Umbu: benefícios, usos medicinais e 3 deliciosas receitas


O umbu, fruto do umbuzeiro, Spondias tuberosa é nativo da caatinga brasileira, região de terra seca, árvores baixas e retorcidas que resistem às intempéries e guardam água e nutrientes.

O umbu se come in natura, no pé, pois é preciso que esteja maduro de todo – se colhido meio verde, a fruta não irá amadurecer e sim apodrecerá.

A árvore que dá de beber

Esta árvore, sagrada para os indígenas, guarda água rica em nutrientes em suas raízes – de aí vem seu nome, “ymbu” em tupi-guarani, que quer dizer, “a árvore que dá de beber“. No clima agreste da caatinga, o umbuzeiro é um oasis que alimenta aos seres humanos e aos animais. Sua sombra é refrescante e a abundância de suas flores aromáticas faz com que a planta seja uma das preferidas das abelhas e outros polinizadores.

O fruto, umbu, é pequeno, arredondado, de casca lisa ou com pelos suaves, meio aveludado, com cheiro doce e sabor “bom dimais”. É um fruto cheio de nutrientes, aquoso e especialmente rico em vitamina C sendo importante na dieta alimentar dos habitantes da Caatinga por seu alto valor vitamínico.

É consumido em doces, geleias, sorvetes e misturas como a “umbuzada”, prato típico regional.

O fruto, as folhas e as raízes do umbuzeiro são usados tanto na alimentação humana quanto animal. As folhas novas podem ser comidas cruas, em saladas, ou refogadas e cozidas, um importante aporte à alimentação das populações mais carentes desta região. Das batatas de suas raízes, as populações nativas extraem o suco que é usado para prevenir o escorbuto e outras doenças derivadas da carência vitamínica. Também o usam em tratamentos contra diarreia e, em períodos de estiagem forte, sua água armazenada, é consumida por pessoas e animais.

umbu frutos

Foto – Umbu frutos

Propriedades Nutricionais

Em cada 100g de polpa do fruto umbu, segundo o Portal São Francisco, existem:

Calorias (Kcal) 44,0

Proteína (g) 0,6

Cálcio (mg) 20,0

Fósforo (mg) 14,0

Ferro (mg) 2,0

Vitamina A (mg) 30,0

Vitamina C (mg) 33,0

Vitamina B1 (mg) 0,04

Usos medicinais

O umbuzeiro é usado pelo extrativismo local: ” Os primeiros moradores do sertão, os índios, utilizavam as “batatas” dos umbuzeiros para curar doenças e os frutos para alimentar-se. As “batatas” muitas vezes são utilizadas pelos vaqueiros do sertão para matar a sede nas suas jornadas na Caatinga. Elas possuem propriedades medicinais e são muito usadas na medicina caseira para o tratamento de diarréias e no controle de verminose.

“O suco das raízes do umbuzeiro é uma bebida saudável, que proporciona ao sertanejo doses apreciáveis de sais minerais e de vitaminas, principalmente de vitamina C. Desde os primeiros tempos da colonização, o povo da região atribui efeito curativo ao suco da raiz nos casos de escorbuto, doença que tem como sintomas hemorragias nas gengivas em decorrência de carência grave de vitamina C na dieta alimentar.” Veja a íntegra da cartilha “Boas Práticas de Manejo para o Extrativismo Sustentável do Umbu“.

Foto – umbu arvore

Algumas populações locais usam a decocção das folhas de umbu para tratar problemas nos olhos.

A Embrapa Semiárido, junto com pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF-Sertão). identificaram substâncias antioxidantes no suco de umbu, polifenóis em quantidade semelhante aos que existem nas uvas, o que torna esta uma fruta potencialmente medicinal. Esta investigação foi feita com o suco integral das frutas produzidas pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Copercuc), uma das mais antigas da região.

Receitas com umbu

Algumas boas receitas, tradicionais e muito gostosas com umbu, você encontra aqui. Experimente substituir o açúcar cristal pelo demerara ou mascavo.

Doce de umbu

INGREDIENTES

● 500g de polpa de umbu

● 250g de açúcar cristal

MODO DE FAZER

Cozinhe os frutos até amolecerem, coe para separar a polpa do caroço. Coloque o açúcar na polpa e leve ao fogo mexendo de 10 a 15 minutos. Quando borbulhar e soltar do fundo da panela, estará no ponto. Quando esfriar você poderá cortar, como goiabada.

Geleia de umbu

INGREDIENTES

● 500g de polpa de umbu

● 250g de açúcar cristal

● ½ litro de água

● suco de 1 limão

MODO DE FAZER

Como na preparação do doce de umbu, cozinhe os frutos e coe depois para separar a polpa do caroço. Com a água do cozimento, faça a geleia acrecentando ½ litro de água a 250g de açúcar e levar tudo ao fogo. Quando levantar fervura, adicione o suco de 1 limão. A geleia está pronta quando formar fio de mel.

Molho agridoce com geleia de umbu

INGREDIENTES

● 1 colher (sopa) de geleia de umbu

● 2 colheres (sopa) de vinagre

● 4 colheres (sopa) de azeite

● sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE FAZER

Misture a geleia de umbu com o vinagre, acrescente o azeite, aos poucos e mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta, a gosto.

Esse molho agridoce é ótimo para temperar saladas folhosas.

Talvez te interesse ler também:

PLANTAS NATIVAS BRASILEIRAS COMESTÍVEIS E POUCO CONHECIDAS

16 FRUTAS BRASILEIRAS EM RISCO DE EXTINÇÃO SEGUNDO A SLOW FOOD BRASIL

RIO SÃO FRANCISCO – A EXTINÇÃO DA CAATINGA (ESTUDO)




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...