Óleo de Cártamo: bom para os cabelos, pele e coração!

óleo-de-cártamo

O óleo de cártamo traz diversos benefícios para nossa saúde e é extraído da semente da planta Cártamo. Sob utilização correta, os usos e benefícios do óleo de cártamo são muito variados, desde a redução dos níveis de colesterol, redução de peso, aumento da saúde capilar e também da pele, até o alívio dos incômodos sintomas da TPM nas mulheres.

Além disso, o óleo de cártamo também é muito expressivo na melhora do sistema imunológico, e embora tenha algumas restrições, veremos que quase todos podem tirar proveito deste óleo.

Por possuir muitos benefícios para nossa saúde, atualmente o óleo de cártamo é amplamente utilizado pela indústria de cosméticos e também medicina em geral. Na área de cosméticos para se tirar proveito dos seus usos para pele e cabelos. Já na área de saúde em geral, para garantir o bom funcionamento do coração e até mesmo auxiliar na redução de peso quando o assunto é obesidade.

Entre as formas de consumir óleo de cártamo estão as pílulas comumente vendidas em farmácias e até mesmo o óleo em pequenos ou grandes recipientes, geralmente adquiridos em lojas de produtos naturais.

Benefícios e usos do óleo de Cártamo

Por ser rico em ácidos graxos, o óleo de cártamo tem diversos benefícios, usos e efeitos em nossa saúde. Veremos as recomendações mais comuns, assim como os usos mais eficazes do óleo de cártamo.

Cabelos e pele

Por ter grande quantidade de ácido oleico, o óleo de cártamo é incrivelmente benéfico para a saúde do cabelo, couro cabeludo e também para a nossa pele devido ao ácido linoleico que também está presente nele. Por ser uma vitamina que aumenta a circulação no couro cabeludo, a ácido oleico estimula o crescimento vigoroso dos cabelos. Já o ácido linoleico será um poderoso agente na desobstrução dos poros, cravos e acnes, garantindo uma pele renovada e saudável.

Leia mais: COMO FAZER O CABELO CRESCER RÁPIDO: DICAS E REMÉDIOS NATURAIS

Trata e alivia sintomas da TPM

Ainda graças ao ácido linoleico, os sintomas desagradáveis da TPM podem ser facilmente e rapidamente aliviados com a ingestão de óleo de cártamo. Isso acontece pois esta vitamina é responsável por regular as prostaglandinas do corpo, controlando os sintomas oriundos do período pré-menstrual.

Controle e redução da obesidade

Graças à alta quantidade do ácido graxo Omega-6, o óleo de cártamo é um poderoso aliado no controle e até mesmo redução da obesidade. O Omega-6 auxilia na queima de gordura, não deixando que ela fique armazenada no corpo.

Coração

O ácido graxo Omega-6 também é responsável por manter o colesterol equilibrado em nosso corpo de forma saudável, evitando e diminuindo as chances do desenvolvimento de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

Em questões gerais, o óleo de cártamo também é popularmente utilizado para tratar tumores, febres, tosses ou outros problemas respiratórios. Além disso, é popularmente conhecido por tratar e aliviar dores gerais, lesões traumáticas, constipações e etc. Aqui é importante notar que citamos as utilizações populares e não cientificamente comprovadas.

Contraindicações do óleo de cártamo

É possível alegar que a ingestão do óleo de cártamo não apresenta riscos para a maioria das pessoas. Há, no entanto, restrições para crianças quando o óleo de cártamo for introduzido por injeções de suplementos em vez de ser tomado por via oral, neste caso é necessário que um médico ou profissional de saúde faça a devida recomendação.

Também é altamente recomendado que gestantes não façam uso do óleo ou mesmo da flor de cártamo, pois por produzir efeitos no útero pode causar abortos espontâneos.

Desta forma, caso você esteja dentro de algum dos quadros de risco apresentados acima, é importante obter a orientação de um profissional de saúde antes de optar por adotar o óleo de cártamo em sua dieta.

Leia também:

15 ÓLEOS VEGETAIS PRECIOSOS PARA SAÚDE E BELEZA

ÓLEO DE RÍCINO: DIVERSOS USOS PARA CABELOS E PELE

ÓLEO DE MELALEUCA: SUAS MIL UTILIDADES, PROPRIEDADES E COMO COMPRÁ-LO

ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA: 10 USOS FANTÁSTICOS PARA A SAÚDE E O BEM-ESTAR