Halloween: 23 Símbolos e os Significados de Cada um Deles


O Halloween é uma festa que caiu no gosto do povo, não teve jeito. Uns criticam pela “americanagem” e festejam com o folclore brasileiro, afinal o Dia do Saci Pererê é mesmo dia do Halloween, 31 de outubro. Mas é interessante saber as origens dessa festa pois ela tem a ver com o culto à natureza, muito além do simbolismo amedrontador que se festeja hoje em dia.

Vamos conhecer?

ORIGEM E HISTÓRIA DO HALLOWEEN

A origem do Halloween vem do festival celta chamado Samhain (termo que significa “fim do verão”), originário do Reino Unido. O Halloween é uma celebração de origem celta e tradição pagã. É comemorado no dia 31 de outubro, data que antecede o dia de Todos os Santos.

Em sua origem ancestral, a festa era celebrada para marcar o fim do verão; celebrar a boa colheita e abundância de alimentos; para cultuar os mortos e venerar a deusa celta YuuByeol, deusa da perfeição.

Para os celtas, o culto aos mortos e às forças da natureza era uma tradição. A comemoração do Samhain começava dia 31 de outubro e durava três dias. Estas celebrações que deram origem ao Halloween, aconteciam em torno à fogueiras.

Na Idade Média, com a influência da Igreja Católica, essa festa passou a ser considerada pagã e uma heresia, passando a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que festejassem a data, eram perseguidos e condenados à fogueira pelo Tribunal da Inquisição.

Para enfraquecer as influências pagãs, a Igreja Católica Medieval instituiu a data do Dia de Finados em 2 de novembro.

O papa Gregório III, em meados do século VIII, alterou as data do Dia de Todos os Santos, de 13 de maio para o dia 1º de novembro e, assim, a comemoração do Festival do Samhain, acabou precedendo essa data, isso foi uma forma de “cristianizar” este festival pagão. Como a comemoração do Samhain com esta mudança passou a anteceder o Dia de Todos os Santos, recebeu a denominação de “All Hallows’ Eve”. “Hallow” é um termo antigo, que quer dizer “santo”, e “eve” significa “véspera”.

Na atualidade, a etimologia dessa denominação já não tem a mesma conotação. O Halloween moderno sofreu influência da cultura norte-americana e assumiu a forma que conhecemos hoje, sendo representado por símbolos e cores específicas à temática desta data comemorativa.

Vejam a seguir quais são estes símbolos e seus respectivos significados.

SÍMBOLOS DO HALLOWEEN

halooween simbolos

O Halloween com o passar do tempo e o contato com outras culturas foi ganhando novas tendências, influências e simbologias.

Conheçam todos os símbolos do Halloween e seus significados:

BRUXAS

Na cultura celta haviam mulheres sábias e com grande conexão com a natureza que, no período da Inquisição passaram a ser consideradas bruxas. Tal representação foi incorporada pelos Estados Unidos, por meio dos colonizadores ingleses e, a partir daí, se espalhou por todo o mundo.

ABÓBORAS E VELAS

As abóboras representam fertilidade e sabedoria e as velas representam a luz que ilumina o caminho espiritual. A prática de cortar a abóbora e colocar uma vela acesa dentro dela surgiu da lenda irlandesa de Jack O’ Lantern, homem que bebia muito e que se encontrou com o diabo, no dia em que bebeu demais.

Esperto, para escapar do inferno, aprisionou o diabo várias vezes até o dia em que morreu de tanto beber. Sua entrada foi negada, tanto no céu, quanto no inferno. A partir de então, a alma de Jack passou a perambular pelo mundo. Assim, passou a vagar pelas noites escuras, com a luz de uma lanterna feita de nabo com um carvão em brasa preso.

Os nabos iluminados passaram a ser utilizadas por Jack como lamparinas para fugir da escuridão e iluminar seu caminho. Com a imigração dos povos de origem celta para os Estados Unidos, o nabo, que era usado como lanterna nas noites de Halloween, foi substituído pela abóbora, que era mais abundante na agricultura desse país.

SANGUE

O sangue é um dos elementos mais usados no Halloween, nas fantasias, maquiagens e até nas decorações com cortinas e janelas marcadas por mãos ensanguentadas.

Como em muitos símbolos do Halloween, o sangue representa a vida e a mortalidade. Principalmente nos remete ao medo de morrer mas a morte é uma passagem, pois depois do sangue, vêm os fantasmas…

FANTASMAS

Símbolo do mundo além vida e de dimensões onde habitam os mortos.

GATO PRETO

Os gatos são considerados animais com poderes mágicos, por isso fazem parte do simbolismo do Halloween.

MORCEGO

Animal associado ao mistério e à noite, cuja visão enxerga o além, o morcego simboliza comunidade, longevidade, equilíbrio, boa sorte, evolução e poderes sobrenaturais.

ARANHA

As aranhas e suas teias representam o movimento da existência, que com sua constância tece cada fato e acontecimento.

CORUJA

Esta ave está associada à sabedoria, ao mistério, ao silêncio e à capacidade de ver através da escuridão o que está oculto, e com o girar de sua cabeça, pode ver sob todos os ângulos, capacidade que lhe confere amplitude de visão.

MAÇÃ

Fruta que simboliza o conhecimento do Bem e do Mal.

PIPOCA DOCE

Talvez você não saiba mas a pipoca doce é um símbolo que remonta ao Samhain porque o milho é um símbolo da mudança das estações. Simboliza o outono, com sua mudança de cores e de ares.

FOGO

Durante o Samhain, os druidas (sacerdotes celtas) usavam o fogo como forma de proteção contra tudo que fosse negativo e de conexão com as forças divinas.

VASSOURA

Símbolo de limpeza que varre tudo que é negativo.

VAMPIROS

Vampiros são os parasitas que sugam nossas energias, os famosos encostos.

Esse símbolo nos lembra de vivermos a vida com a consciência da morte, para aceitarmos que um dia estaremos em algum outro lugar, e que devemos deixar em paz os que ficarem para trás.

CAVEIRAS, OSSOS E ESQUELETOS

Estes símbolos representam a transitoriedade da existência, por isso causam temor e assombro.

PALHAÇOS

É um símbolo que entrou para a história com a quantidade de filme de horror envolvendo o personagem. Historicamente, em Roma, na China, na Europa e em outros lugares, os palhaços eram os únicos que podiam zombar de reis e imperadores. Eram trapaceiros e brincalhões, um espírito travesso escondido atrás de uma máscara sorridente. Os palhaços simbolizam as imprevisibilidades da vida e o velho ditado “as aparências enganam”.

Talvez por isso os palhaços sejam tão amedrontadores.

ESPANTALHOS

Espantalhos feitos de casca de milho é um símbolo que remonta aos tempos do Samhain, quando se festejava e se agradecia pelas boas colheitas. As palhas de milho simbolizam o fim da colheita e a mudança das estações. Também aqui a simbologia foi deturpada para causar medo e repulsa.

CHAPÉUS EM CONE

Símbolo de hierarquia sacerdotal, usado pelas mulheres que se dedicavam à magia como instrumento de captação das forças esotéricas.

COROA E BASTÃO

Estes símbolos representam poder, autoridade e elevação.

VARINHA MÁGICA

Instrumento utilizado na magia para direcionar as energias e invocar forças transcendentais.

CALDEIRÃO

Dentro deste utensílio as substâncias se transformam: o grão vira alimento, a raiz se converte em remédio, o sonho vira realidade e a mágica acontece.

LÁPIDE

Símbolo da morte e da transitoriedade da existência.

MÁSCARAS E FANTASIAS

As máscaras e fantasias são meios de dar vida ao que está além do visível e da imaginação, transformando a festa de Halloween em um evento temático alegorizando o sobrenatural.

TRAVESSURAS OU GOSTOSURAS

A partir do século IX, em alusão ao Dia dos Mortos, as pessoas faziam os “bolos das almas” com massa simples e cobertura de groselha para que as crianças fantasiadas, batessem de porta em porta para pedir os bolos.

Em troca de cada pedaço de bolo, a criança rezava pela alma de um parente de quem lhe ofertou o bolo, dessa prática se originou a brincadeira Travessuras ou Gostosuras do Halloween moderno, no qual o bolo deu lugar aos doces e as rezas às brincadeiras típicas desta comemoração.

A CORES DO HALLOWEEN

As cores utilizadas na festa de Halloween também têm significados, vejam quais são:

PRETO: Cor relacionada ao mistério e ao ocultismo.

ROXO: Simboliza a magia, o misticismo e o mundo transcendental.

LARANJA: Representa vitalidade, energia e força. É a cor da abóbora, muito usada como símbolo do Halloween.

VERMELHO: Representa o sangue da vida, o medo da morte.

Leia mais:

A COMPOSIÇÃO DA FESTA

Todos estes símbolos e cores compõem os cenários e as fantasias. Falar em fantasia, você curte Halloween, se sim, qual é a sua predileta?

Talvez te interesse ler também:

Green Halloween: como fazer a festa das bruxas sustentável?

Halloween: a bruxaria brasileira é a melhor de todas. Valorize!

Halloween: comemoremos o fim da Inquisição e da Caça às Bruxas

Trajes Fantásticos de Halloween para crianças que usam cadeira de rodas




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...