Todos os benefícios do caqui: engorda? Quantas calorias? Saiba tudo!


Fruta de sabor exótico e inesquecível, o caqui pode trazer muitos benefícios para nossa saúde. Embora sua versão mais conhecida tenha origem na China, o caqui é encontrado por todo o mundo nos últimos séculos, inclusive no Brasil. Aliás, hábito muito comum e saudável das crianças é o de subir no pé de caqui para comer a fruta direto da árvore, pois o caqui é deliciosamente irresistível. Aqui você verá todos os benefícios do caqui! Engorda? Quantas calorias? Saiba tudo!

Comer caqui engorda? O caqui tem quantas calorias?

Em termos práticos, o caqui por si só não engorda, pois possui poucas calorias e gorduras. Para vias de comparação, cerca de 100 gramas de caqui comum possui em média 127 calorias, mas isso pode variar de acordo com cada tipo de caqui. Vale também notar que mesmo que seja considerado um alimento saudável, o caqui não deve ser consumido em excesso, pois também possui frutose, que pode ser causa de obesidade.

Benefícios do caqui

O caqui é muito rico em minerais e vitaminas, tais como vitamina A, C, E e B6, além de magnésio, cobre, fósforo e potássio, portanto é inevitável que faça bem à saúde. Se consumido adequadamente, é capaz de trazer benefícios para o sistema imunológico, prevenir envelhecimento com efeito rejuvenescedor, regular a pressão sanguínea e ainda prevenir câncer. Conheça aqui os principais benefícios do caqui para nossa saúde:

Fortalece o sistema imunológico

O ácido ascórbico (a tão conhecida vitamina C) é um dos principais motivos dos diversos benefícios do caqui. Esta vitamina melhora o sistema imunológico, fortalecendo o organismo contra gripes e resfriados que costumam surgir nos momentos mais incômodos da vida.

Leia tamém: CURAS E REMÉDIOS NATURAIS PARA GRIPES E RESFRIADOS

Caqui previne câncer

A comunhão das vitaminas A e C presentes no caqui é a chave para a prevenção de variados tipos de câncer. Isso porque lutarão contra os radicais livres do corpo, impedindo que células estranhas possam tomar conta se multiplicando.

Caqui previne envelhecimento

Assim como a prevenção ao câncer, as vitaminas do caqui ajudarão na constante renovação celular do corpo, favorecendo o aspecto jovial, uma vez que o envelhecimento precoce será retardado. O consumo diário de ao menos 1 caqui é o suficiente para começar a garantir este benefício.

Leia tamém: O SEGREDO PARA NÃO ENVELHECER? FICAR EM PÉ

Caqui regula a pressão sanguínea

O caqui também possui potássio, mineral muito importante no controle da pressão sanguínea. Sendo assim, o caqui é altamente indicado para quem sofre de distúrbios de pressão, tal qual a hipertensão. Aqui é necessário um cuidado especial, pois o caqui não deve ser consumido em demasia por quem já tem pressão baixa, uma vez que isso pode piorar o caso.

Caqui faz bem para a saúde dos olhos

As vitaminas do complexo B presentes no caqui têm mostrado grandes resultados como antioxidantes que auxiliam na manutenção da saúde dos olhos. Alguns estudos, inclusive, já mostraram que o consumo das vitaminas deste complexo podem auxiliar no tratamento de catarata e cegueira noturna.

Além de tudo isso, o caqui é ótimo para regular o metabolismo e a digestão. Seu consumo moderado (no máximo 2 caquis por dia) é considerado mais do que o suficiente para obter todos os benefícios desta deliciosa fruta.

Considerações gerais sobre o caqui

Embora o caqui seja uma fruta cheia de benefícios que colaboram para a manutenção de uma boa saúde, é importante sempre buscar a orientação de um médico caso queira fazer uso desta fruta para o tratamento de uma mazela ou outra. Automedicar-se ou criar dietas sem a orientação de um profissional de saúde pode agravar ainda mais qualquer debilidade constatada no organismo.

Especialmente indicado para você:

14 ALIMENTOS LIMPADORES DO SISTEMA CIRCULATÓRIO

MORANGO: 10 RAZÕES PARA COMER MAIS E MAIS

JABUTICABA: PROPRIEDADES MEDICINAIS E USO POPULAR




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. ANGELa MARIA SANTOS MENEZES
    Publicado em 08/06/2022 às 12:41 am [+]

    Nossa eu n gostava de caqui não mas aí eu aprendi a gosta maravilhoso pra todas as áreas


  2. Daia Florios
    Publicado em 08/06/2022 às 10:15 am [+]

    🙂 <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...