Bicarbonato de sódio: usos e benefícios para a sua saúde

  • atualizado: 
bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio é aquele item fundamental que não pode faltar em casa. Afinal, é um produto multiuso que pode ser usado para fins alimentícios, de limpeza, higiene e beleza.

O bicarbonato de sódio (NaHCO3), também conhecido como carbonato de monossódico, é uma substância química que se trata de um sal de sódio do ácido carbônico.

Multiusos

São diversas as atuações que o bicarbonato de sódio pode ter em nossas vidas.

Confira, a seguir, os usos e benefícios desse produto funcional e barato, para a tua saúde.

Antiácido para azia

O bicarbonato de sódio tem propriedades alcalinas, sendo um remédio caseiro eficaz contra a azia. Para tratá-la, você vai precisar de:

  • Uma colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • Um copo de água morna filtrada.

Misture ambos e tome.

Limpar picada de inseto

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de bicarbonato;
  • 50 ml de água.

Misture os dois ingredientes até que se forme uma pasta grossa. Aplique-a sobre a área afetada. Após meia hora, lave com água morna.

Descongestionante nasal

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de sal marinho;
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 1 litro de água fervida.

Coloque a solução em um conta-gotas e pingue três gotas em cada narina, três vezes ao dia. A solução dura 24 horas, por isso, é preciso refazer a receita após esse período.

Você também pode usar o bicarbonato como descongestionante, colocando-o em um chá fervendo de camomila, respirando os vapores do chá que levantam com o efeito efervescente do bicarbonato. Coloque uma toalha na cabeça para aproveitar e não dispersar os vapores. Cuidado para não se queimar. Faça esse procedimento na pia do banheiro por exemplo.

Xampu

O bicarbonato é um produto natural, sem aditivos, conservantes, aromatizantes, parabenos e outros ingredientes tóxicos. A sua vantagem para os cabelos é que ele não apenas contribui para o seu fortalecimento, como, por eliminar o pH ácido do couro cabeludo, mantém o equilíbrio de oleosidade no couro cabeludo.

Entretanto, não se deve usar o bicarbonato de sódio nos cabelos com muita frequência, a fim de não causar ressecamento e danos aos cabelos.

Preparo do Shampoo:

Misture uma colher de sopa de bicarbonato em 1 copo (250 ml) com água e coloque tudo em uma garrafa.

Se o cabelo for comprido, pode dobrar a dose, por exemplo: 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio pra duas xícaras de água.

Fortalecer o sistema imunológico

Um estudo do Medical College of Georgia descobriu que, após beber uma solução de bicarbonato de sódio, o baço seria capaz de conter menos células inflamatórias e mais anti-inflamatórias, reduzindo as chances de desenvolvimento de artrite reumatóide e lúpus.

Como o bicarbonato de sódio é uma substância alcalina, ou seja, tem um pH superior a 7, aumenta o pH gástrico que, para recuperar o equilíbrio, aumenta a quantidade de ácido. Quando se bebe um pouco de água com bicarbonato, acontece uma lavagem no estômago, o que o faz produzir mais ácido para o processo digestivo.

Isso impediria o baço de produzir uma resposta imunológica que leva à inflamação no corpo.

Conforme já noticiado pelo GreenMe, a duração do efeito anti-inflamatório decorrente do consumo de bicarbonato de sódio seria de cerca de quatro horas e a dose indicada é uma colher de chá de bicarbonato misturado em meio litro de água.

Retirar o mofo

Mofo causa alergia e problemas respiratórios. O bicarbonato ajuda no controle da umidade, sendo um ótimo aliado para retirar manchas de mofo.

Ingredientes:

• 240 ml de vinagre branco;

• 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio.

Misture os dois ingredientes em um recipiente grande, pois a solução irá borbulhar. Após o borbulhamento, coloque a mistura em um borrifador e aplique a solução em locais mofados, como móveis e roupas, e deixe agir cerca de 10 minutos. Depois, seque o local com um pano limpo.

Adquira o bicarbonato de sódio de um fabricante confiável, para você ter a garantia de que o produto é natural e que não prejudicou o meio ambiente em seu processo de fabricação.

Convém lembrar que, mesmo o uso de um produto natural com múltiplas vantagens, como o bicarbonato de sódio, deve ser feito de forma controlada. Caso você tenha algum tipo de contraindicação, converse com o seu médico para averiguar se você pode fazer uso do bicarbonato de sódio e aproveitar os seus benefícios.

Talvez te interesse ler também:

ÁGUA DE QUIABO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER!

CHÁ DE ARRUDA: BENEFÍCIOS E CONTRAINDICAÇÕES

OS REMÉDIOS DA VOVÓ PARA TIRAR ÁGUA DO OUVIDO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!