Como ter uma boa noite de sono?

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Quem já perdeu uma noite de sono sabe como o humor fica afetado.

Ficamos cansados, mal-humorados, irritados, ansiosos e nossa memória, atenção e concentração diminuem bastante. Além disso, ficar por muito tempo sem dormir pode provocar problemas psicológicos e físicos.

As causas da insônia podem ser muitas: estresse, cansaço mental, uso de drogas, alimentação inadequada, uso de computador e celular antes de deitar, etc. 

O estresse, causa muito comum da insônia, eleva os níveis de cortisol e adrenalina, fazendo o sono ir embora.

Você pode adotar algumas medidas para tentar regularizar o seu sono. A primeira delas é observar o horário em que a insônia ocorre e qual pode ser a causa dela.

Confira algumas dicas que podem ajudar você a regular o sono:

- Mantenha um horário regular para dormir e levantar.

- Organize o quarto para uma boa noite de sono: ambiente silencioso, limpo e sem luminosidade.

- Não consuma alimentos pesados antes de dormir e, também, não durma com o estômago vazio. Faça uma refeição leve antes de deitar-se.

- Evite bebidas estimulantes pela parte da noite, como café, refrigerantes, energéticos e bebidas alcoólicas.

- Pratique exercícios físicos pela parte da manhã e evite-os pela parte da noite.

- Evite o uso de computadores e celulares antes de deitar-se.

- Evite cochilos longos durante o dia.

- Evite dormir com televisão ou música ligada.

- Deite somente quando estiver com sono.

- Leia um livro. É um excelente relaxante.

- Tome um banho à noite para relaxar.

Esses hábitos ajudam a relaxar o corpo. Se nada funcionar, procure ajuda específica. Existem terapias do sono e tratamentos psicológicos que podem ajudar você a descobrir o que tira o seu sono e como tratar a sua insônia.

Existem, também, tratamentos naturais com ervas e plantas que ajudam a reduzir a ansiedade e diminuem o nível de cortisol, como valeriana, passiflora, maracujá, entre outras.

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Fonte: psicologiasdobrasil