistema imunológico, combate alguns tipos de infecções bacterianas e fúngicas, melhora a digestão, ajuda no controle de distúrbios da pele e insônia, anemia, furúnculos, favorece a perda de peso e até mesmo ajuda a prevenir certos tipos de câncer.

Benefícios do cominho para a saúde

Para a pele

As sementes de cominho são ricas em vitamina E, que ajuda a combater o envelhecimento e os processos inflamatórios, fortalecendo a pele e melhorando a sua elasticidade.

Para obter esse benefício, tome um chá de cominho ou utilize o líquido para lavar regiões inflamadas com compressas frias.

As sementes de cominho ainda têm propriedades antioxidantes e antimicrobianas, podendo ser usadas no tratamento de infecções fúngicas, virais e bacterianas da pele. Para usufruir desse benefício, faça uma pasta com as sementes moídas de cominho misturadas com azeite de oliva.

Use-a para tratar de furúnculos, espinhas, eczema, psoríase e outras lesões de pele.

Para o sistema imunológico

Além da vitamina E, as sementes de cominhos são ricas em vitamina C, um antioxidante natural que ajuda em tratamentos contra o estresse, inflamações e saúde da pele. O chá de cominho pode ser ingerido para reduzir a pressão arterial e para o fortalecimento das pessoas que sofrem de depressão imunológica.

Para a anemia

Por seu elevado teor em ferro, as sementes de cominho são recomendas para quem tem anemia, cansaço e ansiedade. Esses efeitos resultam da formação de hemoglobina, quando usado o cominho.

Para a diabetes

O uso frequente das sementes de cominho, seja na alimentação, seja em chá, contribui para a redução de hipoglicemia.

Como usar o cominho no dia a dia

São diversas as possibilidades de uso para aproveitar todos os benefícios do cominho.

  • Para o preparo de receitas, devido ao seu sabor marcante, costuma-se sugerir como medida uma ponta de faca de cominho nos pratos a base de queijos, ovos, batatas, legumes, sopas, saladas, molhos e pães.
  • Por ser aromático, o cominho também é utilizado no preparo de licores, conservas e compotas doces.
  • Praticamente, o cominho combina com tudo; só não convém exagerar em sua quantidade. Mas tudo depende do seu paladar, claro.

Como comprar

O site Saúde dá algumas dicas na hora de comprar o cominho, como dar preferência às sementes inteiras para moê-las em casa. Isso porque o pó vendido pronto perde o sabor da especiaria, além de poder conter misturas de outras de qualidade inferior. 

Além disso:

  • Prefira comprar sementes de cominho secas cultivadas organicamente, para você garantir que elas não têm aditivos químicos
  • Esprema a semente entre o dedo indicador e o polegar. Se ela liberar um sabor agradável e apimentado, significa que sua qualidade é superior.

Como armazenar

  • As sementes e o pó de cominho devem ser armazenados em um recipiente de vidro hermeticamente fechado, em local fresco, escuro e seco
  • Tanto as sementes quanto o pó podem ser armazenados por meses
  • Assim que moer, use o cominho o mais rápido possível, para que ele não perca o sabor;
  • A validade das sementes de cominho frescas é de até um ano, enquanto o pó tem uma vida útil de 6 meses.

Agora que você já conhece os benefícios do cominho e a versatilidade de seu uso, que tal inovar na cozinha e passar a adotar esse condimento que dá um toque especial (de sabor e saúde) às refeições? Bom apetite!

Talvez te interesse ler também:

10 ESPECIARIAS QUE QUEIMAM AS CALORIAS

ERVAS, ESPECIARIAS E TEMPEROS: O QUE COMBINA COM O QUÊ

5 ESPECIARIAS ANTICÂNCER




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...