Urucum é um remédio eficaz para feridas difíceis e queimaduras


O urucum, Bixa orellana, de que já falamos em outro artigo, também é excelente para a cura de feridas difíceis, aquelas feridas abertas, contaminadas, e também para queimaduras. E esse benefício do urucum foi descoberto por acaso. Saiba mais a seguir.

Como se descobre uma propriedade medicinal, na prática

“O acaso, a capacidade de observação e alguma teimosia mudaram radicalmente a rotina do mecânico Aloísio José Pires e do pesquisador Paulo Cesar Stringheta, em Viçosa, Minas Gerais. Ao manipular extratos de urucum com pequenas feridas nas mãos – decorrentes de sua atividade na oficina mecânica – Aloísio reparou na rapidez da cicatrização. Curioso, comentou o fato com Stringheta, doutor em Ciência de Alimentos e professor titular do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa (UFV)”.  (Leia aqui a matéria completa noticiada pela UFV).

A partir desta descoberta, e após 17 anos de pesquisas, Stringheta e Aloísio José Pires, se uniram para fabricarem pomadas à base de urucum para tratamentos de queimaduras e feridas de difícil cicatrização, e foi assim que surgiu o Laboratório Profitus, uma empresa incubada que atua sob orientação técnica da Universidade Federal de Viçosa.

urucum

O urucum e suas múltiplas propriedades

“Originário da América tropical e com distribuição pelos estados brasileiros do Amazonas, Maranhão, Ceará e Bahia, o urucum (Bixa orellana) é um arbusto de folhas largas e flores rosadas. Os frutos são pequenos ouriços, recobertos por espinhos maleáveis. Quando amadurecem, exibem sementes vermelhas, tradicionalmente utilizadas por indígenas de diversas etnias para pinturas corporais e proteção da pele contra picadas de insetos” (aqui).

Leia mais URUCUM: PORQUÊ É BOM PARA A SAÚDE E COMO PREPARAR O CHÁ

O urucum contêm extratos glicólicos ricos em vitamina C, flavonoides e carotenoides (bixina e orelina) que são filtros naturais da radiação ultravioleta emitida pela luz solar.

São quatro as novas pomadas que a Profitus apresenta ao mercado e “segundo informa Péricles Fernandes, diretor de produção da Profitus, as pomadas são adjuvantes do tratamento de feridas difíceis e escaras em diabéticos (Mellitus Derm); agem nas lesões derivadas de dermatites e psoríase (Newderm); promovem a regeneração da pele em casos de queimaduras causadas por aparelhos estéticos, como os de depilação a laser, ou provocadas por fogo, água quente, óleo quente, radiação solar e peelings químicos (Dermalive), e aceleram a cura de feridas, lesões e hematomas em pessoas de idade (Golden Age). Neste último caso, o urucum ganha o reforço da babosa (Aloe vera), cujo uso cosmético e cicatrizante é amplamente conhecido”.

Durante muito tempo essas composições foram experimentadas por diversas pessoas, como é contado no vídeo abaixo, obtendo-se resultados excelentes.

Para você que gosta de aprofundar cientificamente nossas matérias selecionei dois estudos que podem direcionar suas buscas – leia este, da Unipampa e este, da UFRGS.

Talvez te interesse ler também:

OS REMÉDIOS CASEIROS MAIS USADOS PELOS BRASILEIROS

CHÁ DE CASCA DE LARANJA – REMÉDIO DOS BONS PARA ENXAQUECA, COLESTEROL E MUITO MAIS

GERVÃO, UMA ERVA BRASILEIRA CURATIVA POR EXCELÊNCIA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...