29 de agosto: Dia Nacional de Combate ao Fumo


Se você faz parte do grupo de 1 bilhão de fumantes, que tal aproveitar o incentivo de um dia dedicado ao combate ao fumo para sair dele?

O dia 29 de agosto foi instituído pela Lei Federal nº 7.488, de 11 de junho de 1986, como o Dia Nacional de Combate ao Fumo com o objetivo de reforçar ações para sensibilizar a todos sobre os males que o tabaco provoca para a saúde.

Dentre os prejuízos acarretados pelo tabagismo estão o câncer de pulmão – um dos que mais mata no país -, a infertilidade e a impotência sexual masculinas, derrame cerebral, problemas respiratórios, doenças cardíacas, etc.

O câncer que mais adoece pessoas em todo o mundo é o câncer de pulmão. Dados recentes disponíveis apontam 1,8 milhão de novos casos, sendo que 58% deles estão em países em desenvolvimento, conforme dados divulgados pela BBC.

Fumante passivo

Segundo pesquisas recentes, inclusive do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o fumante passivo também corre riscos de desenvolver câncer de pulmão por causa da inalação da fumaça do cigarro. A situação do fumante passivo é tão grave que se estima que sete pessoas morrem diariamente por causa do fumo passivo.

Quem fuma causa dano a si e aos outros também. É muita falta de educação e de consideração por si e pelos outros.

Além de várias doenças, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No mundo, são 5 milhões de pessoas que morrem em decorrência do fumo e, no Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem anualmente por consequência do ato de fumar.

Informações que assustam

Há muitas razões para você parar de fumar agora! Muitas destas razões você sequer imagina e nunca é demais insistir para que um vício seja tratado.

  1. Cigarro faz você gastar dinheiro com algo que só faz mal
  2. Cigarro é radioativo
  3. Cigarro provoca mau hálito
  4. Cigarro causa mau cheiro
  5. Pode causar doenças neurológicas
  6. Aumenta o risco de doenças gástricas
  7. Compromete a visão
  8. Pode causar alterações nos genes
  9. Causa alterações no paladar e no olfato
  10. O cigarro polui o meio ambiente

Um problema social

O cigarro faz mal para quem fuma, para quem não fuma e para quem o produz. Ou seja, além de ser um problema individual, o cigarro também é um problema de saúde pública.

O mal provocado pela indústria do tabaco não atinge somente o consumidor final do cigarro, mas, também, para os agricultores que trabalham na agricultura do fumo.

Vários tipos de agrotóxicos são utilizados nas plantações de tabaco, o que tem provocado várias doenças em agricultores no Rio Grande do Sul e, até mesmo, os levado à morte.

Uma pesquisa na cidade de Gramado Xavier (RS), um polo da indústria do fumo, revelou que há uma forte conexão entre os casos de suicídio e a agricultura do fumo.

Leia mais: CIGARRO MATA! MAS NÃO APENAS QUEM FUMA, QUEM O PRODUZ TAMBÉM

Uma vida saudável é uma vida mais feliz!

Se você fuma, está fazendo mal a si mesmo, àqueles que convivem com você e a todo uma rede de pessoas que são vítimas da indústria tabagista. Não financie o seu mal e o de tantas pessoas. Se você não conseguir parar de fumar sozinho, não hesite em pedir apoio profissional. Larga logo esse vício e seja mais feliz!

Compartilhe este post. Menos fumantes é mais! E um Feliz 29 de agosto: Dia Nacional de Combate ao Fumo

Talvez te interesse ver também:

COMO SÃO OS PULMÕES DE UM FUMANTE? VÍDEO CHOCANTE FARÁ VOCÊ PENSAR SERIAMENTE EM PARAR DE FUMAR

FUMAR: RISCOS AUMENTAM ATÉ PARA QUEM FUMA 1 CIGARRO POR DIA

10 PLANTAS QUE TE AJUDARÃO A PARAR DE FUMAR




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...