Síndrome do pânico: como lidar com ela. Dicas e remédios naturais

Síndrome do pânico

PÂNICO - muitas pessoas já experimentaram, pelo menos uma vez em suas vidas, um ataque de pânico, o horrível momento em que por alguns segundos, tem-se a sensação de morrer. Os sintomas podem ser diferentes e vários: tremor, asfixia, taquicardia, medo de enlouquecer ou de desmaiar, suor quente, calafrios e outros.

Pode ser um episódio esporádico ou acontecer com alguma frequência, principalmente nos períodos em que estamos especialmente estressados, reprimindo nossas emoções mais profundas ou apenas nos sentindo fracos e inseguros. A experiência muitas vezes acontece inesperadamente e as pessoas não entendem o que está acontecendo e não sabem o que fazer. Se vão para um pronto socorro ou chamam um médico, geralmente se detecta que não há nenhum sintoma clínico de doença, mas "apenas" uma crise nervosa para a qual se pode administrar sedativos e ansiolíticos.

Quando estes sintomas ocorrem, você deve sempre se perguntar o porquê de ocorrerem e, se você quiser evitar o reaparecimento da síndrome, deve se aprofundar sobre a causa do problema. Um método que provou ser definitivamente bom é o de fazer um percurso com a psicoterapia, evitando, se possível, medicamentos e talvez fazendo uso apenas de alguns remédios naturais.

Vejamos quais são as opções que você pode considerar:

Terapia cognitivo-comportamental

Se o fenômeno da síndrome do pânico e ansiedade é recorrente, é bom pedir a ajuda de um especialista. Nos últimos anos, temos visto que bons resultados podem ser obtidos para este tipo de problema com a terapia cognitivo-comportamental, geralmente de curta duração e de base semanal. Durante as sessões, o terapeuta orienta o paciente em um caminho que lhe permitirá romper os mecanismos de pensamento e círculos viciosos que são a base do problema.

Yoga e técnicas de respiração

Às vezes, para dissipar nossos medos, pode ser o suficiente chegarmos dentro de nós mesmos e respirarmos profundamente, por alguns minutos, nos conectando com a força que cada um tem dentro de si. Para aprender a fazer isso, você pode aprender as técnicas de respiração ou fazer aulas de yoga. Estas disciplinas, se praticadas regularmente, ajudam o sistema nervoso a ficar relaxado e forte, o que torna mais fácil lidar com todos os desafios da vida e usando quantidade certa de energia para estes, e sem medo :)

Magnésio

Nem todo mundo sabe, que, por vezes, ataques de pânico podem ser causados por uma deficiência de magnésio, um mineral essencial para o bom equilíbrio do sistema nervoso. Muitas vezes, especialmente se não se segue uma dieta equilibrada e saudável, não obtemos somente com os alimentos todo o magnésio que precisamos, especialmente se estamos vivendo um período de grande ansiedade e estresse. Aqui, então, poderia ser útil tomar um suplemento de magnésio para lidar com esta situação e prevenir o aparecimento de ataques de pânico. Geralmente, se a ansiedade é também alimentada por deficiência de magnésio, 2 ou 3 semanas são suficientes para se verificar uma melhoria significativa para o problema.

Florais de Bach

Muitas pessoas acham eficiente a terapia com Flores de Bach para o tratamento da ansiedade e ataques de pânico. Principalmente o famoso Rescue Remedy, uma mistura de várias flores, feita pelo Dr. Bach apenas para ser usado em caso de emergências, incluindo aqueles em que de repente se perde o controle de si mesmo. Isso, no entanto, não é um remédio feito para ser usado por longos períodos, mas apenas por episódios esporádicos de ansiedade e ataques de pânico. Outros Florais de Bach que podem ser levados em consideração, nestes casos, são Rock Rose, adequado para situações em que o terror toma conta; Aspen, para quem tem "medo do medo" e, em geral, para todos os casos de medo de algo indefinido; ou Cherry Plum se existe medo de perder a razão e o autocontrole.

Produtos Fitoterápicos

Tanto em farmácias como em lojas de produtos naturais, existem vários produtos à base de plantas e ervas com propriedades calmantes e relaxantes. Estas podem ser tomadas preventivamente durante as épocas em que você estiver passando por períodos de ansiedade ou estresse forte e, em particular, especialmente com fitoterápicos em gotas, que podem ser usados quando necessário e, portanto, devem ser levados sempre com você na bolsa, para quando se visualiza que um ataque de pânico está por vir (por exemplo, no ônibus, no cinema, geralmente em lugares muito lotados). As preparações geralmente contêm maracujá, erva-cidreira, valeriana, camomila, limão, pilriteiro, etc... Consulte um fitoterapeuta para buscar a solução mais prática para você.

Óleos essenciais de lavanda ou camomila

No momento do ataque de pânico, mas também preventivamente, podem ser utilizados óleos essenciais de lavanda ou camomila porque possuem efeito calmante. Os óleos são usados vertendo algumas gotas em um lenço e respirando-o profundamente. Se você estiver em casa e se sentir agitado e em vias de ter uma taquicardia, despeje 5-6 gotas de um destes óleos em um difusor (rechaud), sentando-se ou deitando-se e respirando profundamente.

Outras dicas

Evite café, chá preto e bebidas energéticas que contenham cafeína, o chocolate também deve ser limitado, especialmente se escuro, porque estimula o sistema nervoso. Privilegie uma dieta baseada em frutas, verduras, legumes e grãos integrais para se certificar de que o corpo é devidamente mineralizado.

Finalizamos dizendo que, se você estiver sofrendo de ataques de pânico, saiba que dessa situação é possível sair, embora possa demorar mais ou menos tempo e parecer impossível. Você apenas tem que encontrar o caminho certo!

Estamos do teu lado!

Leia também:

SÍNDROME DO PÂNICO: OS 10 MELHORES REMÉDIOS NATURAIS

TAQUICARDIA: TIPOS, CAUSAS E COMO INTERVIR

NA DINAMARCA NASCEM AS CLÍNICAS PÚBLICAS PARA A CURA DO ESTRESSE