Argila verde, argila branca, argila vermelha e de outros tipos: indicações e benefícios

Todo o globo terrestre é revestido por terra e água, duas grandes fontes de vida necessárias para a nossa subsistência! Todo mundo sabe que devemos beber pelo menos 2 litros de água por dia, e todos sabem também que todos (ou quase todos) os alimentos que consumimos vêm da terra. Mas sabia que também é possível usar a terra de outra forma?

Por mais estranho que possa parecer, a terra é cheia de componentes químicos, físicos e energéticos, de modo que ao aplicarmos terra em nossa pele realizamos uma espécie de troca de energia: a argila absorve a energia negativa da área afetada e a troca por energia positiva. Esta técnica curativa foi usada pelos egípcios, por Hepócrates, e hoje em dia é usada em spas!

Benefícios

A geoterapia, como é conhecida hoje, atua tanto interna quanto externamente. Sua ação interna é considerada antiiflamatória, cicatrizante, absorvente, desintoxicante, antidiarreico, anti-obstipante e analgésica, enquanto sua ação externa envolve alguns aspectos parecidos e outros mais, sendo eles: anti-séptico, anti-reumático, anti-anti-infeccioso, analgésico, anti-traumático, cicatrizante, desobstruente, anti-tóxico, emoliente, regulador orgânico, tonificador, estimulante, vitalizante, refrescante e anti-tumoral.

Indicações

Seus benefícios são tantos que a argila pode ser usada para diversos tratamentos! Ela deve ser aplicada na pele nas áreas sensíveis que devem ser tratadas. Pode ser em inflamações (espinhas, machucados, alergias...), em queimaduras, tanto de sol quanto outras, dores, musculares ou em articulações, cortes, entre outras.

A argila é geralmente vendida em pó, e para ser utilizada deve ser colocada em um pote e misturada com água, até adquirir textura pastosa, nem muito líquida, nem muito sólida. Pode ser encontrada em diversas lojas de produtos naturais ou de produtos artesanais (lojas que vendem matérias para fazer sabonete ou perfume), sei que no centro de São Paulo, é possível encontrar!

A argila tida como mais comum para estes tratamentos é a verde, mas existem muitas outras, como a rosa, amarela, preta, branca, bege e até laranja! Veja abaixo as argilas mais comuns e as menos conhecidas, e os seus benefícios específicos:

ARGILA VERDE

A argila verde é a mais conhecida e não é à toa, ela possui a maior diversidade de elementos. É ótima para tratar acne, diminuir a oleosidade da pele e do cabelo pois tem propriedades adstringentes (limpa profundamente), indicada também para tratamento de abcessos e inchaços, pois é tonificante, e estimulante (estimula a circulação sanguínea), secativa, desintoxicante, bactericida, analgésica e cicatrizante.

ARGILA BRANCA

Apesar de ser fácil de encontrar, ela não é muito conhecida. Suas propriedades fazem dela uma ótima solução para pele manchadas e sensíveis (devido ao seu pH bem próximo ao da pele). Limpa e absorve a oleosidade sem ressecar, hidratação intensa, calmantes, anti-inflamatórias, cicatrizantes e clareadoras. Entre a variedade de argilas, a branca é a mais suave de todas.

ARGILA VERMELHA

Entre suas muitas qualidades, a que mais se destaca é a de redução de medidas, sendo assim, muito usada no corpo todo, desde pernas, até barriga. Além disso, a argila vermelha hidrata, nutre, previne o envelhecimento da pele e ainda tem propriedades antiestressantes e estimulantes (estimula a circulação sanguínea).

ARGILA ROSA

Assim como a cor rosa, a argila é uma mistura de argila branca com vermelha, tendo assim os benefícios das duas: ação clareadora, propriedades calmantes, cicatrizantes, anti-inflamatórias, hidratantes e antienvelhecimento.

ARGILA AMARELA

A argila amarela é recomendada para peles mais enrugadas, maduras e desvitalizadas, por ser cheia de elementos responsáveis pela formação da base de colágeno, aumentar a elasticidade da pele, combater e retardar o envelhecimento, reduzindo rugas e inflamações, ela tem ainda efeito tensor, ou seja, ajuda a combater a flacidez cutânea.

ARGILA ROXA

Semelhante às propriedades da argila amarela, a roxa tem também propriedades rejuvenescedoras, auxiliando na tonificação e suavização da pele, dando firmeza à pele. Indicada para uso facial.

ARGILA CINZA

Possui enxofre em sua composição, e por isso tem efeitos bem eficazes e fortes. Possui propriedades clareadoras, antioxidantes, antienvelhecimento além de ajudar no combate à acne. Recomendada para peles oleosas, maduras e manchadas, que não sejam propriamente sensíveis.

ARGILA NEGRA

Mais difícil de encontrar por ser tremendamente eficaz e considerada “nobre”, possui ações anti-inflamatória, antiestressante, rejuvenescedora e estimulante. Usada em tratamento no corpo todo, é especialmente recomendada para o tratamento de doenças como artrite e artrose.

ARGILA MARROM

Entre as várias argila, a mais pura, ótima para a manutenção dos tecidos, combate à peles oleosas e acne, além de ter efeito rejuvenescedor.

Os usos das argilas são muitos, este é apenas um exemplo, um método delicioso para se cuidar.

Esperamos que tenham gostado e que se sujem bastante com as argilas!

Leia também:

seta

ÓLEO DE COCO: 10 EXTRAORDINÁRIOS USOS ALTERNATIVOS

seta4 RECEITAS NATURAIS PARA MÁSCARAS FACIAIS

setaFAÇA VOCÊ MESMO CREMES ANTIRRUGAS

Fonte: Plantas Medicinais, Irmão Cirilo, 54ª edição, 2007.