Abiu: fruta nativa MEDICINAL. Mas, para que serve?


Abiu (Lucuma caimito ou Pouteria caimito) é o fruto do abieiro, árvore da família Sapotaceae, uma planta nativa da Amazônia Central e da Mata Atlântica costeira do Brasil, de Pernambuco ao Rio de Janeiro.

Fruto bom de comer in natura, tirado do pé, ainda com comércio restrito. O que é uma pena porque do abiu, que é uma delícia, também se pode fazer geleia, compota, picolé, suco, sorvete e licor.

Mas, pouco a pouco, no sudeste já começa a se pensar na sua produção comercial não tanto pelo fruto quanto pelo látex, extraído da fruta verde e das cascas da árvore, usadas na fabricação de cola e remédios caseiros consagrados na medicina popular.

E para que serve o abiu?

Essa fruta tem uma boa quantidade de fibras, vitaminas e sais minerais e, na medicina popular é usada para tratar anemias, disenterias, dor de ouvido, malária, bronquite, desnutrição e problemas respiratórios, dizem que até pode curar pneumonia. O seu látex é bastante usado para ajudar a cicatrização de feridas, que desinfeta e cola, de dentro para fora, impedindo infecções e reduzindo a inflamação. Também se usa o látex para curar verminoses. O chá de abiu é usado para tratar terçol – duas gotinhas no olho inflamado.

O que tem no abiu?

Composição química – 100gr do abiu contém:

* Calorias 47,2

* Água 88,0 g

* Carboidratos 9,9 g

* Proteínas 1,75 g

* Gorduras 0,2 g

* Sais Minerais 0,1 g

* Vitamina A 50 UI

* Vitamina B1 22,0 mcg

* Vitamina B2 196,0 mcg

* Vitamina B5 0,58 mg

* Vitamina C 13,0 mg

Mas, abiu não tem só no Brasil. Também se encontra na Bolívia, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e as três Guianas. Costa Rica, Nicarágua e Panamá também tem, assim como o sapoti, seu primo e tão gostoso quanto.

Árvore do abiu

A árvore do abiu pode crescer de 6 a 20m de altura, gosta de sol, umidade e espaço para se estender. Se você tiver um quintal grande e quiser plantar um abieiro, retire as sementes de uma fruta saudável (cada fruta dá até quatro sementes) e plante em um vaso ou embalagem de leite, com terra misturada com composto. Mantenha a sementeira protegida de muito sol e chuva até que a planta atinja 50cm de altura. Depois, transfira a muda para o local definitivo. O abieiro começará a dar frutos após os 3 anos de idade.

Especialmente indicado para você:

PLANTAS NATIVAS BRASILEIRAS COMESTÍVEIS E POUCO CONHECIDAS

JABUTICABA: PROPRIEDADES MEDICINAIS E USO POPULAR

PEQUI É FRUTA DE PEQUIZEIRO, DELICIOSA, MEDICINAL, BRASILIERA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 5 comentários

  1. Flávio Kandrik
    Publicado em 03/02/2021 às 12:07 am [+]

    Maravilhosa lembrança de minha infância.
    Há mais ou menos 10 dias descobri um pé de Abiu e a 2 dias apanhei algumas no pé.


  2. Helcio Emilio
    Publicado em 09/03/2021 às 2:27 pm [+]

    Não conhecia, comi e gostei muito saboroso.


  3. vando
    Publicado em 10/03/2021 às 9:31 pm [+]

    abiu é uma fruta muito boa, gostei da explicaçao do site


  4. Ana Paula
    Publicado em 03/04/2021 às 10:22 pm [+]

    Não conhecia, nem sabia o nome meu marido trouxe para que eu provasse, pesquisei pra saber o nome, e descobrir esse tanto de benefícios.


  5. Daia Florios
    Publicado em 07/04/2021 às 12:12 pm [+]

    <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...