Grumixama: usos, benefícios e cultivo


Grumixama (Eugenia brasiliensis) é uma árvore nativa da Mata Atlântica, prima da nossa pitanga (Eugenia uniflora), ambas da família botânica das Myrtaceae, também conhecida como grumixaba, grumixameira, cumbixaba, ibaporoiti.

É uma árvore de porte médio (altura de 6 a 20 m), que ocorre do sul da Bahia até Santa Catarina, muito resistente à variação climática.

Usos da grumixama

Sua fruta, saborosa e rica em antocianinas, fica ótima em compota, sucos e geleias e, melhor ainda, comida no pé, in natura.

A fruta da grumixama também é usada na produção de aguardentes, vinagres e licores e sua madeira é adequada para uso na marcenaria e carpintaria, ideal para ser trabalhada em torno, por sua densidade e textura firme. Costuma ser encontrada nas matas ciliares preservadas mas, está bastante rarefeita nas matas nativas porque sua madeira foi muito usada para forros e caixotaria.

Esta frutinha cor de vinho, quando madura, é rica em antioxidantes, com elevados teores de vitaminas C, B1 e B2 e flavonoides.

As grumixamas, com suas flores brancas, aromáticas, são vistosas na mata e frutificam em novembro-dezembro, para alegria de quem tem a árvore no quintal e dos pássaros que dela se alimentam. É uma árvore de crescimento lento porém, muito usada nos projetos de restauração florestal por sua influência benfazeja com a fauna.

As frutinhas podem ser colhidas na árvore ou no chão, quando recém caídas. Veja o video:

Qualidades medicinais

A casca da grumixameira, a árvore da Grumixama, tem ação expectorante, sendo usada para fazer um xarope com mel, bastante eficaz em casos de tosse.

A fruta é aperiente (que desenvolve o apetite), reanimadora e estimulante. O consumo da fruta é curativo quando se têm inflamações bucais ou de garganta.

Esta fruta também tem ação adstringente e diurética, sendo muito benéfica para quando é preciso aumentar o volume de urina a ser excretada.

A grumixama também é usada em casos de depressão pois estimula todo o organismo.

Geleia de grumixama

Para fazer a geleia de grumixama você precisará de meio quilo da polpa da fruta (é preciso tirar as sementes antes de começar a cozinhar) e 100 gramas de açúcar, para dar o ponto. Quando estiver quase pronta, acrescente o suco de 1 limão.

A melhor geleia é feita com a grumixama preta, que é muito mais doce do que as variedades de fruta amarela ou vermelha. Caso as frutas estejam bem maduras, você poderá dispensar o uso de açúcar, desde que cozinhe sempre em fogo bem baixo, e mexendo constantemente. A geleia feita sem açúcar tem menor tempo de duração do que a outra.

Cultivar a grumixama

Se reproduz por sementes, em solos ricos em matéria orgânica, que tenham capacidade para reter a umidade. É uma árvore pioneira, que quer dizer, das primeiras que surgem nos campos abertos, podendo ser cultivada tanto a pleno sol como em meia sombra.

Mas, o mais gostoso, fora a saborosa fruta, é que a grumixama flora e frutifica pertinho do Natal – a árvore se enche de frutos maduros, lindos e brilhantes, que substituem com creces as cerejas importadas. Por isso, vale a pena a gente conhecer as nossas frutas nativas.

Especialmente indicado para você:

FOLHA DE PITANGA – CHÁ E ÓLEO: USOS E BENEFÍCIOS

16 FRUTAS BRASILEIRAS EM RISCO DE EXTINÇÃO SEGUNDO A SLOW FOOD BRASIL

PLANTAS NATIVAS BRASILEIRAS COMESTÍVEIS E POUCO CONHECIDAS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 3 comentários

  1. Dalton José Reis
    Publicado em 28/01/2021 às 1:38 pm [+]

    Bom dia, tenho um pé de grumexama, tá bonito, mas não produz frutos. O que fazer?


  2. Ivone Gutierrez
    Publicado em 26/11/2022 às 3:42 pm [+]

    Gostaria de saber sobre 2 assuntos, por favor. Um pé de atmoia q dá a florzinha e 4/5 dias depois escurecem e caem. Tenho também 1 pé de lichia q sempre tem um problema de fungos(não sei ao certo) nas folhas q ficam marrons e retorcidas impedindo que os frutos cresçam, pois também atinge os frutos. Já fiz de tudo, até mandei tirar todas as folhas 1 a 1 e assim mesmo sempre q brota já vem com esse tipo de fungo de cor canela parecendo uma camurça. Se puderem me dar uma dica do q é possível fazer para sanar esses dois problemas, agradeço. Muito obrigada e boa tarde.


  3. Daia Florios
    Publicado em 28/11/2022 às 11:01 am [+]

    Olha, nós evitamos o uso de pesticidas mas essa da lichia talvez seja o único jeito porque as folhas nascem enroladas… A doença é mais profunda. Pode ser larva-minadora, pode ser pulgão (que suga a seiva da planta). Pergunte a um viveiro algum pesticida que possa ser usado em frutíferas, porque não pode ser qualquer um. Quanto ao pé de atmoia, será que não é o mesmo problema que passou de uma para a outra? Vamos deixar dois links com pesticidas caseiros, se não funcionar, tente uma outra solução. Infelizmente às vezes não tem outro jeito, às vezes é difícil resolver somente com soluções caseiras, principalmente se o problema estiver se alastrando. Leve a folha para o viveiro, assim fica mais fácil de entender também:

    https://www.greenme.com.br/morar/horta-e-jardim/74108-elimine-qualquer-praga-de-planta-com-esses-remedios-caseiros-e-naturais/
    +
    https://www.greenme.com.br/morar/horta-e-jardim/59133-5-remedios-naturais-para-proteger-suas-plantas-dos-pulgoes/


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...