Kiwi: fruta de mil propriedades, usos e benefícios


O kiwi é uma fruta de polpa verde ou amarela, produzida por algumas plantas da família Actinidiaceae, cuja variedade principal é a Actinidia deliciosa. Sua pele é de tonalidade acastanhada e no interior do fruto estão numerosas sementes pretas.

Seu sabor pode ser mais ou menos ácido, dependendo do nível de maturidade da fruta, e seu gosto é refrescante.

O kiwi é nativo da China, onde fora cultivado há 700 anos.

Além de sabor, cor e textura interessantes, este fruto traz muitos benefícios para a saúde. Rico em vitaminas C, K e E, o kiwi também é notável por sua riqueza em ácido fólico e potássio.

Conheça todas as suas propriedades medicinais e benefícios.

Propriedades e benefícios do kiwi

immagine

Riqueza em vitaminas

O kiwi é particularmente rico em vitaminas, contém 85 miligramas de vitamina C por 100 gramas. Consumir um kiwi por dia contribui para manter o consumo ideal diário desta vitamina pelo organismo.

Equilíbrio de minerais importantes

O kiwi tem baixo teor de sódio, mas é rico em potássio, um recurso que lhe permite equilibrar os níveis destes importantes minerais na nossa alimentação.

Baixo teor calórico

O kiwi é composto em 84% de água, 9% de carboidratos e o restante são traços de gordura e de proteínas. O kiwi contém cerca de apenas 44 quilocalorias por 100 gramas.

Antioxidante

Além da vitamina C, o kiwi contém vitamina E que ajuda a proteger o corpo do envelhecimento dos tecidos, sendo considerado um poderoso antioxidante.

Fósforo, cálcio, ferro e fibras

Quanto aos sais minerais, 100 gramas de kiwi fornecem 70 miligramas de fósforo, 25 miligramas de cálcio, 0,5 miligramas de ferro e não mais de 5 gramas de sódio. Kiwis também contêm fibras vegetais úteis para promover o bom funcionamento dos intestinos.

Potássio

Seu alto teor de potássio (400 miligramas por 100 gramas) faz com que o kiwi seja especialmente recomendado para aqueles que sofrem de pressão arterial elevada, pois a base da hipertensão pode ser um desequilíbrio na relação entre o sódio e o potássio, o que poderia ser reequilibrado com a alimentação.

Anticâncer

O kiwi é considerado um alimento benéfico para a proteção do organismo contra o câncer e na proteção do DNA. O kiwi ajuda a proteger o organismo contra doenças por causa do seu elevado teor de vitaminas e minerais. De acordo com um estudo realizado na Universidade de Rutgers, o kiwi é a fruta com maior densidade de nutrientes.

Antiasma

Apreciar o kiwi pode também ser de ajuda para aqueles que sofrem de asma, uma vez que estudos científicos têm demonstrado sua capacidade de reduzir os sintomas mais típicos, como a tosse noturna e a dificuldade em respirar.

Anticoagulante

Este estudo sugere que comer de 2 a 3 kiwis por dia reduz significativamente o risco de coagulação do sangue. Acredita-se que seus efeitos sejam semelhantes aos de uma dose diária de aspirina para quem a usa para o coração. A aspirina é um medicamento inibidor de plaquetas, e como tal, reduz a incidência de doenças cardiovasculares, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

Baixar o colesterol

O teor de fibras presente nesta fruta ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue, bem como a regular a absorção de açúcares no decurso da digestão, enquanto que a sua riqueza de vitamina C é considerada benéfica não só para reforçar o sistema imunitário, mas também para proteger os vasos sanguíneos, melhorar a circulação e reduzir o estresse oxidativo no corpo.

Ajuda na digestão das proteínas

Ricos em fibra, kiwis são bons para a digestão, mas além disso, eles também contêm uma enzima chamada actinidina, que ajuda na quebra das proteínas, como revelou este estudo. Se você tiver problema para digerir alimentos proteicos converso com teu médico sobre este estudo.

Fortalece o sistema imunológico

Pela riqueza do kiwi em vitamina C, dá para imaginar que essa fruta fortalece o sistema imunológico, o que ajuda a evitar doenças. Este estudo sugere que o kiwi é como uma receita médica diária para saúde.

Contra a perda da visão

Kiwis podem proteger os olhos da degeneração macular, que é a principal causa de perda de visão. Este estudo sugere que comer 3 porções de frutas e verduras por dia reduz a degeneração macular. Este efeito provavelmente se dá por causa dos altos níveis de vitaminas antioxidantes e carotenóides, presentes também no kiwi.

Os diversos usos do kiwi

kiwi

  • Do kiwi podem ser comidos não apenas as sementes e a polpa, mas também a casca, especialmente se de origem orgânica, e depois de ter sido bem lavada.
  • Os kiwis podem ser utilizados na preparação de geleias e marmeladas, sozinhos ou em combinação com outras frutas.
  • Também podem ser consumidos em saladas de todos os tipos, sejam salgadas que de frutas.
  • No café da manhã pode ser consumido juntamente com aveia em flocos, ótimo para desintoxicar já nas primeiras horas do dia, mas também a qualquer hora.
  • O kiwi também pode ser usado na preparação de bolos, tortas, sorvetes e sacolés.
  • Com os Kiwis também se pode fazer tratamentos de beleza. Uma máscara facial caseira rápida, pode ser feita esmagando com um garfo a polpa do fruto bem maduro e misturando-a com colher de chá de óleo de amêndoas doces. Passe a mistura no rosto e deixe por 15 minutos e depois enxágue normalmente.
  • Das sementes de kiwi se extrai um óleo, hidratante e emoliente, útil para deixar a pele mais brilhante e útil também em caso de eczema ou psoríase.

Receita do suco de kiwi

Se você não adora essa fruta mas se interessou pelos seus benefícios, saiba que um suco de kiwi pode ser a solução para esse teu “problema”. Vamos à receita? Confira no vídeo abaixo como fazer um suco refrescante de kiwi que é uma delicia e leva poucos ingredientes (kiwi, folhas de hortelã, água gelada e açúcar – opcional)…. e bom apetite!

Contraindicações

Em casos raros pode causar irritação em peles muito sensíveis, alergias em pessoas alérgicas às frutas cítricas, diarréias, cólicas, gastrite e úlceras em pessoas sujeitas à estes distúrbios.

Alguns sinais de alergia ao kiwi podem ser coceira na garganta, inchaço da língua, dificuldade para engolir, vômito e diarreia.

Em casos raros, kiwis podem retardar a coagulação do sangue, aumentando o sangramento, sendo portanto contraindicado à pessoas com distúrbios hemorrágicos, àqueles que farão uma cirugia em breve ou a fizeram a pouco tempo.

Kiwi também é contraindicado àqueles que têm, ou tiveram, diverticulite.

Quanto comer

Consumir 2 ou 3 frutos por dia é super saudável para aqueles que não se enquadram nos casos de alergia acima descritos. Além disso, todo exagero faz mal.

Mas existem também suplementos feitos à base do extrato da fruta, que devem ser tomados somente mediante prescrição médica, como acontece com qualquer outro suplemente, principalmente àqueles que tomam algum tipo de medicamento.

Talvez te interesse ler também:

10 RAZÕES PARA COMER MELANCIA DIARIAMENTE

O FIGO, ESTA POUCO CONHECIDA E IMENSAMENTE RICA FRUTA

FAÇA VOCÊ MESMO PRODUTOS DE BELEZA USANDO CASCAS DE FRUTAS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Mellhor Detox Em Capsulas
    Publicado em 02/05/2021 às 1:16 am [+]

    Grato por compartilhar seus conhecimentos, adorando a as dicas do blog para vida saudável. Quando puder visita la nosso site também. Parabéns pelo seu trabalho.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...