Ginkgo Biloba: Benefícios, Usos e Efeitos colaterais


De acordo com pesquisas recentes o ginkgo biloba está entre os suplementos mais populares e utilizados pelos europeus junto com aloe vera, ginseng, valeriana e as sementes de erva-doce. Ginkgo biloba é uma planta nativa da China e seu nome significa damasco prateado.

Propriedades e vantagens

As folhas de ginkgo biloba são ricas em princípios ativos úteis para melhorar a circulação e, em particular, para aumentar o fornecimento de sangue aos tecidos cerebrais. Por esta sua propriedade, essa planta é considerada útil em caso de problemas de memória e tonturas. Também contribui para a melhoria da circulação periférica, com especial referência aos membros inferiores, pois ajuda a reduzir o inchaço.

O ginkgo biloba aumenta o tônus venoso, diminui a permeabilidade capilar e também é conhecido pela sua capacidade de capturar radicais livres. Os polifenóis contidos no Ginkgo biloba têm ação antioxidante que ajuda a evitar o envelhecimento. Algumas das substâncias contidas no Ginkgo biloba – ginkgolídeos B – atuam na inibição da agregação de plaquetas.

As folhas da ginkgo biloba contêm um número importante de ingredientes ativos, como flavonoides, bioflavonoides e catequinas. É um suplemento considerado útil para reforçar as paredes dos vasos sanguíneos com especial referência para os capilares e, para evitar a formação de veias varicosas . Além disso, ele ajuda a melhorar as habilidades cognitivas e a memória de curto prazo.

Também são destacados benefícios do ginkgo biloba para controle da calvície e alopecia. Pode ser útil no caso de doenças brônquicas e enxaqueca. Finalmente, ginkgo biloba pode ajudar àqueles que sofrem de tinnitus (zumbido no ouvido) ou disfunção eréctil devido à má circulação ou insuficiência venosa, como apontado pelo naturopata Luca Avoledo. Finalmente, ele é utilizado em casos de depressão ou problemas que afetam a visão, tais como o glaucoma e a degeneração macular.

ginko biloba 2

Usos de Ginkgo Biloba

Na Itália e na Europa o ginkgo biloba é conhecido por seu uso medicinal como um suplemento dietético e como ingrediente cosmético. Esta espécie vegetal é cultivada no Oriente e no Ocidente, incluindo a Europa, especialmente para uso medicinal de suas folhas. No Japão e na China algumas partes da planta, tais como sementes (após a remoção da parte venenosa), são usados ​​como um condimento integrando a confecção de pratos tradicionais.

Contra-indicações de Ginkgo Biloba

Ginkgo biloba é um suplemento alimentar muito comum, mas não sem inconvenientes. A sua utilização requer alguns cuidados, especialmente para aqueles que tomam medicamentos anticoagulantes, agentes antiplaquetários, diuréticos, trombolíticos e à base de ácido acetilsalicílico. Ginkgo biloba não deve ser associado a produtos à base de alho ou derivados de salgueiro, como o risco e aumentar a o potencial de irritação da mucosa gástrica, típicos desses outros medicamentos.

O uso de ginkgo biloba não é recomendado em caso de epilepsia, na gravidez e durante a lactação. Não é adequado para crianças. Para mais informações sobre as contra-indicações do Ginkgo Biloba, e em caso de problemas, você deve consultar o seu médico.

Onde encontrar Ginkgo Biloba

Ginkgo biloba, sob a forma de suplemento dietético, está à venda em farmácias, ervanários e pela internet, principalmente sob a forma de comprimidos e cápsulas a ser tomadas uma ou duas vezes por dia, conforme necessário e as doses recomendadas. Encontra-se também sob a forma líquida, embalada em frascos.

Os suplementos de ginkgo biloba contêm extractos à base de plantas derivadas de folhas das plantas. Em qualquer caso, lembramos a você que os suplementos alimentares não são remédios ou produtos terapêuticos mas podem ser de boa ajuda para o seu corpo em momentos particularmente difíceis.

Especialmente indicados para você:

15 óleos vegetais preciosos para saúde e beleza

14 alimentos limpadores do sistema circulatório

Comer chocolate amargo melhora a circulação e ajuda a prevenir obesidade e diabetes

Maca peruana: um superalimento de qualidades incríveis




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...