Curry → Benefícios e PROPRIEDADES CURATIVAS. Dicas de como usar


As receitas asiáticas, com suas cores vibrantes e aromas peculiares têm, como tempero mestre, uma mistura de especiarias que nós, ocidentais conhecemos como curry. O uso do curry é benéfico para a saúde, em função das propriedades medicinais das ervas que compõem sua mistura básica.

O que é o curry

Curry ou caril, é uma mistura de especiarias usada como tempero nos países asiáticos cuja base é o pó seco de folhas de árvore-de-caril, açafrão-da-terra, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela.

A esta mistura básica podem ser acrescentados ainda feno-grego, pimenta-de-caiena, manjericão, noz-moscada, pimenta-da-jamaica, pimentão e alecrim. Cada família tem, na verdade, a sua receita de curry específica onde inclui outras especiarias diferentes das que mencionei acima e, desta variação é que depende a cor final do tempero, que pode ser amarela, vermelha ou verde, dependendo da quantidade de ingredientes e suas cores. Existem receitas de curry em que entram até 70 especiarias diversas!

Mas, o nome curry também é dado a qualquer “prato asiático” refogado, guisado ou estufado, que tenha molho e que se coma com arroz.

Benefícios e propriedades curativas comprovadas do curry

curry colheres

Cada especiaria que compõe o curry tem suas propriedades medicinais específicas reconhecidas pelas medicinas populares. Vamos falar dos benefícios do curry, como tempero composto.

Um dos ingredientes típicos do curry é uma planta asiática conhecida como árvore-de-caril ou Murraya koenigii cujo óleo essencial é tido como um poderoso anticoagulante tanto de uso interno como externo. Também é reconhecido como antiflebítico, antiespasmódico, mucolítico e cicatrizante e, um excelente preventivo nas patologias cardíacas e vasculares.

O uso desta especiaria por diabéticos parece ter o efeito de retardar a taxa de desintegração do amido para glucose, ação que será benéfica desde que você não esteja usando medicamentos químicos para controle de diabetes (cuidado com a interação medicamentosa entre plantas e medicamentos).

Leia também: INTERAÇÕES ENTRE PLANTAS, EM CHÁS OU CÁPSULAS: É PRECISO FICAR ATENTO

O açafrão-da-terra ou cúrcuma, outro dos ingredientes principais do curry, tem reconhecidas ações antioxidante, antiinflamatória, analgésica, anti-coagulante e antidepressiva. É esta especiaria que dá a cor amarela típica do curry. Seu componente ativo, a curcumina, no entanto é mal absorvida pelo nosso organismo – sua absorção é potencializada na presença de pimenta-do-reino (Pipper sp), outra especiaria básica do curry, que contem piperina.

Leia também: PIMENTA: OS DIVERSOS TIPOS E TODOS OS BENEFÍCIOS

Você se dará conta de que não há, no curry, nenhuma erva ou especiaria para a qual não se reconheça algum efeito medicinal importante. Este fato torna esse tempero um poderoso auxiliar na manutenção da saúde e, em muitos casos, na cura de algumas doenças.

Pelos seus componentes podemos afirmar que a ingestão de curry é bastante adequada em tratamentos de doença de Alzheimer, mal que ocorre em baixíssimas proporções na Índia, dada a sua quantidade de cúrcuma e pimenta-do-reino.

Também é recomendado se você sofre com processos inflamatórios dolorosos, como o reumatismo, pelo seu conteúdo em cúrcuma, gengibre e canela.

Na prevenção de diversas formas de câncer, o uso do curry é adequado também pelo açafrão e a curcumina, que tem a capacidade de estimular atividade anticancerígena na saliva humana (no caso, a obtenção deste resultado requer o uso sistemático de açafrão-da-terra, em quantidades correspondentes a 1 colher de sopa diária, pelo menos). Este efeito benéfico foi determinado no caso de câncer de cólon, por exemplo.

Para a saúde do coração, o curry tem ação benéfica por conta do seu conteúdo em cardamomo que tem ação vasodilatadora e redutora da pressão arterial.

Outro benefício do uso do curry é a manutenção da saúde óssea. Devido à ingestão diária de cúrcuma na composição do curry (com pimenta-do-reino, é bom lembrar) as taxas de recuperação óssea, em casos de osteoporose, podem ser significativamente aumentadas.

O coentro, com sua atividade antibacteriana, é um componente do curry interessante para debelar problemas gastrointestinais.

O uso frequente de curry também tem efeitos benéficos sobre a liberação de endorfinas pelo nosso cérebro, criando a sensação de bem-estar tão necessária para a manutenção da nossa saúde física e mental.

Para resumir, as propriedades curativas do curry são:

1. Para a saúde do coração: pois protege das patologias cardíacas e vasculares, tem ação vasodilatadora e redutora da pressão arterial

2. Para o controle da diabetes

3. O açafrão presente no curry é antioxidante, antiinflamatório, analgésico, anti-coagulante e antidepressivo

4. Curry contra a doença de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas

5. Prevenção e cura do câncer, especialmente do cólon

6. Contra o reumatismo, a osteoporose e todas as patologias ósseas

7. Para debelar problemas gastrointestinais

8. Antidepressivo, libera endorfinas, dá sensação de bem-estar e aumenta a longevidade

Mas o excesso de curry pode ser perigoso…

Porém, tudo que é bom (menos o amor), em excesso também pode ter seus efeitos ruins. O curry é um potente anticoagulante e pode estar contraindicado para você que já tem problemas de coagulação deficiente. Para algumas pessoas, o uso do curry tem ação irritante da vesícula biliar, estimulando contrações que podem ser dolorosas caso você sofra de cálculos biliares ou obstrução dos canais biliares. Mas, excetuando-se esses casos, tudo no curry é bom demais!

O curry no mundo

O uso do curry se difundiu pelo mundo afora através dos ingleses, navegantes de seu vasto império, e apreciadores da culinária saborosa e aromática que encontraram pelas Índias. Diz-se, inclusive, que os ingleses sofrem de um certo tipo de adição ao curry, por conta da liberação aumentada de endorfinas resultante da sua ingestão.

Sobre a base de especiarias do curry, em cada região diferente são acrescentados outros ingredientes e da mistura resultam currys mais fortes, picantes, ou mais suaves, de cor mais amarelada ou mais vermelha (que depende da quantidade de pimentão e pimenta-caiena em sua composição) ou mais amarronzada (quando é significativo o aumento de canela e cravo em pó).

Curry como tempero: como usar

Como tempero, o curry, se usado com parcimônia, tem sabor suave. Se você pretende um resultado delicado, suave e, mesmo assim, exótico, dê cor aos teus pratos usando um pouquinho de curry. Mas o mix de especiarias também pode ser usado como tempero principal, caso seu gosto seja mais “ardido” e acentuado.

Como curry também quer dizer “prato de arroz com molho” entram nessa categoria, principalmente, as receitas que usam frango, camarão ou carnes. Mas, o curry como tempero fica delicioso em receitas vegetarianas – combina muito com batata, cenoura, abobrinha, espinafre, couve-flor, pimentão ou brócolis com molho suave de curry amarelo ou, nas leguminosaslentilha ou grão-de-bico – feitas em sopa, temperadas com curry vermelho, por exemplo. Essa última opção é ideal para “dar um up” no sistema imunológico de qualquer um.

Até em pratos doces o curry pode entrar, misturado ao óleo de coco (como os da cozinha Andra Pradesh conhecidos como poppadam)

Pode usar o curry em qualquer arroz, sopa e legumes salteados que o resultado é sempre bom e bonito.

Leia mais: ERVAS, ESPECIARIAS E TEMPEROS: O QUE COMBINA COM O QUÊ

Receitas com curry

curry mix

Curry vegano

Uma receitinha deliciosa e muito fácil que você vai conhecer aqui neste vídeo.

Ingredientes

3 batatas-baroa

100g de vagem

2 cenouras

2 cebolas grandes

1 couve flor

2 batatas doce

1 litro de leite de coco

Sal e pimenta

Azeite

Curry

Modo de fazer

* Em uma panela grande junte: azeite, um dente de alho para aromatizar, refogar a cebola devagarinho.

* Misture uma colherada de curry em pasta (dissolvido em um tico de água para abrir o aroma).

* Caso seu curry seja em pó, aumente a quantidade de cebolas no refogado, para dar o ponto certo do líquido.

* Depois de refogado, acrescente a água suficiente para os legumes, na seguinte ordem – batata doce, batata baroa, mandioquinha, batata inglesa e vagem, abobrinha, brócolis.

* Quando os legumes estiverem macios, ao seu gosto, acerte o sal e, se gostar, coloque leite de coco também.

Arroz vermelho com lentilhas ao curry

Ingredientes

150 g de lentilha

150 g de arroz cateto vermelho

meia cebola picada,

manteiga, curry, pimenta e sal ao gosto

Modo de fazer

* Refogar, rapidamente, a cebola na manteiga.

* Acrescentar a lentilha e o arroz, fritar levemente os ingredientes.

* Temperar com curry, pimenta e sal.

* Refogar em fogo baixo, sentindo o aroma e salivando bastante, claro.

* Acrescentar a água e deixar cozinhar por uns 20 minutos mexendo de vez em quando até secar a água. Serve-se com folhas frescas de hortelã.

Especialmente indicado para você:

GENGIBRE: PROPRIEDADES MEDICINAIS COMPROVADAS

FENO-GREGO: PROPRIEDADES, BENEFÍCIOS, QUANTO CONSUMIR E ONDE ENCONTRAR

LEITE DE COCO: TANTAS PROPRIEDADES E USOS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...