ÓLEO DE ARGAN – PARA CABELOS, UNHAS, ROSTO E CORPO


O óleo de argan é produzido pela prensagem dos frutos maduros da Argânia, árvore nativa do Marrocos e que cresce em clima desértico. Este é um presente da natureza para os cuidados da nossa beleza.

A argânia, Argania spinosa, é cultivado no sudoeste do Marrocos e sua região endêmica foi considerada Reserva da Biosfera pela Unesco, ocupando uma área aproximada de 8.280 km².Está em território do povo bérbere que produz, artesanalmente, o melhor e mais puro óleo de argan. No entanto, as argânias sofrem com o incremento das pastagens de cabras dos bérberes pois estas sobem nas árvores e comem frutos e folhas.

Outro motivo, o incremento da queima de vegetação para a produção carbonífera, também vem deteriorando essa população nativa de argânias que agora, tentativamente, está sendo cultivada em Israel, no Deserto do Negev. Por tudo isso o óleo de argan é escasso, raro e caro.

oleo de argan 2

Tradicionalmente este óleo é usado na culinária bérbere e em cosméticos, muito perfumado e tem cor escura. O óleo de argan usado pela indústria cosmética é re-filtrado por diversas vezes, consequentemente mais livre de impurezas e mais claro que aquele produzido artesanalmente pelos povos bérberes, que vivem na região da argânia. Mas, segundo minhas pesquisas, o óleo produzido artesanalmente é o único que preserva, realmente, sua qualidade inalterada.

oleo de argan 3

Qualidades cosméticas do óleo de argan

Este óleo tem propriedades que evitam o envelhecimento precoce da pele e cabelos devido ao seu elevado teor de antioxidantes (polifenóis, tocoferol, vitamina E, ácidos graxos e flavonoides).

Seu efeito, ao ser aplicado na pele, atinge as camadas mais profundas, subcutâneas, tornando-a mais elástica e resistente. Costuma ser recomendado para a hidratação da pele do rosto e do corpo, especialmente após a exposição ao sol e, no final do verão, para restaurar a suavidade e vitalidade dos tecidos. É especialmente útil para o tratamento de pele seca ou rachada, devendo ser usado, para esses fins, durante todo o inverno.

ABACATE É MUITO BOM PARA A SUA BELEZA

O óleo de argan não deixará sua pele oleosa e apenas algumas gotas, misturadas ao seu creme facial ou máscara de beleza, serão suficientes para você alcançar resultados surpreendentes. Para as rugas e linhas de expressão use o óleo de argan puro, massageado antes de dormir.

FAÇA VOCÊ MESMO PRODUTOS DE BELEZA USANDO CASCAS DE FRUTAS

As suas unhas também serão beneficiadas com a massagem de óleo de argan – você pode misturar uma colher de chá do óleo puro com igual medida de suco de limão e aplicar à noite, antes de dormir (se preferir, envolva suas unhas em pedaços de algodão o que potencializará os efeitos já que o óleo não sairá tão facilmente nos lençóis). Não se esqueça de lavar bem as mãos ao acordar pois o limão é fotossensível e produz queimaduras sérias em contato com a luz solar.

Para a hidratação corporal, você poderá pingar algumas gotas de óleo de argan na água da banheira ou, aplicar o óleo, sobre a pele molhada e massagear todo o corpo antes de se ensaboar. Também se pode adicionar óleo de argan ao seu esfoliante natural (com sal, limão, fubá, veja algumas dicas abaixo).

ESFOLIANTE CASEIRO: 4 RECEITAS NATURAIS E SIMPLES

ALGUNS BONS USOS DA BORRA DE CAFÉ PARA A MANUTENÇÃO DA SUA BELEZA

O óleo de argan é um ótimo aliado nas massagens, especialmente quando você sofre de espasmos musculares e cãibras. Massagear esse óleo nas pernas e braços vão te ajudar a relaxar os músculos ao mesmo tempo que você os alonga.

Em queimaduras, o uso do óleo de argan puro ajudará a acelerar a cicatrização reduzindo a formação de marcas e queloides, por suas propriedades regenerativas dos tecidos e a sua composição excepcional em ácidos graxos essenciais.

Para usar óleo de argan no cabelo

Se o seu cabelo está fraco e frágil, quebradiço, faça uma máscara capilar com óleo de argan puro, que será aplicada sobre os cabelos úmidos. Em seguida, enrole a cabeça em uma toalha, ou use uma touca de banho plástica, e deixe assim por, pelo menos, uma hora após o que você os deverá lavar como normalmente o faz.

Em caso de cabelo ressecado e com pontas duplas, use o óleo de argan após o xampu, massageie suavemente e penteie.

Se você tem caspa, massageie seu couro cabeludo com algumas gotas de óleo de argan antes de lavar o cabelo. Este tratamento vai aliviar a coceira e a irritação e, com seu uso constante, a caspa desaparecerá já que esta é um desequilíbrio da oleosidade do couro cabeludo produzida por resíduos ou, secundariamente, por fungos e bactérias. Buscando o reequilíbrio biológico, com a massagem de óleo de argan, o problema se resolverá de forma fácil.

Não use óleo de argan se os seus cabelos forem oleosos pois o uso os deixará pesados apesar de saudáveis e brilhantes.

Outros usos cosméticos

Para os homens o óleo de argan também é precioso. Pode ser usado na massagem após a barba, para aliviar a vermelhidão e a irritação da pele produzida pelas lâminas de barbear.

Na gravidez você poderá usar óleo de argan, sem medo de ser feliz. Misture algumas gotas deste óleo no seu vidro de óleo de amêndoas doces, ou óleo de semente de uva, e faça, diariamente, a sua massagem de prevenção de estrias. Em caso de estrias preexistentes, massageie a região com óleo de argan puro.

ÓLEO DE AMÊNDOAS DOCES: USOS, PROPRIEDADES E ONDE ENCONTRAR

O óleo de argan nutre, regenera, hidrata, relaxa pele e músculos. É, realmente, extraordinário os seu efeito cosmético. Mas, como é bastante caro, use sempre pequenas quantidades, gota a gota. Para comprar óleo de argan certifique-se da sua procedência e de que, no vidro, não esteja nada mais do que óleo puro já que este não requer de conservantes ou acrescentos quaisquer. Você encontrará óleo de argan em farmácias e cosméticas e também pela internet, sem dificuldades.

Especialmente recomendados para você:

 

COMO FAZER O CABELO CRESCER RÁPIDO: DICAS E REMÉDIOS NATURAIS

 

15 ÓLEOS VEGETAIS PRECIOSOS PARA SAÚDE E BELEZA

XAMPU DE CAMOMILA: É NATURAL E FÁCIL DA FAZER EM CASA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...