Os 12 Melhores Chás para Gripe e Resfriado


Quais são os melhores chás de ervas para resfriados e gripes? Quais ervas medicinais são mais eficazes?

Chás de ervas são uma grande ajuda para prevenir e tratar doenças sazonais, como gripes e resfriados. As ervas e especiarias usadas para a preparação de chás são verdadeiros remédios medicinais com alto poder de cura. Porém, é importante ficar esperto porque, em alguns casos, no uso de preparações à base de plantas, pode haver contraindicações e interação medicamentosa.

Por esta razão, em caso de dúvida, você deve sempre consultar um fitoterapeuta, que será capaz de lhe dar as melhores sugestões sobre chás e tratamentos com ervas.

{index}

Chá de ervas com gengibre

cha de gengibre

Um bom chá de ervas com gengibre, na forma de uma infusão, útil para prevenir resfriados, prepara-se com 2 colheres de chá de chá de ban-chá, 2 dentes de alho, 1 pedaço de canela e um pouco de gengibre ralado. Coloque todos os ingredientes na quantidade de uma xícara de água fervente. A infusão dura de 3 a 5 minutos.

Para preparar um chá de gengibre na forma de uma decocção, deixe uma fatia de gengibre fresco em 350 mililitros de água para ferver por 10 minutos. Deixe esfriar, coe e adicione duas colheres de sopa de suco de limão.

Chá de ervas com canela

O chá de ervas com canela é excelente para reduzir a inflamação da garganta e contra as doenças de inverno.

Ferva a quantidade de água contida em um copo normal juntamente com 2 colheres de chá de mel, 2 ou 3 colheres de chá de canela em pó e 1 pitada de pimenta. Beber enquanto ainda quente terá um efeito mágico no trato respiratório.

Chá de equinácea

A equinácea é um excelente remédio para o fortalecimento do sistema imunológico, para prevenir e combater resfriados, gripes e doenças típicas de inverno. Beba uma ou duas xícaras desta infusão todos os dias para se preparar para o inverno.

Em cada xícara de água fervente, coloque 1 colher de chá de equinácea seca ou coloque um saquinho de chá de ervas comprado em fitoterapia. Deixe descansar por 5 minutos antes de beber.

Chá de erva-cidreira

chá de erva cidreira

A erva-cidreira é uma planta com excelentes propriedades calmantes e sedativas, útil para resfriados. Estimula a transpiração, um aspecto importante que pode ajudar a baixar a febre e eliminar toxinas aprisionadas no corpo.

Para a preparação de um chá de ervas, despeje 1 colher de chá de erva-cidreira seca em cada xícara de água fervente, deixe descansar por 5 minutos e coe. Encontre a erva-cidreira solta ou em saquinhos fitoterápicos. Erva-cidreira é fácil de crescer em vasos ou no jardim, para que você possa coletar as folhas e secá-las para uso quando necessário.

Chá de rosa-mosqueta

A rosa-mosqueta (Rosa canina) é utilizada na preparação de infusões para prevenir e aliviar doenças de inverno, tais como gripes e resfriados. Você pode comprá-la em sachês em lojas de remédios fitoterápicos.

Coloque o sachê em uma xícara de água fervente e deixe por 5 a 7 minutos. Antes de beber o chá de ervas, você pode enriquecer o chá com suco de limão. A rosa-mosqueta é rica em vitamina C, que nos ajuda a fortalecer o sistema imunológico, alivia doenças respiratórias e combate infecções.

Chá de segurelha

É um chá útil é em caso de gripe, dor de garganta e doenças respiratórias. Você terá que usar 4 gramas de segurelha seca a cada 100 mililitros de água. Diz-se que o saboroso chá de ervas é afrodisíaco e que é muito útil contra dores de garganta. Use-o como gargarejo, depois de deixá-lo esfriar.

Chá de tília

Excelente em caso de alterações do trato respiratório e estados febris. A tília estimula a transpiração e pode ajudar a baixar a febre.

Em uma xícara normal (200-250 mililitros) de água, coloque uma colher de chá de tília seca (ou coloque um saquinho). Deixe descansar por 5-7 minutos, coe e beba.

Chá de eucalipto e sálvia

O chá de ervas de eucalipto libera as vias aéreas e é útil em caso de resfriados. O eucalipto pode ser combinado com outras ervas úteis, como a sálvia, por exemplo.

Despeje uma colher de chá de sálvia seca e uma de eucalipto seco em um copo de água fervente, deixe descansar por 10 minutos, coe e beba.

Esse chá é contraindicado na gravidez e lactação, em casos de hipertensão e epilepsia.

Chá de medronheiro

No caso de gripe acompanhada de febre, pode ser útil tomar um chá de ervas feito com flores de medronheiro. Como sugere o manual “Tisane, il gusto della salute” (Giunti Demetra 2010), esse chá de ervas é preparado pela infusão de 5 gramas de flores de medronheiro em 250 mililitros de água. Deixe descansar por 15 minutos antes de filtrar e beber. Tome este chá uma ou duas vezes por dia, conforme necessário.

Chá de camomila e limão

A enciclopédia “La salute senha medicine” (Librex, 1992) sugere camomila e limão como remédios úteis para resfriados. Então você pode tentar enriquecer seu chá de camomila normal, preparado a partir de flores secas ou sachês, com suco de limão ou uma colher de chá de casca de limão ralada.

Chá de cúrcuma

cha de curcuma

O chá de cúrcuma também é excelente em caso de gripe e resfriado, as propriedades deste tempero são realmente numerosas e entre estas a capacidade de fortalecer as defesas imunológicas e, eventualmente, aliviar a tosse e dor de garganta. Pode ser preparado a partir da raiz fresca ou da especiaria em pó.

Chá de malva

cha de malva

A malva é conhecida sobretudo pelas suas qualidades suavizantes em relação ao intestino, pelo seu leve efeito laxante e pelo seu potencial anti-inflamatório. Na verdade, um chá de ervas feito com esta planta também é excelente para o tratamento de gripes e resfriados, ajuda a dissolver e expelir melhor o muco e a amenizar irritações na garganta.

Gostou dessa lista? Você tem outros chás de ervas para sugerir?

Talvez te interesse ler também:

GUACO – PODEROSA ERVA MEDICINAL, SANTO REMÉDIO NÃO SÓ PARA TOSSE. COMO USAR

GENGIBRE E MORINGA: POR QUE USÁ-LOS JUNTOS E COMO PREPARAR O CHÁ

ORÉGANO: O MELHOR ANTIBIÓTICO RECONHECIDO PELA CIÊNCIA




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...