Ágar-ágar, gelatina de algas: propriedades, receitas e aplicações

agar-agar

O ágar-ágar é uma gelatina que alguns gêneros de algas marinhas vermelhas contêm em suas células. Pode ser extraído de algas da classe Rodophyta, dos gêneros Gelidium, Gracilaria, Gelidiela e Pterocladia, principalmente.

A extração de ágar-ágarra foi descoberta, por acaso, em 1650, no Japão, onde antes se consumia o cozido de algas. Atualmente esta gelatina, kanten, integra diversas dietas e preparados. Veja neste artigo como e porquê usar ágar-ágar, preferindo-a à qualquer gelatina industrializada ou de origem animal. 

O ágar-ágar não se dissolve em água friamas, em água quente se expande bastante absorve até 20 vezes seu próprio pesoformando assim um gel não absorvível pelo corpo humano, não fermentável e atóxico. Esta gelatina que é, basicamente, uma mistura de dois polissacarídeos, a agarose e a agaropectina, tem muitas fibras (mais de 80%) e sais minerais (P, Fe, K, Cl e I), celulose, anidrogalactose e um pouco de proteínas.

Na microbiologia, o ágar-ágar é usado como base de culturas sólidas de bactérias pois não perde sua estrutura firme na temperatura de reprodução. Esse uso permite a identificação e isolamento de culturas bacterianas puras. Para aprofundar esses dados, leia aqui esse trabalho da FAO sobre ágar-ágar. 

agar agar 2

Leia mais: seta OS INÚMEROS BENEFÍCIOS DAS ALGAS MARINHAS PARA NOSSA SAÚDE

Quais os benefícios do uso do ágar-ágar na alimentação

Duas das características do ágar-ágar são interessantes para usá-la na alimentação: o ágar-ágar é riquíssimo em fibras e absorve até 3 vezes seu volume em água, quando ingerido. Mas, não é alimento, não tem quase nada de calorias porém, gera sensação de saciedade sem prejudicar o organismo e auxilia no processo de evacuação pois tem efeito laxativo. 

Essas qualidades do ágar-ágar são benéficas quando vcoê precisa perder peso e não sabe mais o que fazer. Mas, também é importante o seu teor de iodo (I) que nosso organismo necessita para manter o correto funcionamento da tireoide.

Leia mais: seta TIREÓIDE DE HASHIMOTO: AS RESPOSTAS ÀS SUAS PERGUNTAS 

Por outro lado, o ágar-ágar é um coringa muito útil nas receitas culinárias e tem vantagens por seu poder geleidificante ser dez vezes maior do que o da gelatina convencional. Também não precisa ir para a geladeira para ficar firme, não derrete à temperatura ambiente e não altera o sabor original dos alimentos.

Um show fazer pratos firmes, gelatinas salgadas, mousses, terrines e pudins e outros semelhantes, muito usado por culinárias do mundo todo e integrante de vários compostos na indústria alimentar (veja no artigo da FAO citado acima).

Como usar o ágar-ágar na sua cozinha

É muito fácil usar o ágar-ágar mas, se lembre que ele só absorve a água se esta estiver quente. Uma colherinha de chá de ágar-ágar dá para você fazer uma xícara de chá, de gelatina (ele absorve até 20 vezes seu peso em água quente). Essas são as dicas básicas para você usar ágar-ágar.

Então, você deve preparar a gelatina que vai usar em seus pratos assim: ferva o correspondente volume de água que vai precisar para a receita já misturando o pó de ágar-ágar na correspondente proporção, 1 colher chá de pó para 1 xícara de água. Deixe ferver por dois minutos e misture ainda quente, com as frutas ou com o peixe, ou derrame sobre o presunto para fazer uma terrine, por exemplo.

Gelatina de frutas frescas

agar agar 2

Apesar de que muitas receitas com ágar-ágar dizem para você ferver o seu suco de frutas preferido, eu não aconselho pois a fruta, ao ser fervida, perde muito das suas qualidades. Mas se você quer fazer geleia, então ferva. Para fazer gelatina de fruta fresca eu despejo o ágar-ágar já preparado sobre as frutas cortadas.

E se você quer, por exemplo, fazer gelatina de laranja, ou de um outro suco, dissolva o ágar-ágar em menor quantidade de água pois, quando você juntar o suco, a gelatina incorporará o resto de líquido de que precisa para não ficar muito dura.

Você pode também variar a quantidade de ágar-ágar, dependendo da receita que vai fazer e se quer que esta fique mais ou menos firme então, ponha mais ou menos água.

Chá de ágar-ágar

Mas, o ágar-ágar não serve só como ingrediente geleidificante de receitas diversas. Muitos sites de tratamentos alternativos recomendam sua ingestão na forma de chá pois, essa gelatina tem outras propriedades que são interessantes - o ágar-ágar é desintoxicante e hidratante atuando também na pele do corpo todo.

Para esse benefícios, você também poderá tomar chá de ágar-ágar, para além de usá-lo em diversas receitas, e obterá um melhor funcionamento do seu intestino, melhor absorção dos nutrientes que ingere, redução de peso (pela saciedade que a gelatina promove) e uma melhora substancial em toda a sua pele, inclusive a redução de processos de celulite. da pele, evitando rugas e deixando-a mais lisa e macia e, como é atóxica, não provoca qualquer tipo de reação indesejável.

Como preparar seu chá de ágar-ágar é fácil:

Misture, num copo de água morna, uma colher de chá do pó de ágar-ágar e dissolva bem, mexendo com a colher. Pronto. É só tomar uma vez ao dia. Não tem gosto de nada mas o custo benefício é imenso, para a sua saúde.

Onde você poderá encontrar ágar-ágar no Brasil?

Bom, o ágar-ágar é vendido em pó ou em lâminas, em lojas de produtos naturais, orientais, ou até nas grandes redes de supermercados. Hoje já se encontram também cápsulas ingeríveis de ágar-ágar nas farmácias de manipulação e fitoterapia. Seu preço é variável, dependendo da procedência mas, o ágar-ágar nacional custa algo assim como 7 a 8 reais o sachê padrão, que vai render até 5 litros de gelatina (veja aqui no Estação dos Grãos). 

Leia também:

setaPOR QUE VOCÊ ESTÁ ACIMA DO PESO OU NÃO CONSEGUE EMAGRECER?

setaCOMO PERDER PESO RÁPIDO SEM PASSAR FOME

seta10 DICAS PARA PERDER PESO RÁPIDO DURANTE OS EXERCÍCIOS