Rosa branca: benefícios, como fazer o chá e porquê usar


As rosas são usadas para a medicina desde sempre porém, seu uso difere conforme a pigmentação da flor. Assim também, diferem as simbologias das diversas rosas e a branca quer dizer reverência, segredo, inocência, pureza e paz. A rosa branca tem propriedades bem específicas para tratar problemas femininos, dos olhos e da pele, que vale a pena você conhecer.

Falo aqui da rosa branca de cacho, a trepadeira – aquela dos cachos grandes, pendurados, de rosas miúdas e cheirosas. Muitos pensam que qualquer rosa branca serve mas, isso não é correto. A rosabranca medicinal não nasce em estufa, é orgânica, dá a pleno sol e não tem características de flor de corte nem, se vende em floricultura, a não ser nas especializadas em ervas medicinais.

Estudos sobre a rosa-branca medicinal

O nome científico da rosa branca medicinal mais usada é Rosa centifolia. Algumas pessoas também usam a Rosa alba e, em outros países se usa também a Rosa canina, que não é perfeitamente branca como as anteriores porém, tem propriedades curativas também.

Alguns estudos já demonstraram as propriedades medicinais das rosas brancas: veja este que comprova a ação antibactériana contra Staphylococcus aureus e Escherichia coli e ação antifúngica contra Candida albicans da Rosa alba, este que comprova as propriedades químicas da Rosa centifolia, ou este que apresenta uma variedade de ações curativas atribuidas às rosas, em geral.

Uso medicinal popular da rosa branca no Brasil

rosa branca

Rosa branca – fonte foto

Nossa herança cultural de uso da rosa branca é europeia, ou seja, aqui como nos países europeus, a rosa branca, seu chá de pétalas e sementes, é usado para os mesmo fins curativos: inflamações nos olhos, ferimentos, prisão de ventre, ansiedade, nervosismo, tosse, dores de garganta, bronquite, corrimentos vaginais, problemas uterinos e limpeza de pele.

Atribui-se ao extrato aquoso de rosa branca ação adstringente, calmante, laxativa, digestiva, anti-inflamatória e depurativa.

Como fazer o chá de rosa branca

A maioria das pessoas só usam as pétalas das rosas (porém, há informações de que se podem usar também as sementes contidas nos frutos vermelhos, com o mesmo benefício). O chá de rosa branca, tanto para uso interno como externo costuma-se usar 10 g de pétalas para 1 l de água fervente, em infusão.

Como fazer a tintura-mãe de rosa branca

No entanto, você também poderá fazer a tintura-mãe, em álcool de cereais, e tomar, em gotas. A tintura-mãe se pode fazer deixando as pétalas macerando no álcool – e se lembre que, qualquer tintura-mãe é bem mais forte do que o chá. Mas, o uso da rosa branca não tem contraindicações quaisquer, tanto para adultos quanto crianças.

Como e porquê usar

Para limpeza de pele – lave a região com o chá morno

Para tomar (uso interno) – até 3 vezes ao dia

Para banhos de crianças – algumas pétalas na banheira é suficiente

Para os lábios ressecados – macere as pétalas com mel e passe nos lábios.

Para conjuntivite e irritação ocular – dilua a quantidade de chá em igual volume de água é use para enxaguar os olhos e em compressas

rosa branca 2

O chá da rosa branca também é usado para lavagem vaginal e tem ação calmante, desinfetante e refrescante, muito adequado nas irritações da mucosa por ação de calor e suor. Para este fim, coloque uma rosa branca, inteira, em água bem quente, deixe amornar e faça seu banho com a infusão ainda morna.

O chá de rosa branca tem sabor e aroma muito suave, agradável, podendo ser tomado, sem risco de sobredosagem mas, deve-se ter em atenção o alto poder calmante da rosa que, em excesso, será indutor de letargia e sono prolongado. Para crianças é aconselhável usar os chás de ervas diluídos.

Especialmente indicado para você:

ÓLEO DE ROSA MOSQUETA PARA RUGAS, CICATRIZES E ESTRIAS

CHÁ DE OLIVEIRA: PORQUÊ USAR E COMO FAZER

10 RECEITAS DE CHÁ DE GENGIBRE: QUENTE E GELADO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Daiane Paula Valéria dos Santos
    Publicado em 30/01/2021 às 11:44 pm [+]

    Amém este documentário sobre rosas


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...