Pau-ferro: medicinal contra úlceras e muito mais

  • atualizado: 
Pau-ferro

O pau-ferro, Caesalpinia ferrea, é uma árvore abundante nas matas dos estados que vão desde São Paulo até o Piauí. Madeira dura, de ferro, como o nome bem diz, também é conhecida como jucá, jucaina e diversos outros nomes de origem indígena. Mais do que duro e forte, o pau-ferro é uma planta medicinal muito usada contra bronquites, reumatismo e sífilis e agora, ficou demonstrado seu efeito na cura de úlceras gástricas.

Jucá, pau-ferro - para quê serve?

Na medicina popular se usa o chá de casca de jucá para tratar diabetes, pois ajuda a diminuir o volume da urina e a sede.

Também é usado como anti-inflamatório para todo tipo de problemas catarrais de peito, garganta e nariz. Se trata tosse, reumatismo, hemorragia, gota, cólicas intestinais, disenteria, hemorróidas, problemas cardíacos. É febrífugo, expectorante, tônico e vitalizante. Também é cicatrizante, tanto para uso interno como externo. Mas, no norte do país se usa o pó da casca do jucá para tratar os males de fígado e estômago (cada região tem suas dicas tradicionais).

Todos os usos mencionados acima são, na verdade, comprovados empiricamente pois, são séculos de experimentações positivas (e outras nem tanto) dos curandeiros e pajés que conhecem essa planta. Mas, o pau-ferro vem sendo estudado na academia desde a década de 1990, em busca das explicações do porquê funcionaria tão bem assim - se quiser, dê um google acadêmico com as palavras chaves "Caesalpinia ferrea medicinal" e se deleite com a enorme quantidade de artigos científicos e pesquisas, em todo o país, e para todo tipo de uso medicinal desta planta. Dentre tantos artigos, destaco este aqui e este aqui .

E também para tratamentos dermatológicos, o jucá vem sendo estudado, na Universidade Federal do Amazonas, para clareamento da pele (ouça mais, aqui o aúdio com a entrevista ao professor Emerson Silva Lima à rádio EBC. Segundo o professor, o uso do extrato de jucá pode promover a redução da produção de melanina, prevenindo o aparecimento de novas manchas e regredindo as existentes.

Na internet você encontrará muitos artigos sobre o uso medicinal do pau-ferro pois, hoje esta planta é moda pela cura, excepcional, que a ciência comprovou para as úlceras gástricas porém, atente que a maioria dos artigos e replicado sem fontes, escrito por quem não tem conhecimento da planta e, sem querer, apesar da boa vontade, pode te induzir ao erro. Eu recomendo a leitura deste artigo do Plantas Medicinais e Fitoterapia que detalha com profundidade a planta e seus benefícios.

Como preparar o chá da casca de pau-ferro

chà

A indicação de uso é de 2 colheres de casca seca, picada, para cada litro de água. Cozinhar em fogo baixo, por 10 minutos a partir da fervura. Após esse tempo, apague o fogo, tampe a panela e deixe repousar por outros 10 minutos. Tome em seguida. Recomenda-se tomar de 2 a 3 xícaras do chá de casca de pau-ferro ao dia.

Uma planta poderosa

Mas, também já se estuda o uso da folha, frutos e sementes do pau-ferro e seu potencial curativo - se quiser conhecer mais sobre esse aspecto recomendo a leitura deste artigo aqui ou este aqui, onde se estuda o uso das sementes.

Estudos que buscam conhecer a importância medicinal das plantas nativas

Porém, para mim, o mais interessante ainda é aprofundar estudos que busquem conhecer a importância medicinal, e não só, das espécies nativas da nossa terra, como este aqui que trata das espécies do Cerrado. E nessa busca, recuperar junto à memória popular, todo o conhecimento ancestral que nosso povo têm e usa. E a ciência que corra atrás do tempo para demonstrar, comprovar, porque funcionam as práticas curandeiras, assim penso eu.

A planta certa

Mas, o principal é você tomar o chá da planta certa, não é? Então, se quiser fazer uso da casca de pau-ferro, ou jucá, procure-a em algum ervanário de confiança que conheça de plantas brasileiras.

Especialmente indicado para você:

ALIMENTOS E HÁBITOS ALIMENTARES QUE PROVOCAM INFLAMAÇÃO ABDOMINAL

CONHEÇA OS FANTÁSTICOS BENEFÍCIOS DO BÁLSAMO

AFTA: PODE SER CURADA RAPIDAMENTE. VEJA COMO!

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!