Quinoa: propriedades, calorias, combinações

quinoa

Todos nós sabemos da importância de se manter hábitos saudáveis no nosso cotidiano. Um deles é manter uma alimentação equilibrada.

Um dos componentes de uma dieta saudável é o cereal, ou melhor, os cereais, já que são muitos. Eles fornecem vitaminas e minerais e são uma rica fonte de fibras.

Um dos cereais mais consumidos por quem leva uma alimentação saudável é a quinoa. Originário da Bolívia, esse grão é muito consumido na região dos Andes e considerado um cereal sagrado pelos Incas, devido aos seus benefícios para a saúde.

A quinoa é tão nutritiva que a Academia de Ciências dos Estados Unidos a qualificou como o melhor alimento de origem vegetal para o consumo humano.

Propriedades e benificios da quinoa

A quinoa contém, além de proteínas, vitaminas A (importante para a saúde dos olhos), B1, B2 e B3 (relacionados ao bom funcionamento do sistema nervoso central), B6 (ligada aos processos inflamatórios), E e C (antioxidantes, ou seja, previnem danos as nossas células), ferro (previne anemia); fósforo e potássio (ligados ao bom funcionamento dos músculos), magnésio (relacionados aos processos antiinflamatórios), zinco (constituinte do sistema imune) e o cálcio (contribui para boa formação dos ossos e dentes).

Por ser uma fonte de fibras, o grão ajuda no bom funcionamento do intestino, colabora na absorção do colesterol e da glicose. Também é rico em ômega 3 e 6, fitoestrógenos (substâncias naturais que imitam a ação de certos hormônios), ajudando a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.

Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, sobretudo para quem pratica atividades físicas. Devido às suas quantidades de ômega 3 e 6, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e na redução do colesterol. Como é rica em zinco, atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização.

As fibras presentes no grão dão uma sensação de saciedade e, por isso, é muito usado em dietas para emagrecimento. Além do mais, o valor energético da quinoa é de apenas 336 calorias para uma porção de 100 gramas. Todas essas propriedades e as baixas calorias da quinoa auxiliam quem faz ou pretende começar uma dieta rica e saudável. 

Como consumir a quinoa?

A quinoa pode ser usada de diversas formas, tanto o grão, quanto a folha, que podem ser preparadas refogadas, assim como preparamos o espinafre.

O grão pode ser preparado de várias maneiras: cozido e temperado como salada, preparado como arroz, e pode ainda ser utilizado no preparado de sopas, etc.

A farinha de quinoa pode ser usada no preparo de mingau, pães, pudins, massa de panqueca, bolos biscoitos, entre outros.

Uma outra grande vantagem desse grão é não possuir glutén (proteína encontrada no trigo), sendo uma ótima alternativa na alimentação dos celíacos.

O nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia, diz que não existe uma recomendação certa para o consumo diário de quinoa. "Pensando em uma dieta de 2 mil calorias, podemos dizer que duas colheres de sopa por dia são suficientes".

A quinoa é muito versátil e, por isso, pode ser usada em diferentes tipos de pratos:

Saladas

A quinoa pode ser usada para temperar a salada tanto como a semente propriamente dita como também na forma de farinha.

Leia também: 3 RECEITAS DE SALADAS DIFERENTES

Com leite ou iogurte

Os grãos inteiros da quinoa podem ser consumidos como um cereal matinal, acompanhando leite ou iogurtes, por exemplo. Isso ajuda a acrescentar mais fibras ao preparo, melhorando o fluxo intestinal e garantindo a saciedade.

Substituindo a farinha de trigo

A farinha de quinoa pode ser usada no preparo de diversas receitas, como massa de bolos, tortas, pães e biscoitos. A proporção para substituir nas receitas é de um para um, ou seja, para cada xícara de farinha de trigo, use uma xícara de quinoa no lugar.

Leia também: FARINHA DE TRIGO BRANCA X INTEGRAL

Misturada em sucos ou vitaminas

Colocar uma colher de farinha de quinoa a sucos ou vitaminas acrescenta boas doses de cálcio, proteínas, ferro e zinco a essas bebidas, fora todos os nutrientes que as frutas já oferecem. Pelo fato de estarem em forma de suco, a frutas perdem muito das suas fibras, e a quinoa pode ajudar a equilibrar essas quantidades.

Com frutas

Consumir uma salada de frutas acompanhada da quinoa pode ser uma ótima opção de lanche após os exercícios, uma vez que as frutas são fontes de carboidratos e a quinoa, de proteínas - dois nutrientes indispensáveis para quem está praticando atividade física. A quinoa é um alimento de alto valor biólogo, ou seja, possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa para funcionar corretamente.

Agora que você já sabe todos os benefícios da quinoa, que tal acrescentar esse nutritivo grão à sua dieta?

Leia também:

SEMENTE DE CHIA: PROPRIEDADES, BENEFÍCIOS E USOS

TUDO QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE O TRIGO-SARRACENO