Halloween - todos os Símbolos e seus Significados

  • atualizado: 
halloween-simbolos

A origem do Halloween vem do festival celta chamado Samhain (termo que significa "fim do verão"), originário do Reino Unido. O Halloween é uma celebração de origem celta e tradição pagã. É comemorado no dia 31 de outubro, data que antecede o dia de Todos os Santos.

Em sua origem ancestral, a festa era celebrada para marcar o fim do verão; celebrar a boa colheita e abundância de alimentos; para cultuar os mortos e venerar a deusa celta YuuByeol, deusa da perfeição.

Para os celtas, o culto aos mortos e às forças da Natureza era uma tradição. A comemoração do Samhain começava dia 31 de outubro e durava três dias. Estas celebrações que deram origem ao Halloween, aconteciam em torno à fogueiras. Na Idade Média, com a influência da Igreja Católica, essa festa passou a ser considerada pagã e uma heresia, passando a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que festejassem a data, eram perseguidos e condenados à fogueira pelo Tribunal da Inquisição.

Para enfraquecer as influências pagãs, a Igreja Católica Medieval instituiu a data do Dia de Finados em 2 de novembro.

O papa Gregório III, em meados do século VIII, alterou as data do Dia de Todos os Santos, de 13 de maio para o dia 1º de novembro e, assim, a comemoração do Festival do Samhain, acabou precedendo essa data, isso foi uma forma de "cristianizar" este festival pagão. Como a comemoração do Samhain com esta mudança passou a anteceder o Dia de Todos os Santos, recebeu a denominação de "All Hallows' Eve". "Hallow" é um termo antigo, que quer dizer "santo", e "eve" significa "véspera".

Na atualidade, a etimologia dessa denominação já não tem a mesma conotação. O Halloween moderno sofreu influência da cultura norte-americana e assumiu a forma que conhecemos hoje, sendo representado por símbolos e cores específicas à temática desta data comemorativa.

Vejam a seguir quais são estes símbolos e seus respectivos significados.

 

1. SÍMBOLOS DO HALLOWEEN

halooween simbolos

O Halloween com o passar do tempo e o contato com outras culturas foi ganhando novas tendências, influências e simbologias.

Conheçam todos os símbolos do Halloween e seus significados:

BRUXAS

Na cultura celta haviam mulheres sábias e com grande conexão com a natureza que, no período da Inquisição passaram a ser consideradas bruxas. Tal representação foi incorporada pelos Estados Unidos, por meio dos colonizadores ingleses e, a partir daí, se espalhou por todo o mundo.

ABÓBORAS E VELAS

As abóboras representam fertilidade e sabedoria e as velas representam a luz que ilumina o caminho espiritual. A prática de cortar a abóbora e colocar uma vela acesa dentro dela surgiu da lenda irlandesa de Jack O' Lantern, homem que bebia muito e que se encontrou com o diabo, no dia em que bebeu demais.

Esperto, para escapar do inferno, aprisionou o diabo várias vezes até o dia em que morreu de tanto beber. Sua entrada foi negada, tanto no céu, quanto no inferno. A partir de então, a alma de Jack passou a perambular pelo mundo. Assim, passou a vagar pelas noites escuras, com a luz de uma lanterna feita de nabo com um carvão em brasa preso.

Os nabos iluminados passaram a ser utilizadas por Jack como lamparinas para fugir da escuridão e iluminar seu caminho. Com a imigração dos povos de origem celta para os Estados Unidos, o nabo, que era usado como lanterna nas noites de Halloween, foi substituído pela abóbora, que era mais abundante na agricultura desse país.

GATO PRETO

Os gatos são considerados animais com poderes mágicos, por isso fazem parte do simbolismo do Halloween.

MORCEGO

Animal associado ao mistério e à noite, cuja visão vê o mais além, além de captar o mistério com sua aguda percepção.

ARANHA

As aranhas e suas teias representam o movimento da existência, que com sua constância tece cada fato e acontecimento.

CORUJA

Esta ave está associada à sabedoria, ao mistério, ao silêncio e à capacidade de ver através da escuridão o que está oculto, e com o girar de sua cabeça, pode ver sob todos os ângulos, capacidade que lhe confere amplitude de visão.

MAÇÃ

Fruta que simboliza o conhecimento do Bem e do Mal.

FOGO

Durante o Samhain, os druidas (sacerdotes celtas) usavam o fogo como forma de proteção contra tudo que fosse negativo e de conexão com as forças divinas.

VASSOURA

Símbolo de limpeza que varre tudo que é negativo.

FANTASMAS

Símbolo do mundo além vida e de dimensões onde habitam os mortos.

CAVEIRAS, OSSOS E ESQUELETOS

Estes símbolos representam a transitoriedade da existência, por isso causam temor e assombro.

CHAPÉUS EM CONE

Símbolo de hierarquia sacerdotal, usado pelas mulheres que se dedicavam à magia como instrumento de captação das forças esotéricas.

COROA E BASTÃO

Estes símbolos representam poder, autoridade e elevação.

VARINHA MÁGICA

Instrumento utilizado na magia para direcionar as energias e invocar forças transcendentais.

CALDEIRÃO

Dentro deste utensílio as substâncias se transformam: o grão vira alimento, a raiz se converte em remédio, o sonho vira realidade e a mágica acontece.

LÁPIDE

Símbolo da morte e da transitoriedade da existência.

MÁSCARAS E FANTASIAS

As máscaras e fantasias são meios de dar vida ao que está além do visível e da imaginação, transformando a festa de Halloween em um evento temático alegorizando o sobrenatural.

TRAVESSURAS OU GOSTOSURAS

A partir do século IX, em alusão ao Dia dos Mortos, as pessoas faziam os “bolos das almas” com massa simples e cobertura de groselha para que as crianças fantasiadas, batessem de porta em porta para pedir os bolos.

Em troca de cada pedaço de bolo, a criança rezava pela alma de um parente de quem lhe ofertou o bolo, dessa prática se originou a brincadeira Travessuras ou Gostosuras do Halloween moderno, no qual o bolo deu lugar aos doces e as rezas às brincadeiras típicas desta comemoração.

2. A CORES DO HALLOWEEN

As cores utilizadas na festa de Halloween também têm significados, vejam quais são:

PRETO: Cor relacionada ao mistério e o ocultismo.

ROXO: Simboliza a magia, o misticismo e o mundo transcendental.

LARANJA: Representa vitalidade, energia e força. Cor da abóbora, muito usada como símbolo do Halloween.

3. A COMPOSIÇÃO DA FESTA

Todos estes símbolos e cores compõem os cenários e as fantasias. Falar em fantasia, você curte Halloween, se sim, qual é a sua predileta?

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!