Coletores menstruais são seguros e confiáveis. É por isso que devemos dar adeus aos absorventes


O coletor menstrual é tão confiável e seguro quanto os absorventes higiênicos descartáveis. Quem já usa sabe muito bem que é higiênico, prático, confortável e ecológico, mas agora um novo estudo nos oferece mais uma razão para fazer a mudança.

coletor menstrual tem muitas vantagens: da questão econômica à redução do lixo, da liberdade pessoal à conveniência.

Uma nova pesquisa publicada na revista Lancet Public Health, que analisou 43 estudos envolvendo 3.300 mulheres e adolescentes que vivem em diferentes países do mundo, nos dá a prova científica de que os coletores menstruais são tão seguros e confiáveis ​​quanto os absorventes higiênicos descartáveis.

Após o estudo, cerca de 70% das voluntárias confirmaram que queriam usar o coletor. Durante o estudo, uma espécie de fase de familiarização foi realizada em vários ciclos.

“O uso do copo coletor menstrual não mostrou efeitos negativos sobre a flora vaginal”, escrevem os pesquisadores.

Quatro estudos, que envolveram cerca de 300 mulheres, compararam a perda de sangue entre coletores menstruais, absorventes higiênicos ou tampões descartáveis: o resultado é que as perdas são semelhantes em três das pesquisas realizadas e significativamente menores com os coletores menstruais na quarta.

“Nossa pesquisa indica que os coletores menstruais são uma opção segura para o gerenciamento da menstruação e são usados ​​internacionalmente. Nesse campo, estudos adicionais de qualidade são necessários para comparar os diferentes produtos menstruais em termos de eficácia, custo e efeitos sobre o meio ambiente”, escrevem novamente.

Mas para os primeiros testes, de acordo com os pesquisadores, não há dúvida de que o coletor é um aliado válido para os dias mais difíceis do mês, para muitas mulheres.

“Embora 1,9 bilhões de mulheres em todo o mundo tenham uma idade menstrual, existem poucos bons estudos que comparam os produtos de saúde com a menstruação”, diz Penelope Phillips, principal autora da pesquisa.

A longo prazo, os coletores menstruais são uma opção muito mais econômica e ecológica, motivo pelo qual os pesquisadores enfatizaram a oportunidade de tornar os coletores acessíveis às mulheres, mesmo nas áreas mais pobres do mundo.

E então, o que você está esperando para aderir aos coletores, se é que você já não aderiu….

Talvez te interesse ler também:

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE COLETOR MENSTRUAL

GLIFOSATO EM GAZES E ABSORVENTES: ALARME NA ARGENTINA. SERIA CULPA DO ALGODÃO GM?

O ABSORVENTE INTERNO É PERIGOSO? CONFIRA AQUI!




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...