Cereja: todos os benefícios para a saúde


Seja para finalizar um bolo ou simplesmente para ser consumida in natura, a cereja tem um sabor incrível que parece sempre se adaptar a qualquer situação. Delicada e avermelhada, seu forte não é apenas a experiência gustativa, mas também os benefícios que pode trazer para nosso organismo.

Todos os benefícios da cereja para a saúde

Se consumida in natura, a cereja mantém diversas propriedades benéficas para a saúde. É rica em fibras, ácido salicílico, antocianina e vitaminas. Além disso, as cerejas possuem propriedades diuréticas e vermífugas. Discorreremos sobre os mais importantes benefícios da cereja para a saúde, em seguida veremos todos de forma resumida:

1. Reduz colesterol, diabetes e pressão alta

As cerejas são ricas em antocianinas, que além de proporcionarem sua cor avermelhada, ativam os genes envolvidos no metabolismo do corpo, controlando glicose e gordura. Essa ação reduz o colesterol alto, diabetes e a pressão alta, de acordo com a Universidade de Michigan.

2. Melhora a qualidade do sono

Um estudo mostrou que pessoas que ingeriram cereja tiveram uma melhora admirável na qualidade do sono. Isso acontece porque as cerejas são ricas em melatonina, substância que ajuda a melhorar os períodos de sono.

Leia mais: MELATONINA E SONO: USOS, DOSAGEM E EFEITOS COLATERAIS

3. Protege contra a diabetes

Isso é dito porque as cerejas têm baixos níveis glicêmicos, menor do que outras frutas como uva, mirtilos ou mesmo pêssegos. Seu consumo, especialmente para diabéticos, é extremamente aconselhado.

4. Previne e trata Alzheimer

As cerejas são ricas em antioxidantes, propriedades capazes de beneficiar pacientes de Alzheimer. Aliás, a cereja é oficialmente recomendada pela Alzheimer’s Association, associação de auxílio e tratamento de Alzheimer.

5. Reduz a dor muscular

Estudos realizados com grupos de maratonistas e corredores mostram que o consumo de 1 copo e ½ de cerejas é capaz de reduzir dores musculares. Todos os maratonistas que consumiram o fruto antes da corrida apresentaram menos dores ou menos quadros inflamatórios.

6. Retarda o envelhecimento

Os antioxidantes presentes em altas quantidades nas cerejas são capazes de combater os radicais livres em nosso corpo, consequentemente reduzindo os efeitos do envelhecimento precoce das células.

7. Previne o câncer de cólon

Um estudo mostrou que as substâncias presentes nas cerejas são capazes de evitar a formação de elementos químicos resultantes do processo de cozimento de hambúrgueres. O estudo concentrou-se na adição de cerejas aos hambúrguer normais e demonstrou que o tecido da fruta “não só retarda a deterioração oxidativa dos lipídios da carne, mas também reduz substancialmente a formação de aminas aromáticas heterocíclicas” suspeitas de serem cancerígenas ao homem.

Em termos sucintos, a cereja traz os seguintes benefícios para a saúde:

cereja

• Estimula a produção de colágeno

• É desintoxicante

• Estabiliza o colesterol

• Contém melanina e favorece o sono

• É drenante

• Faz bem para a saúde do coração

• É diurética

• Faz bem para a pele

• É anti-inflamatória

• Gera saciedade e é depurativa

A melhor forma de consumir cereja é naturalmente mas consumi-las em em compotas ou geleias, com pouco ou sem açúcar, também podem opções saudáveis. Há quem goste de utilizá-la no preparo de coquetéis, mas é mera ocasião.

Observações gerais sobre a cereja

Lembre-se sempre de consultar um médico ou profissional de saúde antes de optar por iniciar qualquer tratamento ou nova dieta. Não se deve começar nenhum tratamento deliberadamente sem a orientação de um profissional.

Além disso, preste atenção se está comprando uma cereja verdadeira. No Brasil (e talvez em outros países) é muito comum comprar cereja feita de chuchu e achar que está comprando a verdadeira. Gente há que passou a vida toda sem ter comido uma única cereja de verdade, mas jura conhecer o seu sabor.

Especialmente indicado para você:

ACEROLA: PROPRIEDADE, BENEFÍCIOS, USOS E CONTRAINDICAÇÕES

COMO DEVEMOS COMER FRUTAS? COM OU SEM AS CASCAS?

5 DICAS PARA ELIMINAR O AGROTÓXICO DAS FRUTAS E VERDURAS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...