Tília e Melissa → Chás para Acalmar os Nervos e Diminuir a Ansiedade

  • atualizado: 
Tília

Existem diversos chás que acalmam os nervos, induzem o sono ou reduzem a ansiedade - lembra da valeriana, do maracujá, da lavanda, do alecrim, da camomila e tantos mais de que já falamos?

Bom, agora vou falar da tília e da melissa, que sozinhas ou combinadas, são excelentes para o bem dormir de adultos ou crianças.

Chá de Tília

A tília, ou tilo como também é chamada, é uma árvore que habita os climas temperados do Hemisfério Norte, sendo abundante em bosques, jardins públicos e calçadas dos países europeus. O gênero Tília é bastante extenso mas, nem de todas suas espécies, sabe-se sobre o seu uso medicinal.

São duas as espécies de tília que se reconhecem como medicinais - a tília de folha grande, Tilia platyphyllos e a tília de folha pequena, Tilia cordata.

cha tilia

O chá de tília sempre se prepara com as flores, ou sumidades floridas, que aparecem durante o verão europeu.

Receita do Chá de Tília

O chá de flores de tília é feito por infusão - em 1 litro de água fervente se jogam 2 gr de flores secas, abafar entre 5 a 10 minutos - e se pode tomar até, no máximo, 3 xícaras por dia no começo do tratamento.

Mas atenção...

O chá de tília pode provocar diarreia quando tomado em excesso e, seu uso continuado pode provocar acostumamento do organismo deixando de fazer efeito nas doses habituais.

Ação curativa do chá de tília

Esse chá é recomendado para casos de febre, resfriados, gripes, problemas do sistema nervoso, insônia e ansiedade pois tem propriedades antidepressivas, calmantes e relaxantes.

Pela ação calmante que exerce, o chá de tília também atua nas tosses, na falta de apetite e na falta de vontade incentivando o organismo a recuperar seu bem-estar.

Portanto, a tília é:

● febrífuga

● antitussígena

● ansiolítica

● antidepressiva

● diurética

Com a ação fortemente diurética este chá age como um desintoxicante pois estimula as funções renais e urinárias e a maior eliminação das impurezas e resíduos.

No entanto, é preciso saber que o chá de tília tem poder acumulativo - ou seja que, quanto mais se toma, mais fortemente ele age então, é importante ir diminuindo a dose diária paulatinamente até não ser mais necessário tomar o chá.

Contraindicações

Não é recomendado o uso do chá de tília por gestantes, lactantes, alérgicos ou pessoas que usem medicamentos fortes para doenças crônicas pois, eventualmente pode ocorrer interação medicamentosa.

Na dúvida, não deixe de consultar seu médico sobre o benefício de tomar o chá de tília.

E para finalizar com a tília, saiba que ela é uma árvore grande, frondosa, que pode atingir os 40 metros de altura. Na antiguidade era considerada uma árvore sagrada, mágica.

tilia cordata

Tilia cordata

O Chá de Melissa

Melissa é o nome comum que se dá a duas ervas bem diferentes: uma delas é a Melissa officinalis e a outra, Cymbopogon citratus, que é mais conhecido como capim-santo, capim-limão ou capim-cidreira.

Aqui neste artigo me refiro, somente, à Melissa officinalis, uma erva perene, aromática e usada dede a antiguidade como curativa para problemas nervosos e gástricos.

melissa officinalisMelissa officinalis

A melissa é muito fácil de se combinar com outras ervas pois seu aroma, e sabor, são suaves e não dominantes - experimente combinar a melissa com limão, flor de laranjeira, camomila e outras ervas boas para acalmar.

Geralmente a melissa também é combinada com valeriana ou crataegus, que são poderosos calmantes porém com sabor muito forte e desagradável.

Então, agora você pode entender melhor porque escrevemos antes sobre MELISSA OU ERVA-CIDREIRA: FÁCIL DE VOCÊ CULTIVAR, EM VASOS OU NO JARDIM

As Propriedades Curativas da Melissa

Porém, não só bom calmante a melissa é. Outros usos são tão importantes quanto este uso.

A melissa, em uso interno, seja em chá ou tintura, é indicada para os seguintes problemas de saúde:

  • hipotireoidismo,
  • problemas gástricos,
  • herpes,
  • problemas nervosos,
  • estresse,
  • ansiedade e
  • problemas de memória (é indicado em tratamentos de Alzheimer).

O óleo essencial da melissa tem ação bacteriostático, ou seja, que dificulta a reprodução de algumas bactérias permitindo aos sistema imunológico que as elimine sendo o seu uso indicado em lesões herpéticas.

Uma outra planta a se conhecer é a DAMIANA: ERVA BOA PARA TRATAR ANSIEDADE

Como fazer Chá de Melissa

cha melissa

Para cada xícara (200ml) de água fervente, coloque umas 10 folhas secas de melissa e deixe em infusão por uns 10 minutos.

Beba antes de dormir ou em horários e situações onde você possa relaxar.

Leia mais sobre Plantas Medicinais:

seta

CHÁ MEDICINAL TEM JEITO CERTO DE SE FAZER, VOCÊ SABIA?

seta8 PLANTAS MEDICINAIS FÁCEIS DE SE CULTIVAR EM CASA

setaCAPIM-SANTO: BENEFÍCIOS, USOS MEDICINAIS, ÓLEO ESSENCIAL E CHÁ