Óleo de Argan: 20 razões pelas quais todos devemos tê-lo em casa


O Óleo de Argan é muito benéfico para nossa saúde por suas várias propriedades terapeuticas. Neste conteúdo vamos mostrar 20 razões pelas quais devemos sempre ter um vidrinho deste óleo em casa e como utilizá-lo.

O óleo de argan é extraído através do processo de prensagem a frio das nozes da Argania spinosa, árvore típica de Marrocos que é tão nutritiva que até os cabritos escalam e ficam no alto de suas árvores para se alimentarem dela.

O óleo de argan é utilizado pelo povo marroquino desde aproximadamente 600 a.C., para o tratamento de vários problemas de saúde e para cuidar da beleza.

Rico em vitaminas A, C e E, possui em sua composição antioxidantes, ácido linoleico e ácido graxo ômega-6, que trazem benefícios para pele, cabelo e corpo.

O uso externo do óleo de argan estimula a regeneração celular, o que contribui para tornar pele e cabelo saudáveis.

Além de ser usado como produto de beleza, este óleo pode ser utilizado também na alimentação beneficiando nossa saúde.

Agora conheçam os 20 benefícios do óleo de argan para saúde e beleza de nosso corpo:

{index}

Reduz a acne e trata a pele oleosa

Os triterpenoides contidos no óleo de argan são úteis no tratamento da acne leve e atua como cicatrizante para as lesões que esse problema acarreta. O ácido linoleico do óleo de argan diminui a inflamação da pele causada pela acne.

O óleo de argan diminui a produção excessiva da oleosidade, melhorando a aparência do rosto, no caso da pele oleosa. Para esta finalidade, é só utilizar algumas gotas, aplicadas diretamente nas áreas da pele a serem tratadas.

Trata dermatite, eczema e psoríase

Nos casos de eczema, dermatite ou psoríase, o óleo de argan ajuda a reduzir as erupções cutâneas e coceiras. Graças às vitaminas E e A nele contidas, este óleo diminui a inflamação, hidrata e melhora a elasticidade da pele para que ela possa se restaurar.

O óleo de argan atua como antioxidante e combate os radicais livres que causam vários problemas que acometem a pele.

Melhora a saúde e a aparência da pele

O óleo de argan torna a pele mais macia, firme e sedosa. As saponinas presentes neste óleo ativam a regeneração celular, mantendo a pele bonita e saudável.

Leia também: COMO TER A PELE SEMPRE JOVEM?

Combate o envelhecimento

Os nutrientes do óleo de argan diminuem os sinais da idade e combatem o envelhecimento precoce. Para isso, é recomendável aplicar este óleo nas rugas e nos chamados “pés de galinha”. O uso regular do óleo de argan atenua as rugas e diminui manchas e sinais da idade, restaurando a elasticidade da pele e aumentando sua regeneração celular.

Protege da radiação UV

O óleo de argan protege a pele, cabelos e unhas contra danos causados pela radiação UV. Este produto acelera a recuperação dos danos causados pelos raios UV, pois contribui para a proteção da pele e suas células. A aplicação deste óleo na pele ajuda a diminuir o ressecamento, as manchas ou a vermelhidão provocadas pela exposição excessiva aos raios solares UV, promovendo a regeneração celular saudável.

Diminui o colesterol

O óleo de argan pode ser usado como ingrediente na culinária para ajudar a diminuir o colesterol ruim, no organismo. Os esteróis vegetais encontrados neste óleo bloqueiam, no trato intestinal, a absorção do colesterol ruim.

Produz alívio em quadros de dores articulares e musculares

Os flavonoides e triterpenoides presentes no óleo de argan possuem poderosas propriedades anti-inflamatórias que aliviam o inchaço e a dor em casos de artrite. Seu alto índice de ácido linoleico eleva a produção de prostaglandinas 1, que ajudam a melhorar as condições reumatológicas.

Algumas gotas de óleo de argan puro podem ser utilizadas em massagem, na área a ser tratada, para aliviar dores musculares e articulações dolorosas.

oleo de argan

Melhora a digestão

A utilização do óleo de argan como alimento, graças aos seus compostos orgânicos, aumenta a concentração de pepsina no estômago, contribuindo para uma boa digestão. A pepsina é uma enzima que se encontra nos sucos gástricos e que ajuda na digestão das proteínas. Uma boa digestão significa mais energia, menos fome, corpo em forma e saudável.

Evita o aparecimento de estrias

Este óleo pode ser usado para evitar estrias, durante a gravidez ou devido ao aumento rápido de peso. Ajuda a aumentar a elasticidade da pele e a mantê-la hidratada, dificultando a formação de estrias. Para essa finalidade, aplica-se o óleo aquecendo algumas gotas nas palmas das mãos e esfregando-as suavemente sobre as áreas sujeitas a ter estrias, tais como os quadris, coxas e abdômen.

Tratamento capilar

Aplicado no cabelo, o óleo de argan evita o seu ressecamento e outros problemas. O óleo de argan deixa o cabelo mais assentado, fácil de pentear, sem frizz e os fios menos quebradiços. Ajuda a retocar tinturas naturais como a henna ou amla, podendo inclusive ser misturado nelas quando aplicadas no cabelo.

Rico em vitamina E, nutre o cabelo, repara as pontas divididas, aumenta o brilho e o deixa com aspecto saudável.

Para deixar o cabelo mais fácil de pentear e hidratado, use algumas gotas de óleo aquecendo-o nas palmas das mãos, então, espalhe-o no cabelo com os dedos principalmente nas pontas. Em seguida, use uma gota para massagear o couro cabeludo.

Hidratação para cabelos secos e quebradiços

Nestes casos é necessário aquecer de 5 a 10 gotas de óleo nas palmas das mãos, em seguida, massagear o couro cabeludo e passar em todo cabelo até nas pontas. Feito isso, cubra a cabeça com uma toca de banho, para reter o calor natural, e assim o óleo irá penetrar melhor nos cabelos. Deixe agir, no mínimo por um hora. Após isso, lave bem os cabelos, enxágue bem para tirar os resíduos do óleo. Repita o tratamento por uma ou duas vezes por semana.

Protege o cabelo

O óleo de argan protege o cabelo dos efeitos do uso do secador de cabelo, chapinha ou escova. Antes de utilizar alguns destes procedimentos no cabelo, aplique 2 ou 3 gotas deste óleo, passando-o uniformemente entre os fios, nas raízes, até as pontas.

Combate a queda de cabelo

Várias pessoas sofrem com a perda de cabelo. Para esse problema, o couro cabeludo deve ser tratado pelo menos 3 vezes por semana, usando algumas gotas de óleo e massageando-o em movimentos circulares, em várias direções. Faça isso por 15 minutos para permitir que o óleo penetre nas raízes dos fios capilares e estimule o fluxo de sangue nos folículos pilosos.

oleo argan cabelos

Fortalecedor das unhas

O óleo de argan, promove força e saúde para as unhas graças aos seus alto conteúdo em vitamina E. As propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias do óleo de argan combatem infecções nas unhas. Para essa finalidade, aplique uma única gota na unha a ser tratada, esfregando bem (não deve estar com esmalte), desde a ponta até a cutícula. Deixe agir alguns minutos.

Hidrata pés secos e com rachaduras

O óleo de argan trata a pele seca e rachada dos pés. Basta massagear os pés com algumas gotas, principalmente, nas áreas mais secas e rachadas. Cubra os pés com um par de meias, para que a pele possa absorver as substâncias hidratantes do óleo. Deixe o óleo agir por um mínimo de 30 minutos.

Acalma a pele, após barbear ou fazer depilação

Para utilizar o óleo de argan para acalmar a pele, nos homens, após barbear e nas mulheres, após a depilação, simplesmente aqueça 1 ou 2 gotas nas mãos e massageie-o levemente nas áreas afetadas. Esse procedimento diminui o surgimento de pelos encravados e irritações na pele.

Previne o câncer

Os altos níveis de antioxidantes no óleo de argan protegem a pele da ação dos radicais livres que podem desencadear o surgimento do câncer de pele.

Como alimento, o óleo de argan protege o corpo da ação dos radicais livres e, consequentemente, do surgimento do câncer, principalmente, em órgãos como cólon, bexiga e próstata.

Hidratante labial

Em vez de usar a manteiga de cacau, pode-se utilizar algumas gotas de óleo de argan para hidratar os lábios. As propriedades emolientes deste produto natural são indicadas para o tratamento de lábios secos ou rachados.

Veja também: HIDRATANTE LABIAL CASEIRO E NATURAL: 5 RECEITAS FÁCEIS

Para proteger a pele do bebê

O óleo de argan é um produto indicado para o cuidado dos bebês, tanto na irritação da pele, quanto para tratamento de dermatite, por exemplo, provocadas por assaduras e uso de fraldas. Este óleo pode ser usado como massagem relaxante em recém-nascidos e bebês, tratando a pele delicada deles.

Regula o nível de açúcar no sangue

O óleo de argan equilibra o nível de açúcar no sangue. As propriedades do óleo de argan reduzem a resistência das células à insulina e atuam positivamente para que o metabolismo assimile e transforme o açúcar, para o bom funcionamento do organismo.

Quer saber mais sobre o óleo de argan? Leia também: ÓLEO DE ARGAN – PARA CABELOS, UNHAS, ROSTO E CORPO

Deu para perceber que vale a pena investir neste produto com múltiplas finalidades, e que servem para a saúde e beleza de nosso corpo.

Como visto, é muito útil e bom ter sempre um vidrinho deste óleo em casa!




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...