Libélula: Significado e Simbologia


As libélulas são insetos muito especiais porque, além de lindas e elegantes, prestam grande serviço ao homem sendo grandes predadoras de moscas e pernilongos, inclusive o Aedes aegypti.

Pertencentes à ordem Odonata, subordem Anisoptera, elas vivem perto de zonas aquáticas, rios, riachos, pântanos e também em águas estagnadas. Dotadas de olhos especiais, que lhes conferem um campo visual de 360 graus, as libélulas caçam seguindo sua apurada visão.

Elas podem viver até 5 anos e para aqueles que têm medo delas, fiquem tranquilos, libélulas não picam!

ORIGEM DO NOME

Em inglês, libélula é Dragonfly, literalmente dragão volante. Mas o nome científico Anisoptera vem do grego ἄνισος, anisos, “desigual” e πτερόν, pteron, “asa”, ou seja: asas diferentes, porque as asas posteriores são mais largas que as anteriores.

Já o nome libélula tem diferentes correntes de pensamento com relação à sua etimologia.

O nome seria derivado do termo latino “libra”, que significa balança, isto porque enquanto voam, as libélulas parecem uma balança dado que se mantêm em perfeito equilíbrio.

Uma outra hipótese é a de que seu nome tenha origem no termo latino ‘libellum’, diminutivo de liber, ou seja, livre. Mas este mesmo diminutivo estaria para “livro” porque suas asas em voo se parecem a um livro aberto.

Desde sempre, a libélula é considerada um inseto mágico graças às suas asas iridescentes que mudam de cor, a sua forma esbelta e a velocidade com que é capaz de voar e fugir de seus predadores.

Ela nasce de uma larva (ninfa) aquática (poças d’água, lagos temporários, zonas pantanosas, ribeiras ou riachos) e depois se transforma de maneira natural, assim como a lagarta se transforma em borboleta. As ninfas inclusive são consideradas muito agressivas, carnívoras, são predadoras de girinos, insetos e peixes jovens.

LIBÉLULA, AS LENDAS

Em torno da libélula existem algumas lendas muito interessantes, cheias de significados e simbolismos, alguns bons, alguns maus. Mas a interpretação depende sempre da crença de cada um.

Por exemplo, diz uma lenda americana que a libélula era um dragão muito sábio que, durante a noite, difundia a luz com sua própria respiração de fogo.

Sua respiração teria criado a arte da magia e da ilusão.

Um dia, no entanto, o dragão acabou sendo um prisioneiro de sua própria magia: para enganar um coiote, se transformou em uma libélula, mas, ao fazê-lo, acabou ficando preso no novo corpo, perdendo todo o seu poder.

No Japão existe uma outra lenda que conta que o 21º imperador, Yuryaka Tenvo, estava para ser picado por um mosquito quando uma libélula apareceu e comeu o inseto, evitando que o imperador sofresse danos (talvez doenças). Por isso, neste país libélula é sinônimo de sorte.

Mas o inseto também está relacionado à energias do mal, à magia negra, etc. Em alguns lugares a libélula é chamada de “Agulha do Diabo”, “Bruxa da Água” ou “Cavalo do Diabo”.

Diz uma lenda alemã, que uma princesa cruel cavalgava nas vizinhanças de seu reino quando encontrou um homem que tentou falar com ela. Ela ordenou que ele saísse da sua frente e o homem não ouviu o mandado. Ela então passou por cima dele e recebeu como maldição transformar-se em uma libélula juntamente com seu cavalo.

Um conto romeno diz que o Diabo tentava atravessar um lago quando um pescador se recusou a lhe dar carona. Então o Diabo se transformou em uma libélula para poder voar sobre as águas.

Em contos suecos, o diabo pesava a alma das pessoas usando uma libélula.

Para os noruegueses a libélula “fura olhos” e para os holandeses a libélula “morde cavalo”.

Na Europa a libélula muitas vezes é associada às bruxas enviadas por Satanás para criar confusão, e muitas vezes ela é chamada de “cortadoras de orelhas” ou “agulhas do diabo” por causa do seu corpo fino e longo.

LIBÉLULA, SIGNIFICADOS E SIMBOLOGIAS

Em geral, este inseto está frequentemente associado à transformação, dado que nasce na água e vive no ar. Mas de acordo com cada costume e tradição, a libélula apresenta significados diversos.

Há uma tradição budista japonesa que acredita que espíritos ancestrais retornavam à Terra cavalgando sobre as libélulas. Isso porque, durante um festival budista que acontece em meados de agosto, os espíritos voltam para visitar os vivos, e a época coincide com o aparecimento de  milhares de libélulas.

Algumas culturas veem na libélula um símbolo de liberdade, paz e busca da verdade.

Dada a transformação da larva à libélula, o inseto também representa a transição da infância para a idade adulta e, portanto, a superação das ilusões e a aquisição da maturidade, da consciência e do equilíbrio.

No Oriente, a libélula simboliza sorte, harmonia e prosperidade, como na China, por exemplo, onde acredita-se que a libélula é a alma de um dragão.

Os samurais tinham em seus capacetes a representação da libélula como esperança de vitória sobre o inimigo e como símbolo de força e coragem. E é esta a simbologia da libélula para os japoneses.

Vietnamitas associam o voo das libélulas à previsão de chuva. Americanos também. Para estes, se libélulas voassem alto, significava chuva forte. Se voassem baixo, a chuva seria leve.

Algumas culturas veem no acasalamento de libélulas a forma de um coração. Por isso, o inseto também representaria amor e fertilidade.

©Nandhu Kumar/Pexels

Deixando a simbologia de lado e atentando-se para a biologia, lembramos que a libélula, assim como todo e qualquer ser vivo na Terra, tem sua importância para a biodiversidade. Sendo predadoras de insetos, como dissemos, anteriormente, libélulas nos ajuda a livrarmos de doenças e protege plantas de pragas.

Como tudo na vida é equilíbrio, usar um amuleto, um brinco, colar ou anel de libélula pode representar abertura para a mudança em sua vida, a busca pelo equilíbrio e controle mental, a leveza, a beleza e o respeito à diversidade, inclusive de crenças pois, como vimos, são várias as crenças em torno deste ser enigmático.

Talvez te interesse ler também:

Romã: uma fruta cheia de símbolos, significados e mistérios

Maçãs e suas simbologias: todos os significados do fruto proibido

Significado espiritual de acender incenso: cada objetivo, um aroma




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Maria Mathilde
    Publicado em 28/12/2020 às 11:03 pm [+]

    Vou levar pelo lado positivo. Como transformação para melhor. Obrigada.


  2. Daia Florios
    Publicado em 02/01/2021 às 5:50 pm [+]

    Com certeza <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...