Sal rosa do Himalaia: 10 extraordinários benefícios e como usar

  • atualizado: 
sal-rosa-do-himalaia

Por ser colhido de depósitos seculares do Himalaia, o sal rosa é totalmente livre de toxinas e quaisquer tipos de poluentes. Muitos consideram este sal o mais puro do mundo.

Graças à grande concentração de minerais presente neste sal, sua coloração é rosa. Tudo isso traz diversos resultados benéficos ao organismo.

Neste artigo veremos 10 extraordinários benefícios e como usar o sal rosa do Himalaia.

Que sal é esse

O sal rosa do Himalaia foi originalmente formado em depósitos fósseis marinhos de mais de 250 milhões de anos atrás. Ele é extraído de antigos fundos marinhos que se secaram e encapsularam os cristais de sal nas placas tectônicas que se desenvolveram ao longo dos milênios.

A maioria deste sal presente hoje no comércio, é proveniente da região montanhosa do Paquistão. Se original e de boa qualidade, é extraído a mão, de acordo com a tradição local de longa data.

Os cristais de sal do Himalaia são minimamente processados. Já o sal de mesa comum pode ser processado até chegar a uma composição química de 97,5% de cloreto de sódio e 2,5% de produtos químicos, enquanto o sal não-refinado é 84% de cloreto de sódio e 16% de outros minerais naturais, incluindo muitos minerais essenciais à saúde.

10 Benefícios extraordinários do sal rosa do Himalaia

O sal rosa do Himalaia contém nutrientes e minerais extremamente benéficos ao organismo humano, tais como o magnésio, o cálcio, o bicarbonato, o potássio, estrôncio, sulfato e brometo.

Como vimos, é um sal natural que também se formou naturalmente naquela região por milhares de anos, agregando valores minerais.

Devido a isso, é capaz de proporcionar inúmeros e extraordinários benefícios que podem ser listados da seguinte forma:

1. Regula o funcionamento do metabolismo para que o mesmo seja adequado

2. Previne câimbras musculares

3. Aumenta a hidratação do corpo

4. Gera equilíbrio de eletrólitos

5. Melhora a absorção de nutrientes pelo organismo

6. Regula a pressão arterial

7. Melhora significativamente a circulação sanguínea

8. Fortalece os ossos graças ao cálcio

9. Elimina toxinas do corpo

10. Reduz o refluxo ácido e equilibra o pH

Consumir o sal rosa do Himalaia regularmente ajudará na manutenção do organismo, mantendo uma vida saudável e equilibrada. E o mesmo não acontece com o sal branco de cozinha, pois comumente o sal branco de cozinha que consumimos tem ser tornado cada vez mais processado pela indústria, o que torna a absorção difícil pelo organismo, podendo causar diversos problemas de saúde.

Apesar de o sal, em geral, ter sido sempre associado ao aumento da pressão arterial, de fato não existem evidências científicas de que o sal, por si só, promova doenças cardíacas ou hipertensão. Ao contrário, estudos recentes mostram que pessoas que seguem dietas pobres em sal têm mais problemas de saúde. Um estudo da Harvard em 2010 demonstrou que uma dieta pobre em sal pode ser o fator precursor da resistência à insulina, o que pode leva à diabetes tipo 2.

O sal mantém e até regula nossa pressão. Um estudo recentemente publicado atestou em ratos os benefícios do sal marinho não-refinado contra a hipertensão e contra danos nos rins.

Portanto o sal, de boa qualidade que seja, é um condimento importante em nossa dieta. Claro que se usado de maneira correta (sem exageros) e que ele seja de boa qualidade (não-refinado).

Como usar o sal rosa do Himalaia

Há diversas formas de fazer uso dos extraordinários benefícios do sal rosa do Himalaia. Seus usos podem tanto ser de ordem culinária e até mesmo de ordem estética (como o caso de banhos).

Usando o sal rosa do Himalaia no preparo de alimentos

Em questão de alimentação, o sal rosa pode ser utilizado com alimentos adequados e saudáveis, como os da cozinha oriental. Para temperar alimentos, o ideal é adicionar o sal ainda no processo de cozimento. Neste caso, por exemplo, ao temperar feijão (que é rico em ferro) pode-se adicionar o sal rosa do Himalaia para garantir também todos os seus nutrientes. O sal rosa do Himalaia também pode ser utilizado no preparo de saladas para temperá-las, pois, ao contrário do sal branco refinado, o sal rosa do Himalaia trará diversos benefícios para o corpo.

Banho com o sal rosa do Himalaia

O sal rosa do Himalaia também pode ser utilizado para banhos que garantirão excelentes benefícios para a pele e para o corpo. Neste caso, recomenda-se a posse de uma banheira.

Instruções para fazer banho com o sal rosa do Himalaia

Encha a banheira com água morna e adicione no mínimo um copo (200ml) de sal rosa do Himalaia por toda a banheira. Entre na banheira e fique com o corpo imerso (com exceção à cabeça) por cerca de 30 minutos. A união do sal rosa do Himalaia com a água morna ativará a transpiração do corpo, garantindo que o organismo seja capaz de absorver todos os nutrientes existentes neste sal. O mais recomendado é que este banho seja feito antes de se deitar para dormir, pois garantirá uma noite calma e relaxante.

Recomendações gerais

Mesmo que o sal rosa do Himalaia seja uma fonte extraordinária de minerais, não é recomendado que sua ingestão seja feita de forma exagerada. Desta maneira, recomenda-se também que um médico ou nutricionista seja consultado antes que se venha a aderir o sal rosa do Himalaia em uma dieta cotidiana.

Leia mais:

SAL AMARGO: DESCUBRA TODOS OS USOS E BENEFÍCIOS

SAL: TODOS OS TIPOS E BENEFÍCIOS

10 SURPREENDENTES USOS ALTERNATIVOS PARA O SAL

Fonte: fitlife.tv

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!