A paina e a paineira - suas mil e uma utilidades

  • atualizado: 
paina

Paineiras são árvores grandes, majestosas, cujos frutos, quando maduros, dão a paina, nuvem de algodão branquinho. Mas não só, paineiras também são alimento, e medicamento, usados pelas populações tradicionais.

São diversas as árvores que chamamos de paineira - pertencem à família Malvaceae e aos gênero Ceiba (antes se chamava Chorisia. Essas grandes árvores também são conhecidas como sumaúma, barriguda, paina-de-seda, paineira-branca, paineira-rosa, árvore-de-paina, árvore-de-lã, paineira-fêmea.

As paineiras são primas dos baobás africanos e tão especiais quantos estes. As espécies mais conhecidas são:

* Ceiba glaziovii, paineira branca, cuja paina é usada para fazer colchões e travesseiros e a casca, para remédio;

* Ceiba speciosa, a paineira rosa,

* Ceiba pentandra, mais conhecida como sumaúma, a rainha das florestas, das quais se pode comer as folhas jovens, as sementes (torradas ou germinadas), os frutos ainda não maduros, os botões florais e até a madeira de seu tronco, quando queimado, que tem uma cinza muito rica em sais minerais,

* Eriotheca gracilipes, paineira-do-cerrado,

* Spirotheca rivieri, paineira-amarela.

O tronco das paineiras tem espinhos grandes que impedem a subida de mamíferos e répteis protegendo desta forma, os pássaros que se alimentam dos frutos e sementes da árvore.

Algumas paineiras, da região da caatinga e mata atlântica, acumulam água no tronco, fazendo aquela barriga da qual origina o nome de Barriguda. Deste reservatório de água é que se alimenta a árvore durante a época de seca.

paina paineira
Foto: Paineira com paina (detalhe) e tronco

Usos vários das paineiras

* Sua madeira é empregue em caixotaria

* Da casca se faz remédios para inflamação do fígado, tratamento de hérnias, reumatismo, problemas cardíacos e pressão alta. Em algumas regiões, o infuso desta árvore também é usado para tratar contusões e fraturas.

* Ornamental adequada para praças e canteiros centrais de grandes avenidas

* Da fibra branca que envolve as sementes, a paina, se fazem almofadas, edredons, colchões e mais uma infinidade de usos que requerem isolamento térmico

* A paina também pode ser útil como filtro - se você está no campo, coloque um pouco da paina em uma garrafa pet cortada como funil e filtre a água de que vai fazer uso.

* A fibra, paina, também é muito boa como biorremediadora em caso de vazamentos de óleos e petroquímicos - sua capacidade de absorção supera outras fibras vegetais.

* As folhas jovens podem ser usadas como alimento em uma variedade de receitas, cozidas, cruas em saladas, como enroladinho, bolinhos de folhas, sendo uma alternativa para a nutrição não convencional.

* Os frutos jovens podem ser preparados como quiabos.

* Estudos já demonstraram a capacidade antimicrobiana dos fitoquímicos das paineiras

Como se faz o chá de casca de paineira

Na verdade, este não é um chá e sim uma água - você deverá por a casca de molho, em água fria e deixar na geladeira. A indicação é de se tomar alguns copos ao dia.

A Rainha da Floresta

ceiba pectandra

Essa é a sumaúma, Ceiba pectandra, a árvore mais majestosa, que cuida da floresta em redor do seu tronco, fornece alimento e remédio. Uma árvore considerada sagrada pelos povos indígenas.

Leia também:

10 MATOS COMESTÍVEIS PARA VOCÊ CONHECER E SE BENEFICIAR

MAIS ÁRVORES PARA O CONFORTO E A SAÚDE HUMANA

ACÁCIA-BRANCA (MORINGA OLEIFERA) E SEUS SURPREENDENTES USOS E BENEFÍCIOS