Cominho: serve para tratar diversos problemas. Insônia, diabetes e muito mais


O cominho pertence à espécie Cuminum cyminum da família Apiaceae. É uma planta que atrai abelhas e outros polinizadores. Suas sementes são usadas na culinária e na medicina popular, para tratamento de diversos problemas de saúde relacionados às funções digestivas e diversos outros tratamentos. Mas, o cominho tem outros usos interessantes, veja abaixo.

O que você pode tratar com a ajuda do cominho?

Problemas digestivos

O comino, usado como tempero na culinária ou como chá, tem ação direta nas funções digestivas pois estimula a produção de enzimas necessárias a uma digestão eficiente. Consequentemente, combate problemas de flatulência, sensação de enfartamento (digestão difícil, demorada e estufamento gástrico).

Tomado à noite, antes de dormir, vai auxiliar o sono para aquelas pessoas que têm digestão pesada.

As fibras existentes no comino também ajudam à formação do bolo fecal, o esvaziamento do intestino e previnem a formação de hemorróidas. As fibras do cominho auxiliam no processo de limpeza intestinal e remoção dos resíduos e toxinas resultantes da digestão e eliminação.

Leia mais: HEMORRÓIDA: QUAIS ALIMENTOS PREFERIR E QUAIS EVITAR

Problemas respiratórios

O chá de cominho também tem ação expectorante sendo muito usado em tratamentos de catarro nas vias aéreas superiores, brônquios e pulmões. Esta propriedade, expectorante, ajuda na movimentação do muco acumulado e, suas propriedades desinfetantes reduzem a quantidade de bactérias nos casos catarrais.

Para a pele

As sementes de cominho são ricas em vitamina E e por isso, auxiliam no combate ao envelhecimento e processos inflamatórios, externos e internos, fortalecendo a pele e melhorando sua elasticidade.

Para este efeito, pode ser tomado o chá de cominho, internamente, ou usado como água tônica, para lavagem das áreas que se deseja tratar (é aconselhável seu uso em compressas frias).

Por sua composição, as sementes de cominhos têm propriedades antioxidantes, tanto no uso externo quanto no interno. O cominho possui propriedades anti-microbianas podendo ser usado no combate de infecções fúngicas, virais e bacterianas da pele.

Para este efeito, experimente uma pasta de sementes moídas de cominho, misturadas com azeite de oliva, indicada para tratamentos de furúnculos, espinhas, eczema, psoríase e outras lesões de pele.

Leia mais: MANCHAS NA PELE: 10 TRUQUES E REMÉDIOS NATURAIS

Para o sistema imunológico

As sementes de cominhos são ricas em vitamina C que funciona como antioxidante, sendo uma boa ajuda nos tratamentos contra o estresse, inflamações, saúde da pele. É reconhecido o uso do chá de cominho com o objetivo de se reduzir a pressão arterial e para o fortalecimento das pessoas que sofrem de depressão imunológica.

Leia mais: 10 ALIMENTOS E DICAS PARA AUMENTAR A IMUNIDADE

Na anemia

A semente de cominho possui elevado teor em ferro sendo recomendado o seu consumo frequente para aqueles que padecem de anemias. O consumo das sementes de cominho também ajudam no combate ao cansaço, o mau funcionamento cognitivo e a ansiedade.

Estes efeitos do cominho, de combate ao cansaço e anemia, são resultantes da sua ação na formação da hemoglobina de uma forma rápida e efetiva, resultante da disponibilidade do ferro que possui em sua composição.

Leia mais: ANEMIA: DIVERSAS CAUSAS, A MAIS COMUM É A DEFICIÊNCIA DE FERRO

Na prevenção da diabetes

O uso frequente das sementes de cominho na alimentação e em chá, melhora a tolerância à glicose em algumas pessoas, reduzindo os incidentes de hipoglicemia.

Leia mais: DIABETES: 10 SINTOMAS INICIAIS BASTANTE COMUNS

Osteoporose

As sementes de cominho são ricas em cálcio.

Leia mais: É POSSÍVEL PREVENIR A OESTEOPOROSE?

Na insônia

As sementes de cominho são uma boa fonte de vitaminas do complexo B e, se consumidas antes de dormir, podem auxiliar no início do processo do adormecer – experimente comer uma banana, crua ou cozida, polvilhada com cominho em pó. Dizem que esta combinação tem um poderoso efeito hipnótico que, porém, não produz habituação.

Leia mais:INSÔNIA? CONHEÇA AQUI ERVAS QUE VÃO TE AJUDAR A DORMIR MELHOR

Para a memória

A ingestão de cominho ajuda a manter os níveis de acetilcolina no cérebro o que promove uma maior retenção das memórias. Usa-se cominho para os casos de recuperação de processos amnésicos.

O chá de cominho, como se deve preparar?

Para fazer o chá de cominho esmague o equivalente a uma colher de chá de sementes e coloque em uma xícara de água fervente – abafe e tome ainda fresco. Tome só uma xícara ao dia (200 ml) pois seu consumo em excesso pode atuar de forma tóxica para o seu organismo. Leia mais.

cominho

Caso queira aprofundar essas informações, sugiro a leitura deste artigo científico sobre as atividades farmacológicas do cominho, aqui, e este outro, sobre a atividade antimicrobiana, aqui.

Especialmente indicado para você:

HOMUS TAHINE: RECEITA ORIGINAL ÁRABE, SAUDÁVEL E DELICIOSA

INTOXICAÇÃO ALIMENTAR: 10 REMÉDIOS CASEIROS E COMO PREVENIR

INTESTINO PRESO? CONHEÇA LAXANTES NATURAIS E EFICAZES




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...