Endívia: propriedades, beneficios e como usar na cozinha

endivia

No Brasil a endívia belga (Chicorium endivia) é uma hortaliça cultivada em estufa pois, requer temperaturas de até 15ºC. É prima irmã da nossa escarola, também conhecida por chicória, a Chicorium intybus, que é muito mais rústica.

Esta é uma hortaliça folhosa, de folhas levemente amargas e crocantes, bastante versátil na culinária e que tem ação depurativa no nosso organismo. Segundo o Canal Rural a endívia é produzida em Holambra, por uma família de origem holandesa, que abastece o mercado brasileiro com 40 toneladas por mês desta hortaliça.

A endívia-belga, também conhecida como witloof, que quer dizer, folha branca, é uma planta bi-anual, nativa da Bélgica que brota das raízes da chicória e é cultivada em ausência de luz, por isso fica com essa cor branca. Tanto esta folhosa quanto a chicória-comum e a escarola, que se diferenciam pelas folhas, mais ou menos recortadas, têm esse sabor amargo, bastante estimulante para o baço, rins e fígado, e agem como depurativas.

Propriedades e benefícios da endívia

Esta é uma verdura pouco calórica, cada 100g de endívia belga tem somente 15 calorias, rica em vitamina A, C e as do grupo B, minerais como potássio, cálcio e ferro, e elevado teor de ácido fólico (sobre o potencial nutritivo das endivias, leia aqui http://endive.com/nutrition). Tem ação depurativa, diurética e é protetora do sistema cardiovascular. Tem ação levemente laxativa, pelo seu conteúdo em fibras solúveis em água sendo útil para tratar flatulências e intestino irritável.

“Alguns estudos internacionais, como os liderados pela California Vegetables Specialities e pela Aprifel (Agente Fruits et Legumes Frais), inclusive sugerem que as propriedades do vegetal contribuem para a absorção do colesterol na corrente sanguínea, removendo toxinas digestivas.

A atuação antioxidante, no combate aos radicas livres, também é um benefício relevante para uma geração cada vez mais preocupada com a saúde.” Leia mais aqui sobre as endívias produzidas no Brasil.

Nas dietas para emagrecer, a endívia é ideal quando comida crua, em saladas ou como aperitivo.

A endívia na cozinha

Na cozinha, a endívia pode entrar em diversas receitas pois, tem capacidade de absorver os sabores dos alimentos que se cozinham junto com ela. Fica ótima em vinagretes, refogados, grelhados, recheada, gratinada, assada ou em saladas combinadas com maçã fresca e frutas cítricas. Também vai muito bem em sopas e tortas.

Como comprar endívia

Ao comprar endívias tenha o cuidado de escolher bem, rejeitando as que têm manchas escuras. Prefira as que estão com seu formato preservado, pontudas e com as folhas bem fechadas. Dê preferência às endívias oriundas de produção orgânica comprovada para evitar os agrotóxicos que abundam na produção industrial das hortaliças.

Especialmente indicado para você:

setaÁCIDO FÓLICO: OS ALIMENTOS QUE MAIS CONTÊM

setaCHICÓRIA OU ALMEIRÃO: PROPRIEDADES, USOS E BENEFÍCIOS

setaCHICÓRIA DO AMAZONAS OU COENTRO BRAVO - MEDICINAL E ALIMENTÍCIA