Cânfora: benefícios, propriedades medicinais e como usar

  • atualizado: 
cânfora

Uma planta pertencente à mesma família da exótica canela, a cânfora (Cinnamomum camphora) é capaz de surpreender com suas propriedades e benefícios para a saúde, muitas vezes a partir de seu óleo essencial. Seu uso é simples e pode ser feito para diversos fins medicinais naturais que variam desde o tratamento de epilepsia ao controle de gripes. Veremos sobre a cânfora, seus benefícios, propriedades medicinais e óleo essencial.

Propriedades medicinais da cânfora

Além de um incrível e refrescante aroma, a cânfora possui diversas propriedades que juntas trazem inúmeros benefícios para a saúde. Normalmente, para tirar proveito das propriedades da cânfora devemos utilizar seu óleo essencial, facilmente extraído das folhas e outras partes da árvore. Seu óleo essencial conta princípios ativos terpenos, tais como canfeno, dipenteno, cadineno e álcoois como borneol, alfaterpinol e linalol. Atualmente, é possível encontrar o óleo essencial de cânfora em farmácias e lojas de produtos naturais.

Benefícios da cânfora

Todas as propriedades medicinais da cânfora fazem com que sua utilização traga muitos resultados benéficos para o organismo. Adiante, veremos de forma detalhada que a cânfora (e seu óleo essencial) é capaz de atuar como estimulante, antisséptica, antitérmica, antinevrálgica, tratando assim os mais variados casos de convulsões, epilepsia, doenças nervosas e diversas outras.

canfora arvore

Árvore de cânfora

Descongestionante nasal

A cânfora é uma poderosa descongestionante nasal, por isso é comum vê-la na composição de medicamentos que tratam deste problema. O forte aroma de seu óleo essencial é capaz de aliviar quase que instantaneamente problemas de congestão da faringe, brônquios, laringe e pulmões.

Antisséptica e desinfetante

As propriedades da cânfora fazem com que seu óleo essencial aja como desinfetando e antisséptico natural. Em ocasiões de possível contaminação da água (normalmente em estações mais quentes do ano), pode-se colocar uma gota de cânfora em água potável (1 gota para cada 2 litros de água) para desinfetá-la. É possível também preparar uma pasta com cânfora e água para obter seus efeitos antifúngicos e antibacterianos sobre a pele.

Anestésica

O óleo essencial de cânfora possui elementos suficientes para que funcione como um medicamento anestésico. Comumente, seu óleo age eficientemente como anestésico local, reduzindo dores e perturbações sensoriais nervosas, podendo também tratar e prevenir casos de ansiedade e epilepsia.

Inseticida natural

A cânfora é um inseticida natural, novamente graças ao seu forte aroma. Em geral, pode-se queimar a ponta de um lenço embebido em cânfora para afastar insetos, sempre com muita cautela. Também é possível adicionar uma gota de cânfora perto de alimentos (grãos) para que insetos e pragas se mantenham afastados.

Afrodisíaco natural

O óleo essencial de cânfora surpreende no tratamento de mazelas de libido. A ingestão controlada de seu óleo (3 gotas em 200 ml de água) age como estimulante de desejos e impulsos sexuais. Além disso, é comum no conhecimento popular que o óleo seja aplicado diretamente para tratar problemas de disfunção erétil, pois ativa a circulação.

Trata artrite e doenças reumáticas

Como estimula a circulação de forma eficaz, o óleo de cânfora traz excelentes resultados no tratamento de gota, artrite e doenças reumáticas. Além disso, pode também reduzir de forma significativa inchaços pelo corpo, geralmente causados pela má circulação.

Antiespasmódica

A utilização do óleo de cânfora trata e traz alívio a recorrentes casos de cólicas e espasmos, além de mostrar grande eficiência no tratamento e cura de casos extremos de cólera espasmódica.

Elimina gases

A cânfora é uma planta carminativa, isso significa que seu óleo essencial ajuda a tratar problemas de gases gastrointestinais. O alívio acontecerá de forma suave, sem comprometer nenhuma outra função relacionada.

Trata nevralgia

Por ser capaz de melhorar a circulação geral pelo organismo, o óleo essencial de cânfora também pode ser utilizado para tratar e curar casos severos de nevralgia, situação que normalmente pode impossibilitar o paciente, dada a dor localizada que é sentida.

Estimulante

O óleo essencial de cânfora pode ser considerado um incrível estimulante para o organismo. Suas propriedades auxiliarão no tratamento de doenças relacionadas ao metabolismo, obstruções por secreção, problemas de circulação em geral e também de digestão. Nestas ações, a cânfora resulta numa melhora significativa de todos os quadros do organismo.

Para fixação, vimos que os benefícios medicinais da cânfora são:

• Trata nevralgia
• Age como estimulante
• Antiespasmódica
• Trata e elimina gases
• Descongestionante de problemas respiratórios
• Inseticida natural
• Trata e previne artrite
• Trata doenças reumáticas
• Afrodisíaco natural
• Antisséptica
• Desinfetante
• Anestésica

Antigamente extraía-se o óleo de todas as partes da árvore de cânfora. Hoje em dia, somente suas folhas são utilizadas para a confecção do óleo essencial. Uma atitude consciente em prol da vida e da preservação.

Orientações gerais sobre a cânfora

Embora o uso do óleo essencial de cânfora traga diversos benefícios para a saúde, é importante buscar por orientação de um médico ou profissional de saúde antes de optar por sua utilização. Além disso, é necessário ter cautela para que o aroma da cânfora não seja inspirado em demasia, havendo relatos de possível dependência que ele pode causar.

O óleo essencial também pode causar intoxicação, principalmente em crianças quando utilizado em excesso ou de forma incorreta. Daí a importância de se procurar pela opinião de um médico antes.

Especialmente indicado para você:

setaÓLEOS ESSENCIAIS CONTRA GRIPES E RESFRIADOS: QUAIS E COMO USAR

setaÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA: 10 USOS FANTÁSTICOS PARA A SAÚDE E O BEM-ESTAR

setaÓLEOS ESSENCIAIS: O QUE SÃO E AS DOSES JUSTAS PARA UMA ÓTIMA UTILIZAÇÃO