Na Suécia, a primeira smart road do mundo: elétrica onde os veículos recarregam sozinhos


Há alguns anos, a Suécia vem investindo em formas de reduzir a emissão de CO2 como meta para combater o aquecimento global, criando alternativas aos combustíveis fósseis poluentes.

Em 2016 noticiamos que esse país começou a empregar energia limpa em seu sistemas de transportes público e privado, através de uma estrada elétrica constituída de postes com fios.

De lá para cá, a Suécia continuou investindo em ações tecnológicas no setor rodoviário e, agora trazemos a notícia da criação da primeira estrada elétrica “sem fios” do mundo.

Em um futuro green, os carros não precisarão de combustíveis fósseis e nem de pontos para recarga elétrica, pois seriam recarregados na própria estrada, através de um sistema de alta tecnologia. Incrível, não é mesmo?!

Entre as empresas responsáveis pela criação da Smartroad Gotland, estão a principal produtora sueca de eletricidade, a Vattenfall e a israelense ElectReon.

A Smartroad Gotland é um serviço de transporte público totalmente funcional. Para isso, está utilizando em caráter experimental uma estrada elétrica sem fio de 1,6 km de comprimento, que é parte do plano de uma rota total de 4,1 km, conectando o aeroporto de Gotland com a cidade medieval de Visby, ambos na ilha de Gotland, um eco-município no meio do mar Báltico, entre a Suécia e a Letônia.

Como funciona

A primeira estrada “elétrica sem fios” do mundo é constituída com bobinas de cobre e redes elétricas subterrâneas, que ficam 8 cm abaixo do asfalto, para servirem de carregamento por indução, ou seja, a eletricidade é gerada por uma rede de bobinas instaladas sob a estrada. Quando a bobina recebe a corrente elétrica, gera um campo magnético responsável por carregar os veículos com receptores especiais instalados neles.

Em suma, esse tipo de tráfego funciona através do campo magnético gerado pela estrada elétrica, e o receptor instalado no veículo que, por usa vez, ao rodar pela rodovia será automaticamente  recarregado.

Esse empreendimento é financiado pela Administração Sueca de Transporte – Trafikverket, como parte da meta do governo sueco de eliminar a dependência dos combustíveis fósseis até 2050. Dessa forma, os transportes tradicionais como carros, ônibus e caminhões, darão lugar aos veículos elétricos.

Com o bom resultado desse projeto sueco, comprovado através do teste utilizando um caminhão constituído por um receptor, a Administração Sueca de Transportes pretende ampliar essa inovação em outros tipos de veículos.

É gente, as mudanças estão acontecendo e diante desse cenário precisamos nos situar da melhor forma possível para nos beneficiar dessas transformações.

O futuro já está a nossa frente, a olhos vistos e é preciso que ele seja green. Um mundo melhor é possível!

Talvez te interesse ler também:

Os veículos do futuro: mobilidade autônoma, zero emissão e conexão internet

Hippies e nostálgicos: a Kombi elétrica vai chegar ao Brasil

Tesla Cybertruck: a empresa de Elon Musk desenvolve carro do futuro




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...